MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A meningite é uma inflamação das membranas (meninges) ao redor do cérebro e da medula espinhal.

O inchaço da meningite geralmente desencadeia sintomas como por exemplo, dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço.

A maioria dos casos de meningite é causada por uma infecção viral, mas

infecções bacterianas, parasitárias e fúngicas são outras causas.

Alguns casos desta patologia melhoram sem tratamento em poucas semanas.

Outros podem ser fatais e requerem tratamento com antibióticos de emergência.

A meningite é uma infecção rara que afeta as delicadas membranas – chamadas meninges – que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Você ou seus filhos podem pegá-lo.

Existem várias causas desta doença, incluindo bactérias, vírus e fungos.

A bacteriana pode colocar a vida em risco e se espalhar entre as pessoas em contato próximo.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica.

Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.

A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

TIPOS DE MENINGITE - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TIPOS DE MENINGITE

Existem vários tipos de meningite, classificados de acordo com a causa:

A viral, causada por vírus;
Meningite bacteriana, causada por bactéria;
Meningite fúngica, causada por fungos;
A medicamentosa, causada por medicamentos;
Tem a carcinomatosa, causada por câncer;
Tem também a inflamatória, causada por doenças inflamatórias

Os sintomas gerais da meningite podem se desenvolver dentro de horas ou dias e podem incluir, por exemplo:

• Confusão
  • Dormência na sua cara
  • Sensibilidade à luz
  • Rigidez do pescoço para que você não possa abaixar o queixo até o peito
  • Dor de estômago ou vômito

SINTOMAS DA MENINGITE VIRAL - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA MENINGITE VIRAL

A viral em bebês pode causar:

• Diminuição do apetite
  • Irritabilidade
  • Febre

Nos adultos, a viral pode causar, por exemplo:

• Dores de cabeça
  • Torcicolo
  • Convulsões
  • Sensibilidade à luz brilhante
  • Náuseas e vômitos
  • Diminuição do apetite
  • Sintomas de meningite bacteriana

Os sintomas da meningite bacteriana se desenvolvem repentinamente. Eles podem incluir, por exemplo:

• Estado mental alterado
  • Náusea
  • Vômito
  • Irritabilidade
  • Arrepios
  • Torcicolo
  • Áreas roxas da pele que se assemelham a contusões
  • Letargia

Portanto, procure atendimento médico imediato se tiver esses sintomas. A meningite bacteriana e viral podem ser mortal.

Não há como saber se você tem meningite bacteriana ou viral apenas julgando como se sente. O seu médico precisará realizar testes para determinar qual o seu tipo.

SINTOMAS DA MENINGITE FÚNGICA - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA MENINGITE FÚNGICA

Os sintomas da meningite fúngica se assemelham aos outros tipos desta infecção. Estes podem incluir, por exemplo:

• Náusea
  • Vômito
  • Confusão ou desorientação

Todos os tipos de meningite apresentam sintomas semelhantes. A principal diferença entre elas está na rapidez e na intensidade com que o quadro evolui.

Dentre todos os tipos de meningite, as meningites virais e as bacterianas são as mais comuns e também são aquelas que podem causar surtos e epidemias.

Um dos principais subtipos dessa infecção é a meningite meningocócica. Ela é deflagrada por diferentes sorotipos da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo.

Esses subtipos são: A, B, C, W e Y.

Outras bactérias também desencadeiam a meningite. Estamos falando de micro-organismos como Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenza tipo B.

Até certos vírus têm potencial de invadir o cérebro e atacar as meninges.

Porém, em geral esses casos são menos graves. Já os fungos que causam a enfermidade são tão graves quanto as bactérias – ainda bem que esse tipo de quadro é raro.

A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, consequentemente, são elas as mais vulneráveis.

Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

TRATAMENTO 2 - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

O diagnóstico “padrão ouro” ocorre pelo exame do líquor, líquido que banha o sistema nervoso. A cor do líquor já indica se a meningite é por bactéria ou vírus.

Em pacientes com meningite bacteriana aguda, o aspecto do líquor é turvo/purulento e a sua análise em laboratório revela o aumento de glóbulos brancos e a presença freqüente do microrganismo causador da infecção.

O retardo no diagnóstico e tratamento dos pacientes com meningite relaciona-se com maior mortalidade e sequelas neurológicas.

TRATAMENTO

Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, portanto, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.

Para tratamento das meningites bacterianas, faz-se uso de antibioticoterapia em ambiente hospitalar, com drogas de escolha e dosagens terapêuticas prescritas pelos médicos assistentes do caso;

Para as meningites virais, na maioria dos casos, não se faz tratamento com medicamentos antivirais.

Em geral as pessoas são internadas e monitoradas quanto a sinais de maior gravidade, e se recuperam espontaneamente.

No entanto, alguns vírus como herpesvírus e influenza podem vir a provocar meningite com necessidade de uso de antiviral específico.

A devida conduta sempre é determinada pela equipe médica que acompanha o caso.

Nas meningites fúngicas o tratamento é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica, escolhida de acordo com o fungo identificado no organismo do paciente.

A resposta ao tratamento também é dependente da imunidade da pessoa, e pacientes com história de HIV/AIDS, diabetes, câncer e outras doenças imunodepressoras são tratados com maior rigor e cuidado pela equipe médica.

Nas meningites por parasitas, tanto o medicamento contra a infecção como as medicações para alívio dos sintomas são administrados por equipe médica em paciente internado.

Nestes casos, os sintomas como dor de cabeça e febre, por exemplo, são bem fortes, e assim a medicação de alívio dos sintomas se faz tão importante quanto o tratamento contra o parasita.

spring 276014 640 - MENINGITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
MANTER A IMUNIDADE ALTA

Quando sua imunidade está alta você ficará protegido de vírus, bactérias e fungos, evitando ou auxiliando no combate às doenças.

Algumas maneiras incluem, por exemplo:

Evitar alimentos processados, grãos e açúcar irá auxiliar muito no fortalecimento do seu sistema imunológico.

Manter níveis altos de vitamina D3 através do sol ou suplementação.
Ter um sono de qualidade e reparador.