CORONAVÍRUS SINTOMAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

Os coronavírus são tipos de vírus que geralmente afetam o trato respiratório de mamíferos, incluindo seres humanos.
Eles estão associados ao resfriado comum, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave (SARS) e também podem afetar o intestino
Desde 8 de dezembro de 2019, vários casos de pneumonia de etiologia desconhecida foram relatados em Wuhan, província de Hubei, China.
A maioria dos pacientes trabalhava ou morava no mercado atacadista local de frutos do mar de Huanan, onde os animais vivos também estavam à venda.
Nos estágios iniciais dessa pneumonia, ocorreram sintomas graves de infecção respiratória aguda, com alguns pacientes desenvolvendo rapidamente a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), insuficiência respiratória aguda e outras complicações graves.
Em 7 de janeiro de 2020, um novo coronavírus foi identificado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a partir da amostra de esfregaço na garganta de um paciente e, posteriormente, foi nomeado 2019-nCoV pela OMS.
Os coronavírus podem causar infecções do sistema múltiplo em vários animais e principalmente infecções do trato respiratório em humanos, como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).
A maioria dos pacientes apresenta sintomas leves e bom prognóstico.
Até agora, alguns pacientes com 2019-nCoV desenvolveram pneumonia grave, edema pulmonar, SDRA ou falência de múltiplos órgãos e morreram.
TIPOS DE CORONAVÍRUS
Diferentes tipos de coronavírus humanos variam na gravidade da doença que causam e em quanto eles podem se espalhar.
Atualmente, existem sete tipos reconhecidos de coronavírus que podem infectar seres humanos.
Tipos comuns incluem:
- 229E (coronavírus alfa)
- NL63 (coronavírus alfa)
- OC43 (coronavírus beta)
- HKU1 (coronavírus beta)
Tipos mais raros e mais perigosos incluem o MERS-CoV, que causa a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV), o coronavírus responsável pela SARS.
Em 2019, uma nova variedade perigosa começou a circular, mas ainda não tem um nome oficial.
As autoridades de saúde estão atualmente se referindo a ele como novo romance de coronavírus 2019 (2019-nCov).
SINTOMAS DO CORONAVÍRUS
Para infecções confirmadas por 2019-nCoV, as doenças relatadas variaram de pessoas com pouco ou nenhum sintoma a pessoas gravemente doentes e morrendo. Os sintomas podem incluir:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar
Atualmente, o CDC acredita que os sintomas de 2019-nCoV podem aparecer em apenas 2 dias ou 14 após a exposição.
O vírus causa pneumonia. Em casos graves, pode haver falência de órgãos.
Como se trata de pneumonia viral, os antibióticos são inúteis.

TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS
Não há muita pesquisa sobre como um coronavírus humano se espalha de uma pessoa para outra.
No entanto, acredita-se que os vírus transmitam usando fluido secretado do sistema respiratório.
Os coronavírus podem se espalhar das seguintes maneiras:
Tossir e espirrar sem cobrir a boca pode dispersar gotículas no ar, espalhando o vírus.
Tocar ou apertar a mão de uma pessoa com o vírus pode transmiti-lo de uma pessoa para outra.
Fazer contato com uma superfície ou objeto com o vírus e depois tocar seu nariz, olhos ou boca.
Em raras ocasiões, um coronavírus pode se espalhar através do contato com fezes.

PREVENÇÃO
Para impedir a transmissão, fique em casa e descanse enquanto estiver com sintomas e também evite contato próximo com outras pessoas.
Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou lenço enquanto tossir ou espirrar também pode ajudar a impedir a propagação de um coronavírus.
Elimine todos os tecidos usados e mantenha a higiene em casa.
Atualmente, nenhuma vacina está disponível para 2019-nCov.
No entanto, os cientistas replicaram o vírus. Isso pode, portanto, permitir a detecção e o tratamento precoces em pessoas que têm o vírus, mas ainda não apresentam sintomas.
CONSELHOS SOBRE CUIDADOS
As recomendações incluem:
Colocar o paciente em uma sala bem ventilada
Limitando o número de cuidadores.
Idealmente, designe uma pessoa jovem e saudável que não possua fatores de risco subjacentes para cuidar do paciente (as pessoas mais velhas parecem ser mais suscetíveis a doenças graves).
Manter os outros membros da família em uma sala diferente ou manter uma distância de pelo menos 1 metro do paciente.
Limitando o movimento do paciente e minimizando o espaço compartilhado. Certifique-se de que os espaços compartilhados, como cozinha e banheiro, sejam bem ventilados, mantendo as janelas abertas.
Uma recomendação importante – que se aplica a todas as infecções, tanto bacterianas quanto virais – é lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
Além disso, certifique-se de cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de resfriado ou gripe.

AUMENTE SUA IMUNIDADE
Aumentar o sistema imunológico com exposição regular ao sol, sensivelmente controlada e, quando não for possível, tomar vitamina D3 oral. A adição de suplementos lipossômicos de vitamina C e quercetina também pode ser útil.
Todos os três ajudam a proteger contra infecções em geral, e a quercetina pode oferecer benefícios como tratamento para infecções por coronavírus por SARS.
De acordo com um estudo do Journal of Virology, “a quercetina oferece grandes promessas como uma droga potencial no tratamento clínico da SARS”.
O resveratrol é outro antioxidante que pode ser útil. Foi demonstrado que inibe a infecção por MERS-CoV, pelo menos in vitro.
Existem alguns eventos que acontecem, que não estão sob nosso controle, mas uma coisa que podemos fazer é aprender a responder melhor a más notícias que causam estresse, o que pode deprimir o sistema imunológico.
Viver em um estado constante de ansiedade e medo não é saudável.
Encontrar maneiras de diminuir o estresse por meio de exercícios regulares, passar um tempo na natureza, praticar meditação e dormir bastante diariamente, tudo isso ajuda a otimizar a função imunológica e também a diminuir os efeitos do estresse que muitas vezes fazem parte de nossas vidas hoje.
Seja o primeiro a comentar!