O que é medicina integrativa conheça todos os seus benefícios
Olá, tudo bem? Você sabe o é medicina integrativa? Eu sou Dra Sandra Chagas e esse é meu site, seja muito bem-vindo até aqui e se você encontrou este artigo, deve ser porque está em busca de medidas naturais para prevenir, tratar ou combater doenças.
Portanto, hoje, falarei especialmente sobre um assunto pouco comentado pelos médicos, mas muito eficaz!
MEDICINA INTEGRATIVA!
Será que por acaso você já ouviu falar?
Afinal de contas, Dra Sandra Chagas, o que essa tal de Medicina Integrativa?
A medicina integrada (ou medicina integrativa, como é chamada) pratica a medicina de uma forma que incorpora seletivamente elementos da medicina complementar e alternativa em planos de tratamento abrangentes, juntamente com métodos solidamente ortodoxos de diagnóstico e tratamento.
E quais são as diferenças entre medicina complementar e medicina integrada?
Medicina integrada não é simplesmente sinônimo de medicina complementar. Medicina complementar refere-se a tratamentos que podem ser usados como adjuvantes ao tratamento convencional, e geralmente não são ensinados nas escolas de medicina.
A medicina integrada tem um significado e uma missão mais amplos, focalizando a saúde e a cura, e não a doença e o tratamento.
Viu que interessante?
Ou seja, a medicina integrada vê os pacientes como pessoas inteiras com mentes e espíritos, bem como corpos, e inclui essas dimensões no diagnóstico e no tratamento. Por causa dessas coisas é que se torna muito mais efetiva e ativa no processo de recuperação e cura do paciente.
Mas infelizmente não são todos os médicos que atuam nessa linha, sendo que, aqueles que atuam como eu, com ênfase na medicina integrativa, trabalha e atende prestando atenção a fatores de estilo de vida do paciente, como dieta, exercícios, qualidade do descanso e do sono, e até mesmo sobre a natureza dos relacionamentos dessa pessoa.
O problema da medicina convencional VS as soluções da medicina integrativa
A medicina convencional tornou-se dependente de soluções tecnológicas caras para problemas de saúde, além de cada vez mais, gerar tratamentos a partir dos fármacos que de alguma forma, acaba por afetar a vida dos humanos em outras áreas de sua saúde.
Diante a esse entusiasmo pela tecnologia, a medicina convencional acabou dando as costas ao holismo e aos métodos simples de intervenção, como:
- Ajuste alimentar
- Treinamento de relaxamento,
- Atividades físicas;
- Tratamentos naturais.
Dentre outros que são proeminentes em muitos sistemas alternativos de medicina e que são muitas vezes bem eficazes.
Por que cada vez mais as pessoas estão buscando a medicina integrativa e os médicos integrativos?
Os pacientes acabam buscando por meio de métodos naturais e por meio da medicina holística, naturopata ou integrativa, meios de conseguir ajuda com opções terapêuticas mais eficazes, especialmente quando as abordagens convencionais são relativamente ineficazes e prejudiciais à saúde.
No exterior, foi reconhecido que pelo menos, 40% das clínicas no Reino Unido fornecem alguns serviços de medicina complementar, aqui no Brasil os órgãos públicos e alguns médicos já entendem essa necessidade de atuação e a busca por terapias alternativas e tratamentos naturais tem crescido muito.
As formas de terapias são divididas em três grupos, de forma que nesse sistema de medicina integrativa pode se colocar algumas modalidades, como:
- Acupuntura,
- Quiropraxia,
- Fitoterapia,
- Homeopatia
- Osteopatia.
- Aromaterapia.
- Hipnoterapia.
- Yoga.
- Meditação.
- Massagens.
- Técnicas de gestão para o estresse.
- Musicoterapia.
- Terapia com quelação.
- Zoonoterapia.
- E até mesmo, inclui terapia com cristais e radiestesia.
- Dentre muitas outras.
E você deseja sair da dependência medicamentosa, quer se livrar das patologias e outros problemas de saúde de forma natural?
E se você desejar se consultar com um médico integrativo, que faz toda uma análise e anamnese de seu corpo, mente e sensações, marque sua consulta comigo, meus atendimentos são online, APROVADOS PELA LEI: veja aqui.
OBS: Os médicos podem realizar consultas online, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina citado acima.
FALE COMIGO PELO WHATSAPP! CLIQUE AQUI!
Seja o primeiro a comentar!