ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO

Esteatose Hepática 1024x538 - ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO
Esteatose Hepática Sintomas Causa E Tratamento

Esteatose Hepática Sintomas Causa e Tratamento – A esteatose é uma doença do fígado certamente mais conhecida da população em geral.

A esteatose hepática é classificada em dois grandes grupos:

Um dos grupos é causado certamente pelo consumo excessivo e crônico de bebidas alcoólicas;

O outro grupo é causado por outros fatores de risco e é então, denominada Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica.

O fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe entretanto cerca de 10% do seu peso.

Quando o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que consequentemente está acumulando gordura.

Deve-se ter maior disponibilidade para realização de ultrassonografias de abdomen,pois certamente seu diagnóstico será feito com antecedência e consequentemente terá maior chance de cura. A crescente prevalência da obesidade em todo o mundo, é então, uma das suas principais causas.

Compartilhe Esteatose Hepática Sintomas Causa E Tratamento!

Esteatose Hepática não Alcóolica 1024x576 - ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO
Esteatose Hepática Não Alcóolica

ESTEATOSE HEPÁTICA NÃO ALCÓOLICA

O fígado gorduroso não-alcoólico pode ser associado principalmente a situações como por exemplo:

• Doenças,
  • Toxinas a medicamentos
  • Procedimentos médicos, como cirurgias abdominais e emagrecedoras.

Esteatose caracteriza-se principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura (lipidios) nas células do fígado denominadas de hepatócitos.

Essa pode permanecer então estável por muitos anos e consequentemente até regredir, se suas causas forem controlados.

Se não o forem, a doença pode evoluir certamente para a esteato hepatite.

A esteatose associa a inflamação e morte celular à fibrose (cicatrização). Ao longo dos anos evolui para cirrose e principalmente para o carcinoma hepatocelular (CHC) ou câncer de fígado.

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) inclui todo espectro: esteatose, esteato hepatite, cirrose e CHC.

Estima-se no entanto que ela já atinja 40% dos adultos que moram no Ocidente, conta o hepatologista Raymundo Paraná.

Como não há queixas, a pessoa vive normalmente anos sem se preocupar com o que se passa dentro do abdômen.

Certamente o­ risco de sofrer um ataque cardiovascular, como infarto ou AVC, duplica.

Nos Estados Unidos, a esteatose superou o alcoolismo e virou consequentemente a segunda principal razão para fazer um transplante hepático.

Um levantamento da Universidade Austral, na Argentina, mostra então que os tumores provocados pela enfermidade aumentaram sete vezes mais.

Sintomas 1024x538 - ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO

A esteatose hepática normalmente não apresenta sintomas. Então muitas vezes, o diagnóstico é feito por acaso, principalmente quando são feitos alguns exames de imagem.

Já num grau mais avançado podem ocorrer por exemplo:

• Cansaço excessivo;
  • Desconforto abdominal do lado direito;
  • Mal-estar geral;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas, vômitos e diarreia;
  • Fadiga e indisposição;

Contudo o fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso.

Quando o percentual de gordura excede esse valor, consequentemente estamos diante de um fígado que está acumulando gordura.

Causas 1024x538 - ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO

• Obesidade
  • Herança genética
  • Hápida perda de peso
  • Hiperlipidemia, ou níveis elevados de gordura no sangue.

Efeito colateral de certos medicamentos, incluindo principalmente aspirina, esteroides, tamoxifeno, tetraciclina e consumo de sucos, tanto artificiais como naturais.

Quando a fruta é batida para fazer o suco, é perdida toda a fibra dela. No entanto essa fibra funciona como um antídoto para a frutose ( açúcar da fruta) que é certamente um verdadeiro veneno.

A frutose é 100% metabolizada no fígado, sobrecarregando o órgão e consequentemente armazenando gordura.

Ultrassonografias ou tomografias computadorizadas.

Análises laboratoriais; Servem principalmente para avaliar o grau da lesão do fígado através das enzimas hepáticas ou transaminases.

Quando uma pessoa sofre de esteatose hepática, as enzimas do seu fígado estão normais, mas na esteato-hepatite os níveis estão certamente elevados.

Deve-se calcular então o IMC, aferir pressão arterial, solicitar glicemia de jejum e perfil lipídico.

Para pessoas com esteatose, devem entretanto ser solicitados transaminases, hemograma com plaquetas.

Nos pacientes com transaminases e hemograma normais, e sorologias negativas, procede-se reavaliação em 2 anos com novos exame laboratoriais.Portanto deve-se fazer sempre um acompanhamento.

Para aqueles com alteração nesses exames, devem então também ser solicitados exames como por exemplo: ferritina, albumina, tempo de protrombina, bilirrubinas, fosfatase alcalina e gama-GT. Em suma,todos os ítens ligados ao fígado.

Devemos repetir então os exames de transaminases e hemograma com plaquetas, mas se esses estiverem alterados na primeira avaliação.

Tratamento 1024x538 - ESTEATOSE HEPÁTICA SINTOMAS CAUSA E TRATAMENTO
TRATAMENTO

– Bebidas alcoólicas: cessar principalmente uso de bebidas que contenham álcool.

– Comorbidades: Certamente tratar diabetes, hipertensão e dislipidemia.

– Peso: Perda de 5 a 10% do peso, mas principalmente em pessoas com sobrepeso/obesidade.

– Dieta: Reduzir alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, evitar bebidas industriais adocicadas (como por exemplo: refrigerantes, sucos) e principalmente alimentos pré-preparados.

Aumentar certamente ingesta de alimentos ricos em fibras, peixes ricos em ômega 3 (salmão, sardinha), preferira então, carnes brancas, entre outras.

– Exercício: Principalmente a realização regular de exercícios físicos aeróbico mas moderado três a quatro vezes por semana (mínimo de 150 min/semana por exemplo).

1. Esteatose Hepática Sintomas Causa e Tratamento
  2. Esteatose Hepática não alcóolica