AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE

AGROTÓXICOS PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE.. - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE

Se os créditos de agrotóxicos e pesticidas incluem maior potencial econômico em termos de aumento da produção de alimentos e fibras e melhoria de doenças transmitidas por vetores, seus débitos resultaram, portanto, em sérias implicações para a saúde do homem e do meio ambiente.


Atualmente, existem evidências esmagadoras de que alguns desses produtos químicos representam, certamente, um risco potencial para os seres humanos e outras formas de vida e efeitos colaterais indesejados ao meio ambiente.


As mortes e doenças crônicas em todo o mundo devido ao envenenamento por pesticidas são de cerca de 1 milhão por ano .

Os pesticidas podem contaminar o solo, a água, a grama e outras vegetações.


Além de matar insetos ou ervas daninhas, os pesticidas podem ser tóxicos para uma série de outros organismos, incluindo pássaros, peixes, insetos benéficos e plantas não-alvo.


Os inseticidas geralmente são a classe de pesticidas mais tóxicos, mas os herbicidas também podem representar riscos para os organismos não-alvo.

AGROTÓXICOS EFEITOS NA SAÚDE

EFEITOS NA SAÚDE - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
EFEITOS NA SAÚDE

Os pesticidas têm sido associados a uma infinidade de doenças. A Pesticides Literature Review, que se baseia em estudos conduzidos por uma equipe de pesquisa de várias universidades em Toronto, conclui que “as pessoas devem reduzir sua exposição a pesticidas devido a vínculos com doenças graves.


Os resultados deste estudo encontraram evidências consistentes de sérios riscos à saúde, como como câncer, doenças do sistema nervoso e problemas reprodutivos em pessoas expostas a pesticidas … através da exposição em casa e no jardim “.


Pesquisas semelhantes vincularam a exposição a pesticidas ao aumento da presença de distúrbios neurológicos, doença de Parkinson, leucemia infantil, linfoma, asma e muito mais.

William Baue, da Children’s Health Environmental Coalition, diz que “embora muitos pesticidas se decomponham rapidamente quando expostos à luz e ao calor externos, em um ambiente interno eles podem persistir, às vezes por anos, enterrados em fibras de carpete, móveis e brinquedos de pelúcia”.

Portanto, as pessoas que usam pesticidas ou entram regularmente em contato com eles devem entender a toxicidade relativa, os possíveis efeitos à saúde e, certamente, as medidas preventivas para reduzir a exposição aos produtos que usam.

TOXICIDADE AGUDA E EFEITOS AGUDOS DE AGROTÓXICOS

A toxicidade aguda de um pesticida refere-se à capacidade do produto químico de causar danos a uma pessoa ou animal a partir de uma única exposição, geralmente de curta duração.


Os efeitos nocivos que ocorrem a partir de uma única exposição por qualquer via de entrada são denominados “efeitos agudos”. As quatro vias de exposição são dérmica (pele), inalação (pulmões), oral (boca) e olhos.


A toxicidade aguda é determinada examinando a toxicidade dérmica, a toxicidade por inalação e a toxicidade oral dos animais em teste. Além disso, a irritação ocular e da pele também é examinada.

TOXICIDADE CRÔNICA E EFEITOS CRÔNICOS

A toxicidade crônica de um pesticida é determinada submetendo os animais de teste à exposição a longo prazo ao ingrediente ativo. Quaisquer efeitos nocivos que ocorram a partir de pequenas doses repetidas ao longo de um período de tempo são denominados “efeitos crônicos”.


Os efeitos crônicos suspeitos da exposição a certos pesticidas incluem defeitos de nascimento, toxicidade para o feto, produção de tumores benignos ou malignos, alterações genéticas, distúrbios do sangue, distúrbios nervosos, distúrbios endócrinos e efeitos na reprodução.


A toxicidade crônica de um pesticida é mais difícil do que a toxicidade aguda para determinar através de análises laboratoriais.

SINTOMAS DE ENVENENAMENTO POR AGROTÓXICOS E PESTICIDAS

SINTOMAS DE ENVENENAMENTO POR PESTICIDAS - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
SINTOMAS DE ENVENENAMENTO POR PESTICIDAS

Os sintomas do envenenamento por pesticidas podem variar de uma leve irritação da pele ao coma ou até à morte. Diferentes classes ou famílias de produtos químicos causam diferentes tipos de sintomas.


Os indivíduos também variam em sua sensibilidade a diferentes níveis desses produtos químicos. Algumas pessoas podem não apresentar reação a uma exposição que possa causar doenças graves em outras.


Devido a possíveis problemas de saúde, os usuários e manipuladores de pesticidas devem , certamente, reconhecer os sinais e sintomas comuns do envenenamento por pesticidas.

