INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

INFERTILIDADE – A maioria das pessoas terá um forte desejo de conceber uma criança em algum momento da vida. Portanto, compreender o que define a fertilidade normal é crucial para ajudar uma pessoa ou casal a saber quando é a hora de procurar ajuda.


A maioria dos casais (aproximadamente 85%) conseguirá engravidar dentro de um ano após a tentativa, com a maior probabilidade de concepção ocorrer nos meses anteriores. Apenas 7% adicionais dos casais conceberão no segundo ano.


Como resultado, a infertilidade passou a ser definida como a incapacidade de conceber em 12 meses. Portanto, esse diagnóstico é compartilhado por 15% dos casais que tentam engravidar.

A fertilidade humana está em uma espiral descendente, advertem os cientistas, e a vida moderna – com seu “progresso” tecnológico e químico – é certamente a possível culpada.

A infertilidade feminina tende a obter a maior atenção, mas neste caso, é a infertilidade masculina que saiu nas manchetes, já que pesquisas recentes mostraram que a concentração e a qualidade do esperma certamente diminuíram drasticamente nas últimas décadas.

De acordo com o primeiro de dois artigos recentemente publicados, uma meta-análise de 185 estudos, a maior de seu tipo, a contagem de espermatozoides em todo o mundo diminuiu em mais de 50%, para 47 milhões de espermatozoides por mililitro (mL), entre 1973 e 2013, e continua diminuindo.

 

SINTOMAS DA INFERTILIDADE

SINTOMAS DA INFERTILIDADE - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA INFERTILIDADE

O principal sintoma da infertilidade é, portanto, não engravidar. Pode não haver outros sintomas óbvios.


Às vezes, uma mulher com infertilidade pode ter períodos menstruais irregulares ou ausentes. Em alguns casos, um homem com infertilidade pode ter alguns sinais de problemas hormonais, como por exemplo alterações no crescimento do cabelo ou na função sexual.

 

CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA

CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA

De um modo geral, a infertilidade nos homens está relacionada a problemas como por exemplo:

Produção eficaz de esperma
Contagem de espermatozóides ou o número de espermatozóides
Forma do esperma
Movimento do espermatozóide , que inclui o movimento do esperma e o transporte do esperma através dos tubos do sistema reprodutor masculino.

Embora os produtos químicos que alteram o sistema endócrino estejam no topo da lista de fatores contribuintes, eles não são os únicos. Outras variáveis que podem afetar a capacidade reprodutiva de um homem também incluem, por exemplo:

  • Exposições a campos eletromagnéticos (EMF)
  • Deficiências nutricionais e/ou intolerâncias alimentares
  • Estresse
  • Deficiências imunológicas
  • Obesidade e/ou inatividade

 

FATORES DE RISCO

Os fatores de risco associados à infertilidade em homens incluem, mas não estão limitados a:

  • Idoso
  • Fumando cigarros
  • Uso pesado de álcool
  • Estar acima do peso ou obeso
  • Exposição a toxinas, como pesticidas, herbicidas e metais pesados

 

CAUSAS DA INFERTILIDADE FEMININA

CAUSAS DA INFERTILIDADE FEMININA - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CAUSAS

Distúrbios da ovulação, que afetam a liberação de óvulos pelos ovários. Estes incluem distúrbios hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos.


A hiperprolactinemia, uma condição na qual você tem muita prolactina – o hormônio que estimula a produção de leite materno – também pode interferir na ovulação.


Um excesso de hormônio da tireoide (hipertireoidismo) ou muito pouco (hipotireoidismo) pode afetar o ciclo menstrual ou causar infertilidade.
Outras causas subjacentes podem incluir muito exercício, distúrbios alimentares ou tumores.


Anormalidades uterinas ou cervicais, incluindo anormalidades do colo do útero, pólipos no útero ou formato do útero, por exemplo.

 

Tumores não cancerosos (benignos) na parede uterina (miomas uterinos) podem causar infertilidade ao bloquear as trompas de falópio ou impedir que um óvulo fertilizado se implante no útero.


Danos ou bloqueio das trompas de falópio , geralmente causados por inflamação da trompa de falópio (salpingite). Isso pode resultar de doença inflamatória pélvica, geralmente causada por uma infecção sexualmente transmissível, endometriose ou aderências, por exemplo.


