CACAU TURBINE SEUS CÉREBRO E SUA SAÚDE COM ELE
Acredita-se que o cacau tenha sido usado pela primeira vez pela civilização maia da América Central.
Foi introduzido na Europa pelos conquistadores espanhóis no século 16 e rapidamente se tornou popular como medicamento para a promoção da saúde.
O cacau em pó é feito esmagando os grãos de cacau e removendo a gordura ou a manteiga de cacau.
Hoje, o cacau é mais famoso por seu papel na produção de chocolate. No entanto, pesquisas modernas revelaram que ele, certamente contém compostos importantes que podem beneficiar sua saúde.
O cacau contém mais antioxidantes fenólicos do que a maioria dos alimentos.
Flavonóides, incluindo catequina, epicatequina e procianidinas predominam na atividade antioxidante.
A estrutura tricíclica dos flavonóides determina os efeitos antioxidantes que eliminam as espécies reativas de oxigênio, quelam Fe2 + e Cu +, inibem enzimas e aumentam as defesas antioxidantes.
O conteúdo de epicatequina do cacau é o principal responsável por seu impacto favorável no endotélio vascular via seu efeito na suprarregulação aguda e crônica da produção de óxido nítrico.
Outros efeitos cardiovasculares são mediados pelos efeitos antiinflamatórios dos polifenóis e modulados pela atividade do NF-κB. Estudo científico AQUI
MECANISMOS DE AÇÃO
Os flavonóides (uma classe de flavonóides) presentes no cacau aumentam a produção de óxido nítrico (NO) pelos vasos sanguíneos, o que leva, consequentemente ao seu alargamento e aumento do fluxo sanguíneo.
Ele exerce suas propriedades antioxidantes devido aos flavonóides, que diminuem a produção de radicais livres e previnem o dano oxidativo.
A epicatequina e a catequina cruzam a barreira hematoencefálica e localizam-se em certas áreas do cérebro, potencialmente fornecendo proteção a esse órgão e melhorando a função cognitiva.
Os flavonóis também retardam a digestão e a absorção de carboidratos, o que, certamente ajuda a equilibrar os níveis de glicose no corpo.
MANTEIGA DE CACAU
A manteiga de cacau é a gordura extraída dos grãos.
Alguns de seus componentes incluem os aminoácidos arginina e leucina, ácidos graxos, como os ácidos oleico, esteárico e palmítico, teobromina e cafeína, entre outros.
A manteiga de cacau não contém polifenóis e, portanto, não tem os mesmos benefícios potenciais para a saúde que o cacau.
TIPOS DE GRÃOS
Existem três subespécies da planta do cacau, com base em sua origem geográfica:
1.cacau crioulo ou cacau nobre: originário do Equador e da Venezuela.
As sementes deste cacaueiro são brancas, muito perfumadas e pouco amargas; devido à baixa produtividade da planta, os grãos são usados apenas para produzir chocolate da mais alta qualidade;
2. Estranho ou cacau de consumo: originário da África Ocidental e do Brasil.
Suas sementes são de cor marrom-arroxeada, com sabor forte e amargo.
Por ser uma árvore frutífera e muito encontrada, cerca de 80% do cacau produzido no mundo é proveniente dessa variedade;
3. Trinitário: é um híbrido entre o cacau crioulo e o cacau estranho, possui características intermediárias entre os dois e pode ser encontrado no México, Caribe, Colômbia e Venezuela.
BENEFÍCIOS DO CACAU
1. CORAÇÃO
Ele contém mais de 700 compostos conhecidos. E, pelo que sabemos, pode haver muitos mais que permanecem desconhecidos.
De particular interesse para os cientistas são os compostos antioxidantes do cacau.
Os antioxidantes são compostos que as plantas fabricam para evitar que suas próprias células sejam destruídas prematuramente devido à exposição ao calor, luz, ar, umidade e tempo.
No corpo humano, muitos desses compostos impedem que as espécies reativas de oxigênio (ROS) destruam as células e causem envelhecimento prematuro e doenças.
A doença cardiovascular, é certamente a principal causa de morte em adultos. Os polifenóis do cacau são cardioprotetores de duas maneiras.
Eles ajudam a reduzir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou o chamado ‘colesterol ruim.
A oxidação do LDL é considerada um fator importante na promoção da doença coronariana, principalmente ataque cardíaco e derrame. Além disso, os polifenóis inibem a aglomeração das plaquetas sanguíneas.