 

Os efeitos, ou sintomas, do envenenamento por pesticidas podem ser amplamente definidos como tópicos ou sistêmicos. Os efeitos tópicos geralmente se desenvolvem no local do contato com pesticidas e resultam das propriedades irritantes do pesticida (ingrediente ativo e / ou inerte) ou de uma resposta alérgica da vítima.

Dermatite, ou inflamação da pele, é aceita como o efeito tópico provavelmente mais comumente relatado associado à exposição a pesticidas.

Os efeitos sistêmicos são bem diferentes dos efeitos tópicos. Eles geralmente ocorrem fora do ponto de contato original como resultado do pesticida sendo absorvido e distribuído por todo o corpo.


Os efeitos sistêmicos geralmente incluem náusea, vômito, fadiga, dor de cabeça e distúrbios intestinais.


Em casos avançados de envenenamento, o indivíduo pode sofrer alterações na freqüência cardíaca, dificuldade em respirar, convulsões e coma, o que pode, provavelmente levar à morte.

COMO DESINTOXICAR DE AGROTÓXICOS

COMO DESINTOXICAR - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
COMO DESINTOXICAR

As medidas de desintoxicação após o envenenamento são cruciais, independentemente de a exposição ser intencional, acidental ou ocupacional.


O reconhecimento de envenenamento é fácil quando o paciente sabe a que pesticida foi exposto ou quando os sintomas são típicos. No entanto, o envenenamento pode não ser claro se o paciente apresentar sintomas generalizados.


Portanto, juntamente com os procedimentos para encerrar a contaminação, deve haver uma investigação com os familiares e as pessoas presentes no momento da contaminação, além de informações sobre o atendimento ao paciente.


Esses indivíduos serão questionados sobre a maneira como o paciente foi exposto ao contaminante e sobre a possibilidade de intoxicação simultânea com outros venenos.

Juntamente com essas etapas de reconhecimento, a detecção analítica de pesticidas certamente é obrigatória.

 

MÉTODOS DE DESCONTAMINAÇÃO DEVEM SER COMBINADOS


Os métodos de descontaminação devem ser combinados com o cuidado e manutenção dos sinais vitais e a administração de antídotos.

Existem métodos para descontaminar pacientes envenenados por via gastrointestinal. A lavagem gástrica é extremamente invasiva e agressiva ao organismo, sendo indicada apenas em casos potencialmente fatais.


O método catártico, que provoca a evacuação para forçar a excreção do pesticida, não é adequado quando o envenenamento provoca diarréia. A administração de adsorventes é uma alternativa – os adsorventes podem se ligar ao agente tóxico, para formar um composto estável.


Este composto não é absorvido pelo trato gastrointestinal e é subsequentemente excretado pelas fezes.

No caso de exposição cutânea, é necessário iniciar o processo de descontaminação colocando o paciente sob um chuveiro e usando água e sabão para remover os produtos químicos da pele, cabelos, unhas, canais auditivos e outras partes do corpo possivelmente contaminadas.


Se ocorrer contato pela via ocular, certamente é essencial enxaguar os olhos com água limpa em abundância. Todos os materiais e roupas usados pelo paciente no momento da intoxicação, como roupas e sapatos, devem ser removidos.

ALIMENTOS COM MENOR TEOR DE AGROTÓXICOS

ALIMENTOS COM MENOR TEOR DE AGROTÓXICOS - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
ALIMENTOS COM MENOR TEOR DE AGROTÓXICOS

O Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental), uma organização sem fins lucrativos que defende as políticas de proteção à saúde global e individual, produz o Shoppers’ Guide to Pesticides in Produce (Guia ao Consumidor sobre o Uso de Pesticidas nos Produtos Agrícolas).

Ele é baseado nos resultados de quase 43 mil testes com pesticidas.

As frutas e hortaliças orgânicas são, por definição, cultivadas sem o uso de pesticidas. Mas algumas pessoas acham o preço dos alimentos orgânicos um absurdo.

Das 43 categorias diferentes de frutas e hortaliças no Guia sobre Pesticidas, os 12 alimentos a seguir apresentaram o menor teor de pesticidas quando cultivados de modo tradicional.
Portanto, eles são os produtos agrícolas de cultivo tradicional mais seguros para consumo:

  • Brócolis
  • Berinjela
  • Repolho
  • Banana
  • Kiwi
  • Aspargos
  • Ervilha-de-cheiro (congelada)
  • Manga
  • Abacaxi
  • Milho doce (congelado)
  • Abacate
  • Cebola

CONSUMA ALIMENTOS ORGÂNICOS

CONSUMA ALIMENTOS ORGÂNICOS - AGROTÓXICOS/PESTICIDAS SEUS EFEITOS NA SAÚDE
CONSUMA ALIMENTOS ORGÂNICOS

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!