Como prevenir doenças por meio da medicina integrativa

Imagem1 - Como prevenir doenças por meio da medicina integrativa
Como prevenir doenças por meio da medicina integrativa

A medicina integrativa, é um conceito e forma de terapia na medicina, desenvolvido nas últimas décadas, que refere-se à fusão – por vários meios e em vários graus – da prática médica convencional e algumas das práticas que se enquadram na rubrica de medicina complementar e alternativa.

Eu sou Dra. Sandra Chagas atuo com a medicina integrativa e quero te alertar para esse assunto!

Medicina integrativa: o melhor método para a prevenção de doenças

A medicina integrativa oferece, assim, a oportunidade de combinar o “melhor” do sistema de saúde convencional e práticas e provedores comumente considerados, como outros meios alternativos de tratamento e  manejo, na missão de produzir melhores resultados, para alívio de sintomas de incômodos, melhorando o estado funcional do corpo e da mente, trazendo maior satisfação do paciente e produzindo maior eficácia na saúde.

A medicina integrativa é necessariamente também conhecida como “holística”, no sentido de que a saúde somática, emocional e espiritual é considerada parte integrante da saúde geral.

O que se compreende que a saúde espiritual, mental, física e emocional estão todas associadas. Trabalhando em conjunto.  

Medicina Integrativa na Prevenção Primária

A medicina integrativa promove meios de mudança do estilo de vida, além  de estímulos para comportamentos mais saudáveis, principalmente com dieta e atividade física.

Consequentemente, os pacientes dos médicos que trabalham com a medicina integrativa, geralmente recebem conselhos mais fortes, mais específicos em relação à mudança no estilo de vida.

Na saúde integrativa, existe uma cultura de bem-estar, onde as escolhas alimentares saudáveis, entre outros métodos, ​​estão disponíveis, modelando assim, comportamentos saudáveis.

Quais são as bases de tratamento

Nesse sistema de saúde integrativa, se incluem:

  • Hábitos dietéticos
  • Nutrição terapêutica
  • Exercícios
  • Medicina tradicional chinesa
  • Ayurveda 
  • Naturopatia

P.S: Algumas orientações dietéticas são consistentes com as principais recomendações atuais para a prevenção de doenças crônicas, ao passo que algumas recomendações tradicionais são conflitantes.

Prevenção secundária e medicina integrativa

A medicina integrativa tem o potencial de melhorar as taxas de rastreamento e de diagnóstico, justamente porque se baseia no corpo como um todo, assim, não somente conta os sintomas, mas todo o histórico de sentimentos, pensamentos do paciente, bem como seu meio cultural, as histórias familiares,  se utilizando de métodos que dão ênfase em uma forte aliança terapêutica, prevenção, ensino, atendimento interprofissional e holístico.

Os médicos que atuam com a medicina integrativa podem melhorar as taxas de triagem e fazer utilização de serviços preventivos, aumentando os esforços de redução de risco para doenças crônicas, por meio de forte dieta e associações de estilo de vida, ou seja, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e certos cânceres, entre outros tipos de doenças.

Muitas abordagens com a medicina alternativa têm se mostrado promissoras no tratamento de doenças precoces ou fatores de risco, como melhorar o perfil lipídico, reduz a inflamação, controla a glicose sérica e reduzir a pressão arterial.

São muitas as doenças que podem ser tratadas pela medicina integrativa. Ao usá-la em combinação com uma mudança abrangente no estilo de vida, intervenções mente-corpo e recomendações preventivas convencionais, com uma forte aliança terapêutica, o potencial para melhorar os resultados se amplia de forma intensa.

Suplementos nutricionais

Em certos casos, uma abordagem integrativa pode ser usada para melhoria da saúde em diversos casos.

É comum ao se deparar com uma doença, ter que fazer uso de medicação, droga ou tópico que traz alguma sequela, por isso em muitos casos, seja para diminuir os efeitos negativos das reações medicamentosas ou ainda para estimular a

saúde em termos específicos, pode ser recomendado o uso de suplementação nutricional.

Por exemplo, sabia que a suplementação com coenzima Q10, serve para reduzir a miopatia induzida por estatina?

Ou, sabia que o uso de probióticos serve para reduzir a diarreia associada a antibióticos?

E ainda, você sabia que o uso de alcaçuz e seus derivados serve para potencializar os efeitos da cortisona e ajuda a reduzir a gastropatia associada a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides?

Interessante, viu?

Existe uma variedade de abordagens integrativas para melhorar a sua qualidade de vida e que servem para diminuir os efeitos adversos associados à quimioterapia contra o câncer.

Eu sou Dra Sandra Chagas e quero te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida, por isso, venha ter uma consulta comigo e melhore sua qualidade de vida e de bem-estar!

E se você deseja sair da dependência medicamentosa, quer se livrar das patologias e outros problemas de saúde de forma natural…

CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO!

Se você desejar se consultar com um médico integrativo, que faz toda uma análise e anamnese de seu corpo, mente e sensações, marque sua consulta comigo, meus atendimentos são online, APROVADOS PELA LEI: veja aqui.

OBS: Os médicos podem realizar consultas online, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina citado acima.

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!