BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A bursite é uma condição dolorosa que afeta os pequenos sacos cheios de líquido – chamados bursae (bur-SEE) – que amortecem os ossos, tendões e músculos próximos às articulações. Portanto, a bursite ocorre quando as bursas ficam inflamadas.

Os locais mais comuns são no ombro, cotovelo e quadril. Mas você também pode ter bursite no joelho, calcanhar e na base do dedão do pé. Esta patologia geralmente ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos frequentes.


É uma condição relativamente comum, mas muitas pessoas o tratam em casa e não procuram um médico, por isso é difícil saber como é comum.

Existem mais de 150 bursas no corpo humano. Eles amortecem e lubrificam pontos entre os ossos, tendões e músculos próximos às articulações.

As bursas são revestidas com células sinoviais. As células sinoviais produzem um lubrificante que reduz o atrito entre os tecidos.

Esse amortecimento e lubrificação permitem que nossas articulações se movam facilmente.

Quando uma pessoa tem bursite ou inflamação da bursa, movimento ou pressão é doloroso.

O uso excessivo, lesões e algumas vezes uma infecção por gota ou artrite reumatóide podem causar bursite. O cotovelo de tenista é um tipo de bursite.

Esta patologia é normalmente associada ao estresse articular repetitivo.


De acordo com um estudo de 2012 na Medicina do Trabalho, pessoas que trabalham na construção civil ou outros tipos de trabalho manual têm oito vezes mais chances de ter bursite do que trabalhadores de escritório.

TIPOS DE BURSITE

Qualquer bursa pode ser afetada, mas a bursite é mais provável em certos lugares. Pessoas com bursite sentirão dor no local da inflamação.

As áreas onde ocorre mais comumente são:

  • Ombros
  • Cotovelos
  • Tornozelos
  • Joelhos
  • Nádegas
  • Ancas
  • Coxas


Quando a bursite afeta o joelho, às vezes é chamada de “joelho de clérigo” ou “joelho de empregada doméstica” e, quando afeta o cotovelo, é “cotovelo de tenista.

SINTOMAS DA BURSITE - BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA BURSITE

SINTOMAS DA BURSITE

Os sintomas comuns incluem, por exemplo:

  • Dor
  • Calor
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Rigidez
  • Movimento restrito.

 

A sensibilidade ou dor causada pela bursite pode ser pior pela manhã e após períodos de exercício ou atividade extenuante.

CAUSAS

Esta patologia pode ocorrer por vários motivos, incluindo por exemplo:

Atividade física extenuante ou repetida
Lesão ou trauma
Infecção


Condições reumáticas subjacentes, como por exemplo, pseudogota e gota
Distúrbios inflamatórios como artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico.


Movimentos repetitivos ou posições que podem irritar as bursas ao redor de uma articulação incluem ajoelhamento frequente e / ou prolongado e encostado nos cotovelos.

Esta doença é causada por infecção (bursite séptica) é incomum.


A infecção pode ser introduzida como resultado de uma ruptura ou perfuração na pele subjacente.


Raramente, as bactérias que circulam no sangue podem infectar uma bursa com inflamação crônica. Ocasionalmente, a bursite pode ocorrer sem motivo conhecido.

A bursite crônica (a longo prazo) deixada sem tratamento pode resultar em acúmulo de depósitos de cálcio (bursite calcificada) nos tecidos moles, resultando em perda permanente de movimento para a área.

DIAGNÓSTICO

Esta patologia é tipicamente identificada por dor ou inchaço localizado, sensibilidade e dor com o movimento dos tecidos na área afetada.

Em algum momento, o teste de raios-X pode detectar calcificações na bursa quando a bursite é crônica ou recorrente.

Embora a ressonância magnética possa ser usada para identificar a bursite, nem sempre é necessário.

Os achados consistentes com a bursite incluem, por exemplo:

1.Ternura sobre a bolsa : Uma bolsa inflamada geralmente fica macia ao toque. Mesmo aqueles situados no fundo de uma articulação podem causar dor quando a pressão é aplicada.


2.Dor com o movimento: Quando uma bolsa está inflamada, qualquer movimento do tecido circundante pode causar uma dor aguda ou intensa.


Ocasionalmente, uma sensação de trituração, chamada crepitação , pode ser sentida quando superfícies normalmente lisas se tornam ásperas ou irregulares.


3.Inchaço da bolsa : Se a inflamação ocorrer em uma bolsa superficial (como acima da rótula ou atrás do cotovelo), a vermelhidão e o inchaço serão visíveis.

Se houver suspeita de infecção, seu médico pode querer obter uma amostra de líquido sinovial da bursa afetada. O fluido geralmente pode ser extraído com uma agulha e seringa em um procedimento conhecido como artrocentese.

TRATAMENTO PARA BURSITE - BURSITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO PARA BURSITE

TRATAMENTO PARA BURSITE

O tratamento da bursite depende em grande parte do tipo de bursite que você possui. Os principais objetivos são aliviar a tensão física na bolsa, diminuir a inflamação e permitir um amplo tempo de recuperação.

A maioria dos casos será resolvida com tratamento conservador
A raiz da planta garra-do-diabo age como anti-inflamatório, analgésico e antirreumático.


O vegetal nativo da África do Sul é muito utilizado em casos de tendinite, artrose, fibromialgia, por exemplo, e ainda regula os níveis de ácido úrico no organismo, pois, o excesso desta substância está ligado às inflamações ósseas.

Alimentos ricos em magnésio como o brócolis, grão-de-bico, banana, aveia, mamão papaia e iogurte ajudam e muito. Outras recomendações são banhos de sol de 30 minutos antes das 10 da manhã e suplementação de vitamina D.


Chá de camomila

 

A camomila é um agente anti-inflamatório, que ajuda no tratamento da bursite. O chá de camomila, quando consumido de três a quatro vezes ao dia, irá agir dentro do organismo e reduzir naturalmente a inflamação.

Para o alívio externo, o óleo de camomila, misturado com o azeite de oliva, é um ótimo remédio – sua aplicação pode ser por meio de uma massagem sobre a área afetada.


A massagem aumenta a circulação sanguínea e a absorção do óleo de camomila pela pele, e isto vai reduzir a inflamação algumas horas após a aplicação.


Mel e vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã ajuda no tratamento da inflamação e o mel mantém as articulações bem hidratadas, para que o atrito seja reduzido.

Misture uma colher de sopa de mel, juntamente com duas colheres de chá de vinagre de maçã. Adicione cinco colheres de água para a mistura e beba sempre na parte da manhã, para evitar a dor da bursite

Existem óleos essenciais muito interessantes para serem usados como remédios naturais para a bursite. Estes são os que mais podem ajudar:



Óleo de noz-moscada:

 

Este óleo essencial é muito efetivo para o tratamento da dor nas articulações devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.



Óleo essencial de menta:

 

tampouco pode faltar em sua farmácia de remédios naturais para a bursite. Seu componente principal é o mentol, muito utilizado desde a antiguidade para o tratamento da dor e inflamação.



Óleo de coco:

 

Este nos ajudará a reduzir a vermelhidão, assim como a sensação de ardor.


Não tenha dúvidas em fazer massagens circulares com estes óleos essenciais.

Pode parecer óbvio, mas uma das condições fundamentais para conseguir que a bursite se resolva é fazer repouso, descansar e cuidar da postura, por exemplo.

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!