MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?

MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE - MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?
MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?

MINDFULNESS  – Estudos dizem que oito em cada dez americanos sofrem estresse em suas vidas diárias e portanto,têm dificuldade em relaxar seus corpos e acalmar suas mentes, o que certamente, os coloca em alto risco de doenças como por exemplo: doenças cardíacas, derrames e outras doenças. Das inúmeras ofertas destinadas a combater o estresse, do exercício ao yoga e à meditação, a meditação da atenção plena tornou-se a mercadoria mais quente do universo do bem-estar.

A atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e do que estamos fazendo, e não excessivamente reativa ou sobrecarregada pelo que está acontecendo ao nosso redor.

Não está tudo na sua cabeça – você pode praticar a atenção plena sentando-se para uma prática formal de meditação ou sendo mais intencional e consciente das coisas que faz todos os dias, por exemplo.

Quase todas as tarefas que realizamos em um dia – seja escovar os dentes , almoçar , conversar com amigos ou se exercitar – podem, certamente ser realizadas com mais atenção.

Quando estamos atentos às nossas ações, prestamos mais atenção ao que estamos fazendo. É o oposto de seguir os movimentos – em vez disso, você está sintonizado com seus sentidos, percebendo seus pensamentos e emoções.

Ao incorporar a atenção plena em sua vida diária, você pode praticar a atenção plena mesmo quando estiver ocupado demais para meditar .

Modelado após o programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn para ajudar a combater o estresse, dores crônicas e outras doenças, os cursos de mindfulness nos dias de hoje podem ser encontrados em locais que variam de escolas a presídios e equipes esportivas.


Até o Exército dos EUA adotou recentemente para “melhorar a resiliência militar”.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PRATICAR O MINDFULNESS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PRATICAR O MINDFULNESS - MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PRATICAR O MINDFULNESS

Você não precisa comprar nada. Você pode praticar em qualquer lugar, não há necessidade de sair para comprar uma almofada ou banco especial – tudo que você precisa, portanto, é dedicar um pouco de tempo e espaço para acessar suas habilidades de atenção todos os dias.


Não há como acalmar sua mente. Esse não é o objetivo aqui. Não há estado de felicidade ou comunhão sobrenatural. Tudo o que você está tentando fazer é prestar atenção ao momento presente, sem julgamento.

Sua mente vagará. Ao praticar a atenção ao que está acontecendo em seu corpo e mente no momento presente, você certamente descobrirá que muitos pensamentos surgem.


Sua mente pode, por exemplo se desviar para algo que aconteceu ontem, serpentear para sua lista de tarefas – sua mente tentará estar em qualquer lugar, menos onde você estiver.


Mas a mente errante não é algo a temer, faz parte da natureza humana e fornece o momento mágico para a parte essencial da prática da atenção plena – a parte que os pesquisadores acreditam que leva a cérebros mais saudáveis e ágeis: o momento em que você reconhece que sua mente vagou.

 

OBSERVE SUA MENTE

 

Porque se você perceber que sua mente se desviou, poderá trazê-la conscientemente de volta ao momento presente. Quanto mais você faz isso, maior a probabilidade de conseguir fazer isso de novo e de novo.

Seu cérebro judicioso tentará assumir o controle. A segunda parte do quebra-cabeça é a parte “sem julgamento”. Todos somos culpados de ouvir o crítico em nossas cabeças um pouco mais do que deveríamos. (Esse crítico, certamente nos salvou do desastre algumas vezes.).


Mas, quando praticamos investigar nossos julgamentos e difundi-los, podemos aprender por exemplo a escolher como encaramos as coisas e reagimos a elas Ao praticar a atenção plena, tente não se julgar por quaisquer pensamentos que surjam.


Observe que surgem julgamentos, faça uma anotação mental deles (algumas pessoas os rotulam de “pensantes”) e deixe-os passar, reconhecendo as sensações que eles podem deixar em seu corpo e deixando-os passar também.


É tudo sobre voltar sua atenção repetidamente para o momento presente.

Parece que nossas mentes estão preparadas para se deixar levar pelo pensamento. É por isso que a atenção plena é a prática de voltar repetidamente à respiração.


Usamos a sensação da respiração como uma âncora para o momento presente. E toda vez que retornamos à respiração, reforçamos nossa capacidade de fazê-lo novamente.

 

COMO PRATICAR O MINDFULNESS

COMO PRATICAR O MINDFULNESS - MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?
COMO PRATICAR O MINDFULNESS

Existem três aspectos básicos trabalhados nessa técnica de meditação: corpo, respiração e pensamentos.

