Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões.
Muitas pessoas que sofrem desta condição de pele descrevem surtos crônicos de uma erupção cutânea quase insuportavelmente irritada, rachada, inflamada – às vezes com bolhas ásperas, “lacrimosas” – tão grave que pode consequentemente tornar a concentração e o sono muito difíceis.
Áreas da pele que são afetadas, bem como a gravidade dos surtos, variam de pessoa para pessoa e entre diferentes idades.
Esta patologia é mais comum em mulheres que em homens.
Se você tem eczema, deve certamente procurar tratamento o mais rápido possível, pois podem ocorrer complicações sérias, como por exemplo, eczema herpético, uma infecção viral grave e potencialmente letal.
Quando se tem um eczema, os óleos que nossa pele produz não são suficientes e consequentemente a pele torna-se seca, dura e pode apresentar algumas crostas e coceiras também, o que acaba confundindo com outras doenças que apresentam sintomas parecidos.
TIPOS DE ECZEMA
1.Eczema de contato ou dermatite de contato:
É caracterizado por uma lesão na pele que ocorre devido ao contato com um agente agressor, que pode ser um tecido sintético ou esmalte, por exemplo.
Este problema é de causa alérgica e portanto não é contagioso.
2.Eczema infantil:
Manifesta-se especialmente após os 3 meses do bebê, perdurando até a adolescência, entretanto alguns podem permanecer com eczema até a vida adulta.
É uma inflamação da pele, geralmente de origem alérgica, caracterizada pela presença de diferentes lesões como placas ou pequenos caroços avermelhados que coçam bastante.
4.Eczema numular ou dermatite numular:
Esse tipo de patologia normalmente está relacionado ao ressecamento excessivo da pele, devido ao frio ou clima seco, por exemplo.
O eczema numular é caracterizado pela presença de manchas vermelhas e redondas na pele que coçam.
SINTOMAS DA ECZEMA
Vermelhidão no local;
Coceira;
Presença de bolhas na pele;
Inchaço;
Descamação da pele;
Presença de crostas.
CAUSAS
1.Fatores genéticos, incluindo ter um gene mutado que resulta na produção reduzida de proteínas que ajudam a manter a camada córnea
2.Redução da produção de soro (óleo), resultando em pele muito seca. Isso também pode ser devido à genética ou alterações no sistema imunológico, por exemplo
3.Baixa função imunológica, que leva à inflamação em resposta a leveduras e bactérias que vivem na pele, que pode ser causado por medicamentos, doenças autoimunes, infecções não tratadas, deficiências nutricionais ou saúde intestinal pobre.
4.Alergias que causam a liberação de anticorpos e uma resposta imune prejudicial.
As respostas alérgicas podem ser causadas por alimentos, exposição a produtos químicos ou contato com outras substâncias tóxicas, como por exemplo perfumes químicos ou sabões.
5.Uso indevido de antibióticos são outros contribuintes, que afetam negativamente o sistema imunológico.
DIAGNÓSTICO
É em primeiro lugar o exame clínico podendo, em caso de dúvida, ser confirmado por um exame da anatomia patológica.
É comum os especialistas recorrerem a testes cutâneos para caracterizarem alergénios que agudizam o eczema.
RECOMENDAÇÕES
– Evite a exposição aos prováveis fatores que estão na origem da doença, quer sejam ambientais, domésticos ou profissionais. Recorra a medidas de proteção individual (luvas, por exemplo);
– Prefira vestuário de algodão para evitar transpiração em excesso (o prurido aumento com o suor);
– Lave todas as peças de roupa que comprar antes de as usar pela primeira vez;
– Evite ambientes com pó, que provocam irritação e secura na pele;
– Mantenha a pele hidratada. Se possível, use um emoliente (de preferência com ácidos gordos) e aplique logo após o banho para evitar a evaporação da água
TRATAMENTO PARA ECZEMA
Esta doença de pele não tem cura, no entanto pode ser controlada com o tratamento indicado pelo dermatologista.
Os médicos recorrem principalmente à prescrição de medicamentos para o eczema, o que pode agravar o problema ou causar efeitos colaterais como por exemplo perda de cabelo, excesso de pilosidade e hipotálamo prejudicado e função da glândula pituitária.
TRATAMENTOS NATURAIS PARA ECZEMA
1.Aplicação de óleo de coco
É uma forma natural de manter a pele hidratada, pois é antiviral, antifúngica e antibacteriana, consequentemente pode ajudar a prevenir surtos de eczema, reduzir a comichão e reduzir o risco de infecção.
2. vinagre de maçã (ACV)
Pode aliviar, reduzir a inflamação e prevenir a infecção causada por eczema.
3.Aloe vera
Oferece propriedades antibacterianas, regenerativas e antioxidantes que o tornam um ingrediente popular em produtos de cuidados da pele.
Para tratar os sintomas, extraia o gel de uma folha de babosa fresca e aplique diretamente na pele.
4.Cúrcuma
Esta erva contém curcumina , que tem propriedades bactericidas e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a coceira e inflamação.
Para usar, basta misturar meia colher de chá de cúrcuma em um copo de leite morno, adicione o mel e depois beba.
Compartilhe agora mesmo!
📕 Ebook Grátis!REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS
Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.
Seja o primeiro a comentar!