INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Uma infecção urinária (ITU) é uma infecção em qualquer parte do seu sistema urinário – seus rins, ureteres, bexiga e uretra, por exemplo.
A maioria das infecções envolve o trato urinário inferior – a bexiga e a uretra.

Portanto, fique atento!

As infecções do trato urinário são causadas por micróbios, como por exemplo as bactérias, que superam as defesas do corpo no trato urinário.

Eles são um dos tipos mais comuns de infecção e representam cerca de 8,1 milhões de visitas a um médico a cada ano, sendo consequentemente um perigo constante.

O trato urinário pode ser dividido no trato urinário superior e no trato urinário inferior. O trato urinário superior consiste nos rins e nos ureteres, e o trato urinário inferior consiste na bexiga e na uretra

As mulheres correm maior risco de desenvolver uma ITU do que os homens.

Ou seja, devem ficar mais atentas e portanto terem mais cuidados.

A infecção limitada à bexiga pode ser dolorosa e irritante.
No entanto, sérias conseqüências podem ocorrer se uma UTI se espalhar para os rins.

SINTOMAS 2 - INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA

As infecções do trato urinário nem sempre causam sinais e sintomas, mas quando o fazem podem incluir, por exemplo:

• Um desejo forte e persistente de urinar
  • Uma sensação de queimação ao urinar, tendo consequentemente uma maior dificuldade ao fazê-lo.
  • Passagem frequente de pequenas quantidades de urina
  • Urina que parece turva
  • Que aparece vermelha, rosa brilhante ou cor de cola, por exemplo – um sinal de sangue na urina
  • Ou com cheiro forte
  • Dor pélvica em mulheres – especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico.

TIPOS DE INFECÇÃO URINÁRIA

Cada tipo de ITU pode resultar em sinais e sintomas mais específicos, dependendo de qual parte do seu trato urinário está infectada, como por exemplo:

1.Rins (pielonefrite aguda)

• Dor nas costas e nas laterais (flanco)
  • Febre alta
  • Tremores e calafrios
  • Náusea
  • Vômito

2.Bexiga (cistite)

• Pressão pélvica
  • Desconforto no abdome inferior
  • Micção dolorosa e frequente
  • Sangue na urina

3.Uretra (uretrite)
  • Queima com a micção
  • Descarga

CAUSAS DA INFECÇÃO URINÁRIA

A grande maioria das infecções do trato urinário (ITU) é causada pela bactéria Escherichia coli ( E. coli ), geralmente encontrada no sistema digestivo.

As bactérias da clamídia e do micoplasma podem, consequentemente infectar a uretra, mas não a bexiga.

As UTIs recebem nomes diferentes, dependendo de onde ocorrem. Por exemplo:

• Infecção da bexiga é chamada cistite.
  • Quando é  na uretra é chamada de uretrite.
  • Se for renal é chamada pielonefrite.
  • Os ureteres raramente são o local da infecção.

FATORES DE RISCO

Mais de 50% de todas as mulheres experimentarão pelo menos uma ITU durante a vida, com 20 a 30% de ITUs recorrentes.

As mulheres grávidas não são mais propensas a desenvolver uma ITU do que as outras mulheres, mas, se ocorrer, é mais provável que viajem até os rins.

Isso ocorre porque alterações no corpo durante a gravidez afetam o trato urinário.

Como uma ITU na gravidez pode ser perigosa para a saúde materna e infantil, a maioria das mulheres grávidas é testada quanto à presença de bactérias na urina, mesmo se não houver sintomas, e tratada com antibióticos para evitar a disseminação.

Pessoas de qualquer idade e sexo podem desenvolver uma ITU.

No entanto, algumas pessoas correm mais riscos do que outras. Os seguintes fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolver uma ITU.

Podemos citar, por exemplo:

• Relação sexual, especialmente se mais frequente, intensa e com múltiplos ou novos parceiros,
  • Diabetes,
  • Falta de higiene pessoal,
  • Problemas esvaziando a bexiga completamente,
  • Ter um cateter urinário,
  • Incontinência intestinal.

DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO URINÁRIA

Os principais exames feitos para detectar a infecção urinária são:

Exame de urina: é o mais comum e rápido. Nele, a urina é analisada à procura de leucócitos e sangue, sinais de infecção.

