ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS

ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS - ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS
ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS

A acupuntura é uma forma de tratamento que envolve a inserção de agulhas muito finas na pele de uma pessoa em pontos específicos do corpo, em várias profundidades.

Um acupunturista inserirá agulhas no corpo de uma pessoa com o objetivo de equilibrar sua energia.

Alega-se que isso pode ajudar a aumentar o bem-estar e curar algumas doenças.

As condições para as quais é usado incluem diferentes tipos de dor, como por exemplo: dores de cabeça , problemas de pressão arterial e tosse convulsa.

A medicina tradicional chinesa explica que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares de “yin” e “yang” da força vital conhecida como “qi”, pronunciada “chi”.

Diz-se que a doença é conseqüência de um desequilíbrio das forças.

Diz-se que o Qi flui através dos meridianos, ou caminhos, no corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia são acessíveis através de 350 pontos de acupuntura no corpo.

Os pesquisadores não entendem completamente como ela pode funcionar, mas existem inúmeras teorias.

Uma teoria é que a acupuntura funciona estimulando a liberação de endorfinas, os produtos químicos naturais para aliviar a dor do corpo.

Diz-se também que ela influencia o sistema nervoso autônomo (que controla as funções corporais) e a liberação de substâncias químicas que regulam o fluxo e a pressão sanguínea, reduzem a inflamação e acalmam o cérebro.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA - ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS
BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA

BENEFÍCIOS

A acupuntura é útil no tratamento de uma variedade de condições de saúde, incluindo, por exemplo:

TÉCNICAS ADICIONAIS

Seu acupunturista pode usar técnicas adicionais durante sua sessão, incluindo, por exemplo:

1.Moxabustão . Também conhecida como “moxa”, a moxabustão envolve o uso de paus aquecidos (feitos de ervas secas) mantidos próximos às agulhas de acupuntura para aquecer e estimular os pontos de acupuntura.

2.Copos de vidro. Os copos de vidro são aplicados na pele para que haja um efeito de sucção. Na teoria da MTC, a escavação é usada para aliviar a estagnação do qi e do sangue.

3.Ervas. Ervas chinesas podem ser dadas na forma de chás, pílulas e cápsulas.

4.Eletroacupuntura. Um dispositivo elétrico é conectado a duas a quatro agulhas de acupuntura, fornecendo uma corrente elétrica fraca que estimula as agulhas de acupuntura durante o tratamento.

5.Acupuntura a laser. Usada para estimular pontos de acupuntura sem o uso de agulhas.

EFEITOS COLATERAIS DA ACUPUNTURA - ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS
EFEITOS COLATERAIS DA ACUPUNTURA

A lesão grave mais comum relatada pelas agulhas tem sido a punção acidental do pulmão, que resulta em um colapso parcial do pulmão chamado pneumotórax.

A infecção mais comum relatada nos tratamentos de acupuntura é a hepatite viral , uma infecção potencialmente séria no fígado.

Outros efeitos colaterais incluem infecções bacterianas localmente no local de inserção da agulha na pele e em outras partes do corpo.

Geralmente, os efeitos colaterais parecem estar relacionados à falta de higiene e treinamento do acupunturista, por exemplo.

Como em qualquer tratamento, a acupuntura apresenta alguns riscos, sendo os mais comuns dor e sangramento pela inserção de agulhas de acupuntura.

Outros efeitos adversos podem incluir erupções cutâneas, reações alérgicas, hematomas, dor, sangramento, náusea, tontura, desmaio ou infecções, por exemplo.

Para reduzir o risco de efeitos adversos graves, a acupuntura deve sempre ser administrada por um profissional licenciado e adequadamente treinado, usando agulhas estéreis e descartáveis.

ACUPUNTURA AURICULAR - ACUPUNTURA CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS
ACUPUNTURA AURICULAR

A acupuntura auricular, às vezes é usada durante o tratamento para perda de peso, cessação do tabagismo, vícios e ansiedade, por exemplo.

Embora a duração da sessão de acupuntura possa variar de alguns minutos a mais de uma hora, a duração típica do tratamento é de 20 a 30 minutos.
A visita inicial pode levar até 60 minutos.

Após o tratamento, algumas pessoas se sentem relaxadas (ou até sonolentas), enquanto outras se sentem enérgicas.

Se sentir algum sintoma incomum, consulte o seu médico.

COMO A ACUPUNTURA É REALIZADA

As primeiras agulhas eram feitas de pedra polida e afiada na era da pedra.

No entanto, hoje os acupunturistas empregam agulhas de aço inoxidável de uso único, tão finas quanto uma mecha de cabelo.

Os médicos primeiro palpam certas áreas do corpo para determinar quais precisam de agulhas. Em seguida, é tomado cuidado para ajudar os pacientes a relaxar, para que o tratamento seja mais eficaz.

As agulhas não foram projetadas para penetrar nas artérias ou veias – pense nelas como o formato de uma agulha de pinheiro.

Uma vez inseridos nos músculos, eles são estimulados pelo movimento ou por um dispositivo de pulso eletrônico.

A maioria das pessoas não sente nada quando é inserida. Com a estimulação, os pacientes podem sentir um peso, algo como uma dor muscular, mas não dor.

Todos respondem diferentemente ao tratamento. Pode demorar algumas ou até 10 sessões para eliminar os sintomas.

Depois que os sintomas são aliviados, não são necessárias mais sessões. Condições crônicas podem exigir um número maior de tratamentos.