QUIROPRAXIA – O QUE É, E PARA QUE SERVE?

unnamed file - QUIROPRAXIA - O QUE É, E PARA QUE SERVE?
QUIROPRAXIA – O QUE É, E PARA QUE SERVE?

A quiropraxia é um medicamento complementar que vem crescendo cada vez mais em diferentes países nas últimas décadas.

Aborda a prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sistema neuromusculoesquelético e seus efeitos na saúde de todo o corpo.

Em outras palavras, com base na abordagem quiroprática, o corpo é considerado como um sistema neuromusculoesquelético no qual distúrbios em uma parte do sistema perturbam as outras partes.

Portanto, os distúrbios na estrutura do corpo são removidos para que o estresse no sistema nervoso do corpo possa ser aliviado e a saúde geral do corpo possa ser restaurada.

O termo Quiropraxia deriva de duas raízes gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, “praticar com as mãos”.

Os quiropráticos usam manipulação espinhal prática e outros tratamentos alternativos, sendo a teoria que o alinhamento adequado da estrutura músculo-esquelética do corpo, particularmente a coluna, permitirá que o corpo se cure sem cirurgia ou medicação.

A manipulação é usada para restaurar a mobilidade das articulações restritas por lesões teciduais causadas por um evento traumático, como queda ou estresse repetitivo, como sentar sem o apoio adequado das costas,por exemplo.

Vale ressaltar que os ajustes da coluna são apenas uma das ações do quiropraxista

Mas vale ressaltar que os ajustes da coluna são apenas uma das ações do quiropraxista, pois o tratamento consiste no planejamento terapêutico englobando o organismo como um sistema complexo.

Para isso, o profissional também pode vincular exercícios focados, compressas, conselhos comportamentais (como mudanças na alimentação) e métodos para redução de estresse.

Apesar do foco do quiropraxista ser a coluna vertebral, todo o organismo pode ser tratado com a terapia.

Isso porque o manuseio vertebral e as demais indicações do profissional (como postura e exercícios, por exemplo) auxiliam alegadamente na redução da inflamação e na liberação dos nervos, promovendo resultados diversos, como melhorias nos sistemas respiratório e digestivo, por exemplo.

No Brasil, a quiropraxia foi relatada em 1922, mas somente nos anos 2000 que o primeiro curso de graduação foi implementado nos padrões dos Conselhos de Educação em quiropraxia e pela OMS.

USOS DA QUIROPRAXIA

Quiropraxia pode ajudar principalmente com dores nos músculos e articulações, como por exemplo:

• dores nas costas
  • dor de pescoço
  • dores no ombro
  • dor no cotovelo
  • dor de osteoartrite

TÉCNICAS

Os quiropráticos usam diferentes técnicas para tratar problemas nos músculos e articulações, incluindo, por exemplo:

1. manipulação da coluna vertebral – usando as mãos para aplicar força aos músculos, ossos e articulações dentro e ao redor da coluna vertebral
2. movimentos de empurrão curtos e afiados
movendo gradualmente as articulações para diferentes posições
3.puxando ou esticando seus músculos em direções diferentes

O tratamento normalmente não é doloroso, mas algumas pessoas sentem um pouco de desconforto. Informe o seu quiroprático imediatamente se achar doloroso.

2127 - QUIROPRAXIA - O QUE É, E PARA QUE SERVE?
RISCOS E EFEITOS COLATERAIS DA QUIROPRAXIA

A quiropraxia geralmente é muito segura quando realizada corretamente por um quiroprático treinado e registrado.

Algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais do tratamento, como por exemplo:

• dores e dores
  • rigidez
  • cansaço

Esses efeitos colaterais são geralmente leves e passam em alguns dias.

Existe o risco de problemas mais sérios, como derrame , por manipulação da coluna vertebral, mas o risco é extremamente pequeno.

O ajuste de Quiropraxia é seguro quando é realizado por alguém treinado e licenciado para prestar cuidados de Quiropraxia.

Complicações graves associadas ao ajuste quiroprático são geralmente raras, mas podem incluir:

Um disco de hérnia ou agravamento de uma hérnia de disco existente
Compressão de nervos na coluna vertebral inferior (síndrome da cauda equina).

Um certo tipo de acidente vascular cerebral (dissecção da artéria vertebral) após manipulação do pescoço.

Não procure um ajuste de quiropraxia se você tiver:

• Osteoporose grave
  • Dormência, formigamento ou perda de força em um braço ou perna
  • Câncer na coluna
  • Um risco aumentado de derrame
  • Uma anormalidade óssea conhecida na parte superior do pescoço
PREPARAÇÃO - QUIROPRAXIA - O QUE É, E PARA QUE SERVE?

PREPARAÇÃO

Nenhuma preparação especial é necessária antes de um ajuste de Quiropraxia.

O tratamento quiroprático pode exigir uma série de visitas ao seu quiroprático, mas a maioria das pessoas obtém uma melhora máxima em seis a dez visitas.

Na sua visita inicial, seu quiroprático fará perguntas sobre seu histórico de saúde e realizará um exame físico, com atenção especial à coluna. Seu quiroprático também pode recomendar outros exames ou testes, como raios-X.

Durante um ajuste típico de quiropraxia, seu quiroprático coloca você em posições específicas para tratar as áreas afetadas.

Muitas vezes, você está posicionado deitado de bruços em uma mesa de quiropraxia acolchoada e especialmente projetada.

O quiroprático usa as mãos para aplicar uma força controlada e repentina a uma articulação, empurrando-a para além da amplitude de movimento usual. Você pode ouvir sons de estalos ou rachaduras enquanto o quiroprático move as articulações durante a sessão de tratamento.

APÓS O PROCEDIMENTO DA QUIROPRAXIA

Algumas pessoas experimentam efeitos colaterais menores por alguns dias após o ajuste quiroprático.

Isso pode incluir, por exemplo: dor de cabeça, fadiga ou dor nas partes do corpo que foram tratadas.