Cultura de urina: a amostra de urina geralmente é submetida a uma análise no laboratório, onde irá cultivar a bactéria, para identificar o tipo e os antibióticos mais eficientes contra ela.

É o melhor exame para identificar o tipo de infecção, mas leva cerca de 3 a 5 dias para ser concluído.

Exames de imagem: um ultrassom ou uma tomografia também são capazes de detectar anormalidades no trato urinário.

MANEIRAS DE EVITAR A INFECÇÃO URINÁRIA

Você pode por exemplo:

• Usas roupas íntimas de algodão,
  • Beber bastante água diariamente,
  • Tomar suco de cranberry diariamente pode diminuir a incidência de ITU,
  • Não segure a urina por um tempo prolongado,
  • Limpe-se da frente para trás para evitar que bactérias da região anal entrem em contato com a uretra,
  • Mulheres devem urinar após o sexo para ajudar a reduzir o risco.
TRATAMENTO NATURAL PARA INFEÇÃO URINÁRIA - INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO NATURAL PARA INFEÇÃO URINÁRIA

Cranberry

Suplementos de cranberry também podem ser úteis para infecções do trato urinário e têm um bom custo-benefício, de acordo com um estudo de 2014 da Clinical Infectious Disease.

Um estudo de 2013 da Nutrition Research confirmou a eficácia dos suplementos de cranberry na prevenção de infecções urinárias recorrentes para o grupo de risco.

Um estudo de 2014 do Journal of the American Geriatric Society mostrou que idosos de alto risco residindo em lares de idosos tinham 26 por cento a menos de chance de contrair uma infecção se tomassem suplementos de cranberry.

As moléculas dentro da fruta ajudam a prevenir, especificamente, que a bactéria E. coli se prenda à parede da bexiga.

D-manose

Um estudo de 2014, que utilizou uma mistura de D-manose, cranberry e o probiótico Lactobacillus, mostrou a eficácia dos mesmos na prevenção de infecções urinárias.

Um estudo de 2017 da revista In Vivo mostrou que a combinação de NAC, D-manose e morinda (NDM) ajuda a prevenir infecções do trato urinário.

Outro estudo de 2014 da The World Journal of Urology concluiu que a D-manose reduziu significativamente o risco de infecções recorrentes. Dose sugerida: 1.500 mg de uma a três vezes ao dia.

Vitamina C

Um estudo de urologia de 1997 demonstrou que a vitamina C via oral pode ajudar a matar as bactérias da urina.

Um estudo de 2007 concluiu que mulheres grávidas que tomaram pelo menos 100 mg de vitamina C por dia tinham 56 por cento a menos de chance de desenvolver uma infecção urinária. Dose sugerida: 500-1.000 mg por dia ou duas vezes ao dia.

Melatonina

Secretada pela glândula pineal quando o sol se põe, a melatonina é um hormônio que dá sono. Alguns experimentam os seus efeitos ao tomar suplementos.

E embora ela ajude a garantir uma boa noite de sono, também pode ser útil na prevenção de infecções do trato urinário, de acordo com um estudo de 2015. Dose sugerida: 3 a 10 mg por noite.

Vitamina D

Estudos mostraram que a vitamina D tem propriedades antibacterianas.

Quando os níveis sanguíneos estão adequados, o corpo produz uma proteína chamada PAM (peptídeo antimicrobiano).

O PAM previne infecções bacterianas e é possivelmente eficaz contra infecções urinárias, de acordo com um estudo de 2017 da Frontiers in Microbiology. Dose sugerida: 2.000 UI a 5.000 UI por dia.

L-arginina

A L-arginina é um importante aminoácido precursor do óxido nítrico (NO), sendo portanto, um ótimo aliado.

O NO possui propriedades antimicrobianas e, por isso, pode ser útil na prevenção de infecções do trato urinário. Dose sugerida: 500 a 1.000 mg uma ou duas vezes ao dia.

Probióticos

Alguns estudos mostram, por exemplo, que aqueles que costumam consumir probióticos via oral em sua rotina podem, portanto, reduzir o risco de infecções urinárias recorrentes.