A endometriose, que ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, pode, certamente afetar a função dos ovários, útero e também as trompas de falópio.

Insuficiência ovariana primária (menopausa precoce), quando os ovários param de funcionar e a menstruação termina antes dos 40 anos.


Embora a causa seja muitas vezes desconhecida, certos fatores estão associados à menopausa precoce, incluindo, por exemplo: doenças do sistema imunológico, certas condições genéticas, como a síndrome de Turner ou portadores de menopausa.


Síndrome do X frágil e tratamento com radiação ou quimioterapia.
Adesões pélvicas, faixas de tecido cicatricial que ligam órgãos que podem se formar após infecção pélvica, apendicite, endometriose ou cirurgia abdominal ou pélvica.


Câncer e seu tratamento. Certos tipos de câncer – principalmente os de reprodução – prejudicam a fertilidade feminina. Tanto a radiação quanto a quimioterapia podem afetar a fertilidade.

 

FATORES DE RISCO

FATORES DE RISCO PARA INFERTILIDADE - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
FATORES DE RISCO

Os fatores de risco para a infertilidade feminina incluem, por exemplo:

  • Idade crescente
  • Fumando cigarros
  • Uso pesado de álcool
  • Estar acima do peso , obeso ou significativamente abaixo do peso
  • Ter certas infecções sexualmente transmissíveis (IST) que podem danificar o sistema reprodutivo.

 

DIAGNÓSTICO

O seu médico pode solicitar vários exames, incluindo um exame de sangue para verificar os níveis hormonais e uma biópsia endometrial para examinar o revestimento do útero.

Histerossalpingografia (HSG). Este procedimento envolve ultra – som ou raios-X de seus órgãos reprodutivos. Um médico injeta corante ou soro fisiológico e ar no colo do útero , que viaja pelas trompas de falópio.


Com esse método, seu médico pode verificar se os tubos estão bloqueados.

Laparoscopia. Seu médico coloca um laparoscópio – um tubo fino equipado com uma pequena câmera – através de um pequeno corte próximo ao umbigo. Isso permite que ele veja a parte externa do útero, ovários e trompas de falópio para verificar se há crescimentos anormais. O médico também pode ver se suas trompas de falópio estão bloqueadas.

Ultrassonografia transvaginal. Um técnico médico inserirá uma pequena varinha, coberta com látex, na vagina. A varinha está conectada a uma tela, onde o técnico pode visualizar imagens do interior do útero e das trompas de falópio.

 

O técnico enviará as imagens ao seu médico para revisão.

 

Este é um raio-X que envolve a injeção de corante no útero para procurar bloqueios nas trompas de falópio. Não requer anestesia.

Este procedimento cirúrgico é realizado em um hospital. Um escopo fino e flexível é inserido em seu abdômen para dar ao seu médico uma visão melhor do seu útero e trompas de falópio. Ajuda a procurar pólipos, crescimentos e bloqueios.


Para os homens, o primeiro teste será coletar uma amostra de seu sêmen (o líquido que é ejaculado do pênis). Isso é usado para examinar sua contagem, qualidade e movimento de espermatozóides.

Os homens podem passar por exames físicos adicionais, que procurariam:

Lesões passadas nos testículos ou no pênis.
Descarga (líquido que não deve estar presente no pênis do homem).


Próstata inchada ou aumentada.
Uma varicocele (veias aumentadas dentro da pele ao redor dos testículos de um homem).


Febres altas recentes.
Uma história de caxumba.
Uma biópsia dos testículos do homem pode ser necessária para obter uma amostra melhor de esperma.

 

TRATAMENTOS PARA INFERTILIDADE

TRATAMENTOS PARA INFERTILIDADE - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTOS

Inseminação : A inseminação intra-uterina, também conhecida como IUI, é um processo pelo qual o esperma é lavado e preparado para ser colocado na cavidade uterina, ignorando o colo uterino e trazendo uma maior concentração de espermatozóides móveis para os tubos e óvulos ovulados.


Para conseguir isso, o sêmen é lavado com uma solução segura para espermatozóides e óvulos e, em seguida, centrifugado para separar espermatozóides móveis de espermatozóides imóveis e outras células.


Esses espermatozóides móveis e viáveis são então colocados em uma quantidade muito pequena de solução e, então, injetados de maneira muito suave e indolor na cavidade uterina, usando um cateter muito fino, macio e flexível.


