Espirulina para que serve e quais indicações?
O que é espirulina?
A espirulina é uma alga unicelular esverdeada, famosa por ser uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, por isso se destaca pelo seu alto valor nutritivo. Além disso, tem um efeito saciante.
É geralmente utilizado na forma seca, em pó ou em comprimido, embora também possa ser obtida fresca.
É amplamente utilizada como suplemento dietético e nutricional, principalmente por atletas e pessoas interessadas em perder peso.
Muitas vezes é referida como um superalimento, alguns nutricionistas desaconselham o uso desse termo, uma vez que uma alimentação saudável não se baseia em alimentos específicos, mas na combinação certa de produtos e diferentes nutrientes.
Faz sentido, concorda?
Propriedades da espirulina: Quais são seus diferenciais?
Esta microalga dá ao corpo um importante suprimento de vitaminas e minerais, embora também possa ter efeitos adversos – caso você seja alérgico a crustáceos ou alimentos marinhos.
Segundo o Grupo de suplementos do Conselho Alimentar do COF de Barcelona, a espirulina destaca-se pelas seguintes propriedades:
Possui níveis interessantes de proteínas: possui maior proporção de proteínas do que outras fontes, fornecendo 65 por cento delas ao corpo.
É de fácil digestão: a espirulina é desprovida de celulose, o que facilita a digestão, mesmo para pessoas com má absorção intestinal.
Contém lipídios: os ácidos graxos essenciais ocupam uma proporção importante na composição da espirulina.
Alta fonte de minerais: a espirulina possui uma quantidade significativa de potássio, magnésio, cálcio, zinco, manganês, selênio, ferro e fósforo.
É rica em vitaminas: a espirulina contém uma grande quantidade de várias vitaminas como a vitamina E e outros elementos que se destacam pelas propriedades antioxidantes, o betacaroteno e todas as vitaminas do grupo B também estão incluídas.
Pigmentos especiais com funções para lá de boas: possui pigmentos em grandes quantidades que podem ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Alto teor de ácidos graxos poli-insaturados – que significa dizer que ajuda a manter a pele bonita e saudável, além disso, previne várias doenças graves.
Outros benefícios que podem ser citados, são:
- Traz saúde ao coração.
- Possui alto teor e fonte de ferro.
- É um alimento que promove a saúde e combate o envelhecimento precoce das células.
- Ajuda no processo de emagrecimento.
- Combate a dor de cabeça.
- Combate o cansaço.
- Ajuda no combate do estresse e no desgaste físico – por isso tão indicado aos idosos e atletas.
- Reforça a imunidade.
- Por estimular a célula T – é capaz de combater “certos” patógenos e invasores no corpo.
- Diminui a vontade de comer – por isso tão indicada para pessoas que estão acima do peso ou com obesidade e que iniciaram alguma dieta e reeducação alimentar.
Nossa… você imaginava tantas qualidades, vitaminas e benefícios vindas da espirulina?
Incrível, concorda? A partir de hoje você já pode adicioná-las no seu dia a dia de acordo com o recomendado que pose ser consumido em forma seca, em capsulas ou em outros formatos vendidos em lojas de produtos naturais.
Precauções
Efeitos secundários da espirulina
A espirulina é um alimento e não um medicamento. Seu consumo é seguro nas doses adequadas e não foram descritos efeitos adversos graves. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais, como erupções cutâneas, sede, constipação … Fique atento a algum desses sintomas e caso algo incômodo ocorra, suspenda também, verificando se foi efeito da spirulina.
Além disso, vale ressaltar que o consumo da espirulina pode interagir com os medicamentos, alterando sua eficácia.
Quem vai tomar esta alga e está a tomar algum medicamento, é aconselhável consultar previamente o seu médico ou farmacêutico.
Você deseja sair da dependência medicamentosa?
Quer se livrar das patologias e outros problemas de saúde de forma natural?
E se você desejar se consultar com um médico integrativo, que faz toda uma análise e anamnese de seu corpo, mente e sensações, marque sua consulta comigo, meus atendimentos são online, APROVADOS PELA LEI: veja aqui.
OBS: Os médicos podem realizar consultas online, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina citado acima.
FALE COMIGO PELO WHATSAPP! CLIQUE AQUI!
Seja o primeiro a comentar!