Em primeiro lugar, nos relacionamos com o corpo. Isso inclui como configuramos o ambiente . Como usamos a meditação nos preparando para trabalhar com os outros, usamos uma prática de olhos abertos.


Isso faz do que temos diante de nós um fator em nossa prática. Pouquíssimas pessoas podem dedicar uma sala inteira à sua prática de meditação; portanto, escolhem um canto de uma sala ou um local em sua casa, onde podem criar um espaço silencioso.


Tome uma postura ereta, mas não rígida. A idéia é adotar uma postura que reflita sua sanidade brilhante inerente, de modo que seja digna, mas não rígida.


As costas são retas com a curva na parte inferior das costas que está naturalmente lá.

Em segundo lugar, a parte da prática é trabalhar com a respiração. Nesta prática, descanse sua atenção levemente (sim, levemente) na respiração. Sinta-o quando entra em seu corpo e sai.


Não há uma maneira especial de respirar nessa técnica. Mais uma vez, estamos interessados em como já somos, não em como somos se manipularmos a respiração.


Se você achar que está, de fato, controlando sua respiração de alguma forma, deixe que seja assim. É um pouco complicado tentar ser natural de propósito, por isso não se preocupe se sua respiração é natural ou não.

Apenas deixe como está.

Finalmente, a última parte da prática é trabalhar com pensamentos. Enquanto você pratica, certamente notará que os pensamentos surgem.


Quando você perceber que ficou tão envolvido com pensamentos que se esqueceu de estar sentado na sala, apenas volte a respirar suavemente.

 

QUANTO TEMPO DEVE PRATICAR

Se você é novo, tente sentar por 10 a 15 minutos, por exemplo e aumente gradualmente para 20 ou 30 minutos. Eventualmente, você pode estender para 45 minutos ou uma hora.

 

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS - MINDFULNESS O QUE É E PARA QUE SERVE?
BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

Feito corretamente, a atenção plena permitirá, portanto, diminuir o estresse e a ansiedade, minimizar a quantidade de tempo que você passa se sentindo sobrecarregado e ajudá-lo a apreciar cada pequeno momento à medida que isso acontece.


Em um mundo de caos, a atenção plena pode ser apenas o truque que você precisa aprender para lidar com a loucura.

1. A atenção plena reduz a ruminação e o excesso de pensamento.


2. A atenção plena melhora, por exemplo a memória, a concentração e o desempenho.


3. A atenção plena melhora a memória, a concentração e o desempenho.Estudos têm demonstrado que meditar regularmente faz com que o córtex cerebral do cérebro (responsável pela memória, concentração e aprendizado) fique mais espesso.


4. A atenção plena ajuda na reatividade emocional.


5. A atenção plena promove flexibilidade cognitiva.


Um estudo sugere que a atenção plena não só ajudará as pessoas a se tornarem menos reativas, como também poderá dar às pessoas mais flexibilidade cognitiva. As pessoas que praticam a atenção plena parecem também capazes de praticar a auto-observação, o que, portanto, desativa automaticamente os caminhos criados no cérebro da aprendizagem anterior e permite que as informações que estão acontecendo no momento presente sejam, certamente entendidas de uma nova maneira.


6.A atenção plena cria relacionamentos mais felizes.


Os pesquisadores ainda não sabem ao certo o que funciona, mas estudos cerebrais emergentes mostraram que as pessoas que praticam a MINDFULNESS regularmente mostram mudanças estruturais e funcionais nas regiões cerebrais ligadas a empatia, compaixão e bondade.


7.A atenção plena melhora o sono.

 

MAIS BENEFÍCIOS


8.A atenção plena proporciona alívio da dor.


Muitos estudos mostraram que a meditação da atenção plena pode reduzir a dor sem ter que usar sistemas opióides endógenos que geralmente se acredita reduzirem a dor durante técnicas cognitivas, como a atenção plena, por exemplo.

O sistema opióide autoproduzido geralmente é considerado a parte central do cérebro para aliviar a dor sem o uso de drogas.


Este sistema auto-produz três opióides, incluindo beta-endorfina, met-e Leu-encefalinas e dinorfinas. Todos eles trabalham juntos para reduzir a dor praticando a atenção plena.


9.A atenção plena melhora a vida sexual.


10.A atenção plena diminui a progressão das doenças neurodegenerativas.


Os pesquisadores descobriram que alterações cerebrais positivas associadas à meditação da atenção plena (como a redução do estresse e da ansiedade) podem funcionar para retardar a progressão de distúrbios cognitivos relacionados à idade, como a doença de Alzheimer e a demência.

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!