Este processo de aglomeração, chamado agregação, leva à aterosclerose, endurecimento das artérias.
2. MENTE E HUMOR
Ele é rico em agentes que aumentam a produção de várias substâncias químicas para o bem-estar do cérebro, principalmente a serotonina e a dopamina.
Isso significa que o cacau possui propriedades antidepressivas e que aumentam o humor.
Dos compostos modificadores do humor no cacau, um é PEA, ou fenetilamina.
Este produto químico, que ocorre no chocolate em pequenas quantidades, estimula o sistema nervoso e desencadeia a liberação de compostos semelhantes ao ópio, conhecidos como endorfinas.
Também potencializa a atividade da dopamina, um neuroquímico diretamente associado à excitação e ao prazer sexual.
A fenetilamina aumenta no cérebro quando nos apaixonamos e durante o orgasmo.
Além disso, o cacau aumenta a sensação de bem-estar, aumentando os níveis cerebrais de serotonina, a chamada substância química para o bem-estar do cérebro.
Por essa razão, o cacau fornece um impulso de humor altamente desejável para as mulheres durante a TPM e a menstruação, quando os níveis de serotonina costumam cair.
3. REDUZ A PRESSÃO ALTA
Uma pesquisa mostra mudanças positivas na pressão arterial sistólica e diastólica como consequência do consumo de produtos à base de cacau em vez de chá preto e verde.
Essas mudanças favoráveis são atribuídas à presença de antioxidantes que estimulam a produção de óxido nítrico, que ajuda a manter os vasos sanguíneos relaxados.
Além disso, isso ajuda a manter um sistema circulatório saudável.
4.ALIVIA ASMA BRÔNQUICA
Os grãos contêm xantina e teofilina, que ajudam a relaxar os espasmos brônquicos e a abrir os tubos brônquicos contraídos. Isso lhe confere propriedades antiasmáticas e é valioso na cura de várias alergias, incluindo asma e falta de ar.
5.ENERGIA
Ricos em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do grupo B, os grãos de cacau podem ser considerados verdadeiros suplementos dietéticos.
Além disso, a presença de teobromina (um alcalóide com efeito vasodilatador) junto com a da cafeína (em uma porcentagem muito pequena) estimula o sistema nervoso.
6. ESTIMULANTE DO METABOLISMO
As citocinas (antioxidantes da família dos flavonóides), também presentes no chá verde e no vinho, aceleram o metabolismo das gorduras e açúcares, atuando como coadjuvantes na manutenção do peso corporal.
7. BENEFICIA O INTESTINO
Ele ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que, certamente servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
8. ANTIENVELHECIMENTO
Seus polifenóis agem como neutralizante dos radicais livres, inclusive na pele, impedindo o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao sol.
9.CONTROLA CORRIMENTOS VAGINAIS
O triptofano, contido nele, protege as mulheres contra os corrimentos vaginais, melhorando inclusive a lubrificação.
10. PREVINE CONTRA O CÂNCER
O cacau demonstrou efeitos positivos na inibição do crescimento de células cancerosas sem afetar o crescimento de células saudáveis normais.
Estudos forneceram evidências sobre as qualidades quimiopreventivas e antiproliferativas exercidas pelos flavonoides presentes neste alimento.
Esses efeitos curativos se mostraram extremamente valiosos no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e câncer de próstata.
COMO UTILIZAR O CACAU
O cacau em pó é o mais natural, não sofrendo acréscimo de outros ingredientes em sua composição, como açúcar, por exemplo.
Com mais benefícios à saúde, possui mais sólidos de cacau e menos manteiga, porém é mais amargo e de sabor intenso de chocolate – muito utilizado em brownies e bolos.
Já em pó alcalinizado sofre um processo que neutraliza os seus ácidos naturais, o que faz com que tenha um sabor mais suave.
Esse processo reduz os compostos antioxidantes, fazendo com que se torne menos saudável.
Os dois tipos não são totalmente substituíveis entre si, já que o em pó alcalinizado tem um pH neutro e é mais indicado para receitas que utilizem fermento em pó.
Já o em pó natural pode ser utilizado em receitas que utilizem bicarbonato, já que ele reage com a substância, fazendo com que a massa cresça mais.
Seja o primeiro a comentar!