CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A cistite é uma inflamação da bexiga. A inflamação é onde parte do seu corpo fica irritada, vermelha ou inchada, por exemplo.

Na maioria dos casos, a causa da cistite é uma infecção do trato urinário (ITU). Uma ITU acontece quando as bactérias entram na bexiga ou na uretra e começam a se multiplicar.

Isso também pode acontecer com bactérias naturais do corpo que se tornam desequilibradas. Essas bactérias levam a uma infecção e, portanto, causam inflamação.

A cistite nem sempre vem de uma infecção.

Por exemplo, certos medicamentos e produtos de higiene também podem causar inflamação.

É um tipo comum de infecção do trato urinário (ITU) , principalmente em mulheres, e geralmente é mais um incômodo do que um motivo de séria preocupação.

Casos leves geralmente melhoram sozinhos dentro de alguns dias.

Mas algumas pessoas experimentam episódios de cistite com frequência e podem precisar de tratamento regular ou a longo prazo.

Também há uma chance de que a cistite possa levar a uma infecção renal mais grave em alguns casos, por isso é importante procurar aconselhamento médico se seus sintomas não melhorarem.

A cistite é mais comum em mulheres devido à sua uretra mais curta. No entanto, homens e mulheres estão em risco para essa condição.

SINTOMAS DA CISTITE - CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA CISTITE

Os sinais e sintomas da cistite geralmente incluem, por exemplo:

• Um desejo forte e persistente de urinar
  • Uma sensação de queimação ao urinar
  • Passagem frequente de pequenas quantidades de urina
  • Sangue na urina (hematúria)
  • Urina turva ou com cheiro forte
  • Desconforto pélvico
  • Uma sensação de pressão na parte inferior do abdome
  • Febre baixa

Em crianças pequenas, novos episódios de umedecimento acidental durante o dia também podem ser um sinal de infecção do trato urinário (ITU). É provável que o xixi noturno por conta própria não esteja associado a uma UTI.

TIPOS E CAUSAS DA CISTITE

A cistite pode ser aguda ou intersticial. Cistite aguda é um caso de cistite que ocorre subitamente.

A cistite intersticial (CI) é um caso crônico ou de longo prazo de cistite que afeta várias camadas de tecido da bexiga.

A cistite aguda e intersticial tem uma variedade de causas possíveis. A causa desta patologia determina o tipo. A seguir estão os tipos de cistite:

1.Cistite bacteriana

A cistite bacteriana ocorre quando as bactérias entram na uretra ou na bexiga e causam uma infecção.

Isso também pode resultar quando bactérias que crescem normalmente em seu corpo se tornam desequilibradas. A infecção leva a cistite ou inflamação na bexiga.

É importante tratar uma infecção da bexiga . Se a infecção espalhar seus rins, pode se tornar um sério problema de saúde.

2.Cistite induzida por drogas

Certos medicamentos podem causar inflamação na bexiga. Os medicamentos passam pelo seu corpo e eventualmente saem pelo sistema urinário.

Alguns medicamentos podem irritar sua bexiga quando eles saem do seu corpo.

Por exemplo, os medicamentos quimioterápicos ciclofosfamida e ifosfamida podem causar cistite.

3.Cistite por radiação

A terapia de radiação é usada para matar células cancerígenas e encolher tumores, mas também pode danificar células e tecidos saudáveis. O tratamento com radiação na área pélvica pode, portanto, causar inflamação na bexiga.

4.Cistite de corpo estranho

O uso contínuo de um cateter, um tubo usado para facilitar a liberação de urina da bexiga, pode aumentar o risco de infecção bacteriana e danificar os tecidos do trato urinário.

Bactérias e tecidos danificados podem causar inflamação.

5.Cistite química

Certos produtos de higiene podem irritar sua bexiga. Os produtos que podem causar cistite incluem, por exemplo:

• Geléias espermicidas
  • Uso de um diafragma com espermicida
  • Sprays de higiene feminina
  • Produtos químicos de um banho de espuma
  • Cistite associada a outras condições

Às vezes, a cistite ocorre como um sintoma de outras condições médicas, como por exemplo:

• Pedras nos rins
  • HIV
  • Próstata aumentada
  • Lesões na coluna

O diagnóstico é baseado na presença de dor pélvica crônica além de pressão, dor ou desconforto vesical e um ou mais sintomas como urgência urinária ou frequência miccional, por exemplo.

A queixa mais comum é de dor em hipogástrio associada a sintomas urinários irritativos: urgência, frequência, disúria e noctúria.

Podem também estar presentes: dispareunia e dor na vagina. Doenças psiquiátricas são mais comuns nessas pacientes, o que muitas vezes pode dificultar o diagnóstico. A frequência miccional diurna aumentada, o baixo volume miccional e a presença de noctúria são achados característicos .

A exclusão de outras doenças como por exemplo: carcinoma de bexiga, doenças infecciosas (infecção urinária, chlamydia trachomatis, micoplasma, herpes vírus, HPV), prolapsos, endometriose, candidíase vaginal, divertículo, câncer ginecológico, retenção urinária, dor relacionada ao nervo pudendo ou à musculatura do assoalho pélvico, deve ser feita.

Isso pode ser pode ser realizado através da anamnese, exame físico, exame comum de urina, urocultura, volume residual pós miccional, cistoscopia e biópsia da bexiga, se necessário.

Na cistoscopia podemos encontrar glomerulações e/ou úlcera de Hunner. As evidências histológicas positivas para SBD incluem infiltrado inflamatório e/ou tecido de granulação e/ou presença de mastócitos (detrusor mastocytosis) e/ou fibrose intrafascicular.

TRATAMENTOS - CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTOS PARA CISTITE

TRATAMENTO PARA CISTITE

Algumas medidas comportamentais devem ser instituídas,como por exemplo:

Evitar ficar longos períodos sem urinar
Tomar líquidos em quantidades apropriadas, consequentemente irá ajudar (especialmente em dias quentes).

Combater a constipação intestinal (“intestino preso”)

Fazer a adequada higiene da genitália

Estimular a prática de exercícios físicos

Aliado a antibióticos podemos utilizar tratamentos naturais para combater a esta patologia, como por exemplo:

1.Beber bastante água

Medidas que aumentem a frequência urinária ajudam no tratamento e eliminação das bactérias da infecção urinária mais rápido, sendo um tratamento caseiro fácil de seguir.

É importante que o paciente beba líquidos mantendo a urina clara.

2. Cranberry

Essa frutinha comum nos países mais frios é uma grande aliada do tratamento caseiro da infecção urinária.

Cranberries e mirtilos contêm compostos chamados proantocianidinas, que apresentam ação inibitória sobre o crescimento de bactérias como a Escherichia coli. Elas também dificultam a adesão dessas bactérias na parede do trato urinário.

3. Melancia

Além de ser uma fruta riquíssima em água, o que ajuda a aumentar a frequência urinária, a melancia tem um bom aporte de vitamina C, o que a torna um tratamento caseiro para infecção urinária interessante.

É frequentemente usada para combater os sintomas da infecção urinária, pois contribui em inibir o crescimento de bactérias.

4. Chá de carqueja

O chá de carqueja também é um poderoso diurético, o que por si só já ajuda a limpar as vias urinárias. Seu componentes antioxidantes também a tornam um ótimo anti-inflamatório

5. Uva ursina

A uva ursina é uma planta medicinal arbustiva da qual se usam as folhas na preparação de remédios fitoterápicos para os casos de cistite e inflamação do trato urinário.

A uva ursina pode ser utilizada, portanto, para a preparação de infusões ou associado com outros remédios naturais, tais como extractos de arando, por exemplo.