DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

DISPEPSIA - DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

DISPEPSIA – Muitos indivíduos no mundo ocidental sofrem de azia, regurgitação ácida, dor abdominal ou distúrbios do hábito intestinal., por exemplo.

A prevalência relatada de dispepsia é de aproximadamente 25%, com valores semelhantes para a doença do refluxo gastro-esofágico.

Enquanto as taxas de prevalência são estáveis ao longo do tempo, mudanças substanciais ocorrem nos principais perfis de sintomas dos pacientes.

A dispepsia é uma dor ou uma sensação desconfortável na parte média superior do estômago, trazendo, portanto, prejuízos ao cotidiano das pessoas.

A dor pode ir e vir, mas geralmente está presente a maior parte do tempo. Pessoas de qualquer idade podem ter dispepsia.

A fisiopatologia da dispepsia funcional não é completamente compreendida.

Mas, acredita-se que esteja associada à inflamação gastrointestinal alta e a distúrbios de motilidade, que podem ser desencadeados por um agente infeccioso ou alergênico, ou uma alteração no microbioma intestinal, por exemplo.

O esvaziamento gástrico lento ocorre em 20% dos casos.

Embora a dispepsia funcional seja angustiante e afete a qualidade de vida, não tem impactos de longo prazo na mortalidade.

Sintomas - DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA DISPEPSIA

• Náusea
  • Arroto
  • Dor
  • Uma sensação de saciedade ou saciedade
  • Sentir-se inchado
  • Perda de apetite ou perda de peso
  • Vômito
  • Incapacidade de engolir
  • Fezes pretas
  • Coloração amarela nos olhos e pele
  • Dor no peito durante o esforço
  • Falta de ar
  • Sudorese
  • Dor no peito que se espalha para a mandíbula, braço ou pescoço

Em casos muito raros, a indigestão pode ser um sintoma de câncer de estômago.

Azia e dispepsia são muitas vezes confundidas umas pelas outras, no entanto, são duas condições distintas, apesar de ocorrerem regularmente ao mesmo tempo.

Azia é um sintoma de refluxo ácido, descrito como uma sensação de queimação por trás do esterno que principalmente ocorre depois de comer.
Causas - DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

CAUSAS DA DISPEPSIA

• Comer demais ou muito rapidamente
  • Comer alimentos gordurosos ou condimentados
  • Beber muita cafeína ou álcool
  • Consumir muito chocolate ou refrigerante
  • Trauma emocional
  • Cálculos biliares
  • Gastrite ou inflamação do estômago
  • Hérnia de hiato
  • Infecção, principalmente com uma bactéria chamada Helicobacter pylori ( H. pylori )
  • Nervosismo
  • Obesidade
  • Pancreatite ou inflamação do pâncreas
  • Úlceras pépticas
  • Fumar
  • Certos medicamentos, como por exemplo: antibióticos e antiinflamatórios não esteróides (AINEs)
  • Câncer de estômago

Seu médico provavelmente começará com um histórico de saúde e um exame físico completo.

Essas avaliações podem, portanto, ser suficientes se a sua indigestão for leve e você não estiver experimentando certos sintomas, como perda de peso e vômitos repetidos, por exemplo.

No entanto se sua indigestão começou repentinamente, e você está com sintomas graves ou tem mais de 55 anos, seu médico pode recomendar:

Exames laboratoriais, para verificar anemia ou distúrbios metabólicos.

Testes de respiração e fezes, para verificar a presença de Helicobacter pylori (H. pylori), a bactéria associada a úlceras pépticas, que consequentemente podem causar indigestão.

O teste de H. pylori é controverso porque os estudos sugerem benefício limitado do tratamento da bactéria, a menos que esteja associada à úlcera péptica.

Endoscopia, para verificar anormalidades no trato digestivo superior. Uma amostra de tecido (biópsia) pode ser retirada para análise.

Exames de imagem (raio X ou tomografia computadorizada), para
verificar se há obstrução intestinal ou outro problema
Tratamento - DISPEPSIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

TRATAMENTO DA DISPEPSIA

TRATAMENTO NATURAL

1.Terapias de ervas, como hortelã e cominho.

2.Tratamento psicológico, incluindo por exemplo: modificação do comportamento, técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental e hipnoterapia.

3.Acupuntura, que pode funcionar bloqueando as vias dos nervos que transmitem sensações de dor ao cérebro.

4.Meditação mindfulness.

5.STW 5 (Iberogast), um suplemento líquido que contém extratos de ervas, incluindo doces amargos, folhas de hortelã, alcaravia e raiz de alcaçuz. STW 5 pode funcionar reduzindo a produção de ácido gástrico.

6.Bicarbonato De Sódio
Em vez de comprimidos para aliviar a azia, o bicarbonato de sódio é um remédio caseiro para a azia eficaz e barata.
Uma colher de chá misturada com um copo de água quente ajudará a aliviar os sintomas, alcalinizando o corpo e acolchoando a acidez, consequentemente.

7.O vinagre de maçã pode ser utilizado no tratamento da azia e indigestão refluxo em geral. O ácido acético na sidra de vinagre pode, certamente, ajudar a diminuir a acidez no estômago enquanto melhora a digestão. Comece com uma dose de 1 colher de sopa antes e depois de comer.

PREVENÇÃO

Além de fazer mudanças no que você come e bebe, é possível evitar a dispepsia fazendo mudanças no estilo de vida, como por exemplo:

• Evitando o exercício logo após comer
  • Mastigando alimentos com cuidado e completamente
  • Perdendo peso
  • Não comer lanches tarde da noite
  • Não tomar muitos antiinflamatórios
  • Parar de fumar
  • Tentando reduzir o estresse em sua vida
  • Esperando 2 a 3 horas depois de comer antes de se deitar.