Serotonina o que é, e para que serve

Serotonina o que e e para que serve - Serotonina o que é, e para que serve

Olá, tudo bem? Aqui quem fala é a Dra. Sandra Chagas e a minha pergunta para você hoje é: Serotonina para que serve?

Hoje você terá uma SUPERAULA DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA FORTALECER AINDA MAIS A SUA SAÚDE!

O que é a serotonina?

Vou explicar primeiro essa parte, para podermos seguir adiante com outras informações riquíssimas.

A serotonina é um tipo de neurotransmissor enviado ao cérebro e participante das redes neuronais. Tem funções incríveis para a regulação hormonal, para o sono, apetite, ritmo cardíaco, dentre outros.

E principalmente, tem ação associada a neurorregeneração. Olha que incrível.

A neurorregeneração envolve não apenas a neurogênese (a neurogênese se trata de processo de formações de novos caminhos neuronais, ou seja, na formação de novos neurônios ou ainda de glias, sinapses, axônios, dendritos e etc.), gerando assim, novos crescimentos de conexões perdidas e o nascimento de células não neuronais.

Enquanto a neurogênese adulta em humanos só é conhecida por ocorrer definitivamente em algumas regiões precisamente circunscritas do cérebro, o trabalho em outras espécies sugere que a ciência apenas arranhou a superfície do potencial regenerativo completo de nossos próprios sistemas nervosos.

Você já se perguntou qual hormônio é responsável por seu humor e sentimentos?

A serotonina é o principal hormônio que estabiliza nosso humor, sensação debem-estar e felicidade.

Este hormônio afeta todo o seu corpo. Ele permite que as células cerebrais e outras células do sistema nervoso se comuniquem umas com as outras.

Ela também ajuda no sono, alimentação e digestão. No entanto, se o cérebro tiver pouca serotonina, isso pode levar à depressão. Se o cérebro tiver muita serotonina, isso pode levar a uma atividade excessiva das células nervosas. Também ajuda a reduzir a depressão, regular a ansiedade e manter a saúde óssea.

Como seu corpo usa a serotonina?

Seu corpo usa a serotonina de várias maneiras:

Humor

A serotonina está no cérebro. Acredita-se que ela regule o humor, a felicidade e a ansiedade. Níveis baixos de serotonina estão ligados à depressão, enquanto níveis elevados do hormônio podem diminuir a excitação.

Evacuações

Ela é encontrada no estômago e nos intestinos. Ajuda a controlar as funções e os movimentos intestinais.

Náusea de serotonina aumenta no seu corpo, para ajudar a remover alimentos ruins ou outras substâncias nocivas. Também é aumentada no sangue sempre quando necessária, o que estimula a parte do cérebro que controla as náuseas.

Dormir

Ela é responsável por estimular as partes do cérebro que controlam o sono e a vigília. O fato de você dormir ou acordar depende da área que é estimulada e de qual receptor de serotonina é usado.

Coagulação sanguínea

Ela é liberada para ajudar a curar feridas. A serotonina provoca o estreitamento das artérias minúsculas, o que ajuda a formar coágulos sanguíneos.

Saúde óssea

Ter níveis muito elevados de serotonina nos ossos pode levar à osteoporose, o que torna os ossos mais fracos.

Como a serotonina afeta sua saúde mental?

Ela ajuda a regular seu humor naturalmente. Quando seus níveis de serotonina estão em um nível normal, você deve se sentir mais concentrado, emocionalmente estável, mais feliz e mais calmo.

Quais são os problemas associados aos baixos níveis de serotonina?

Os baixos níveis dela estão frequentemente associados a muitos distúrbios comportamentais e emocionais.

Estudos demonstraram que níveis baixos de serotonina podem levar à depressão, ansiedade, comportamento suicida e transtorno obsessivo-compulsivo.

Se você tiver algum desses pensamentos ou sentimentos, consulte um profissional de saúde imediatamente. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais rápido você verá melhorias.

Quais são os problemas associados aos altos níveis de serotonina?

A síndrome da serotonina pode ocorrer quando você toma medicamentos que aumentam a ação dela, levando a efeitos colaterais.

O excesso de serotonina pode causar sintomas leves, como tremores, sudorese intensa, confusão, inquietação, dores de cabeça, pressão alta, músculos contraídos e diarreia.

Os sintomas mais graves incluem febre alta, inconsciência, convulsões ou batimento cardíaco irregular.

Felizmente, há muitas maneiras de se tornar mais saudávelINCLUSIVE EU ENSINO O PASSO A PASSO EM MEU LIVRO DIGITAL QUE VOCÊ PODE LER DAÍ MESMO DO SEU CELULAR OU COMPUTADOR!

Quer saber muito mais como ter MAIS SAÚDE?

E então DOUTORA: COMO MANTER A SAÚDE NATURALMENTE COM OUTRAS DICAS NATURAIS?

Eu como profissional da área da saúde, desenvolvi um livro digital com muitas dicas orientadoras que vão te ajudar a se manter mais saudável de forma NATURAL!

CONSULTE AQUI E CONHEÇA MELHOR!

Grande abraço!

Dra. Sandra Chagas.

CONHEÇA MINHAS REDES SOCIAIS E ACOMPANHE MAIS DICAS DE SAÚDE!

Compartilhe agora mesmo!

Sobre o autor | Website

Meu lema é: Menos Remédio e Mais Saúde!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!