É necessário pelo menos um tubo aberto para a IUI, e qualquer anormalidade do espermatozóide não pode ser grave, caso contrário, o esperma, consequentemente não poderá nadar e fertilizar o óvulo.

Fertilização in vitro (FIV) : In vitro significa “fora do corpo”. A fertilização in vitro é um processo onde os óvulos são coletados e fertilizados pelos espermatozóides fora do corpo, em um laboratório de embriologia.

 


O primeiro bebê de fertilização in vitro nasceu em 1978 na Inglaterra.

 

Pouco tempo depois, os Estados Unidos deram à luz seu primeiro bebê de fertilização in vitro, e o uso da fertilização in vitro cresceu dramaticamente.


A fertilização in vitro foi um grande avanço, pois permitiu uma gravidez bem-sucedida em mulheres que antes eram consideradas permanentemente inférteis, como quando as trompas de falópio estão marcadamente danificadas.


A fertilização in vitro envolve a remoção dos óvulos diretamente do ovário, a fertilização com espermatozóides em laboratório, seguida pela transferência dos embriões diretamente para o útero, evitando assim os tubos.


Embora a doença tubária fosse a indicação original para a fertilização in vitro, muitas outras indicações se desenvolveram ao longo dos anos. Isso inclui o avanço da idade materna.

 

O QUE EVITAR:

O QUE EVITAR A INFERTILIDADE - INFERTILIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
O QUE EVITAR :

A exposição a toxinas ambientais, tanto no útero como neonatalmente, pode certamente afetar drasticamente a fertilidade do feto quando adulto.


Os compostos que podem alterar a função hormonal e resultar em efeitos adversos para a saúde reprodutiva incluem, entre outros, metais pesados;

alteradores endócrinos; ftalatos (associados à toxicidade testicular e à ruptura hormonal mesmo em níveis baixos); produtos químicos VCH utilizados em pneus de borracha, plásticos e pesticidas; HAP liberados por cigarros, fumaça de automóveis e alcatrão de asfalto; pesticidas e herbicidas; formaldeído; bisfenois encontrados em produtos plásticos;

solventes orgânicos; produtos químicos para limpeza a seco e vapores de tinta.

A autora sênior Dra. Amber Cooper, professora assistente de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, disse ao Science Daily.:

“Produtos químicos associados à menopausa precoce podem desencadear declínio precoce da função ovariana, e nossos resultados sugerem que, como sociedade, devíamos nos preocupar com isso..

Os perfluoroalquilos, que incluem o ácido perfluorooctanoico (PFOA) e o perfluorooctanossulfonato (PFOS), são produtos químicos usados para impedir que a gordura vaze através das embalagens de fast food, e estão sendo ingeridos pelas pessoas através de seus alimentos e aparecendo como contaminantes no sangue.

 

O QUE EVITAR TAMBÉM

 


Sacos de pipoca de micro-ondas são revestidos com PFOA, e quando são aquecidos, esse composto é certamente transferido para a pipoca.


Esses produtos químicos fazem parte de um grupo de produtos químicos em expansão, comumente chamados de produtos químicos “alteradores de gênero” , que portanto, podem atrapalhar seu sistema endócrino e afetar seus hormônios sexuais.

A EPA considerou os PFCs como “prováveis carcinógenos” e afirmou que o PFOA “representa riscos de desenvolvimento e reprodutivos para seres humanos”. Pesquisadores também associaram vários PFCs a uma série de outros perigos à saúde, como:

Infertilidade — Um estudo publicado na revista Human Reproduction descobriu que tanto o PFOA quanto o PFOS (perfluorooctanossulfonato) aumentaram drasticamente as chances de infertilidade. O PFOA foi associado a um aumento de 60 a 154 por cento de chance de infertilidade.

Os homens devem  por exemplo:

  • Evitar tabaco, drogas e uso excessivo de álcool.
  • Evitar altas temperaturas, como banheiras de hidromassagem ou saunas.
  • Toxinas industriais ou ambientais.
  • Pratique exercícios regularmente.



As mulheres devem:

  • Parar de fumar
  • Evite álcool e drogas de rua
  • Exercite-se moderadamente, mas não tanto que interfira com a menstruação.
  • Mantenha um peso saudável
 
  

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!