ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

URTICÁRIA - ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Alergia a caseína – Existem muitos tipos diferentes de caseína, e a caseína encontrada no leite de vaca é a que as pessoas geralmente reagem.

O que é caseína? A ela é uma família de fosfoproteínas que compõem 80% das proteínas do leite de vaca. No entanto, a caseína é encontrada em todo o leite de mamíferos em quantidades variadas, incluindo o leite humano, onde constitui 25 a 45% das proteínas.

É uma proteína completa que fornece todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não podem ser sintetizados naturalmente pelo corpo).

Muitas pessoas são alérgicas a ambas, à caseína ou às proteínas do soro do leite, entretanto os jovens são os mais suscetíveis e a maioria das pessoas a supere.

A alergia ao leite (caseína ou soro) é diferente da intolerância à lactose, uma vez que as proteínas desencadeiam uma resposta de anticorpos à imunoglobulina. Mesmo uma quantidade muito pequena pode desencadear uma resposta alérgica.

DIFERENÇAS ENTRE ALERGIA E INTOLERÂNCIA

Diferenças entre alergia e intolerância ao leite de vaca. A condição alérgica e a intolerância à lactose são situações clínicas frequentemente confundidas até pelos profissionais de saúde.

O agente causador é, para as duas, a ingestão de leite de vaca ou seus derivados.

Uma verdadeira alergia ao leite difere da intolerância à proteína do leite ou da intolerância à lactose. Ao contrário de uma alergia ao leite, a intolerância não interfere no sistema imunológico.

Ou seja, a intolerância ao leite requer um tratamento diferente do que uma verdadeira alergia ao leite.

De acordo com a Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (ESPGHAN), a alergia à proteína do leite é o tipo de alergia alimentar certamente mais comum durante a infância, com prevalência de sintomas em torno de 6% das crianças menores de 3 anos e de 3,5% em adultos.

Intolerância à lactose – No caso da intolerância à lactose, esta certamente ocorre por falta de enzimas específicas para a digestão e absorção da lactose (açúcar do leite de vaca).

Alergia às proteínas do leite de vaca. Na alergia às proteínas do leite de vaca caseína, lactoglobulina, lactoalbumina, soroalbumina, imunoglobulinas – estas não são reconhecidas pelo sistema imunológico, se tornando, portanto, um agente invasor que o corpo tenta expulsar de si e, consequentemente, os sintomas demonstram esse esforço “de por para fora”: através da pele .

USAR ESTA CAPA SEM SOMBRA - ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Sintomas - ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DE ALERGIA A CASEÍNA

Os sintomas de alergia ao leite, que diferem de uma pessoa para outra, manifestam-se de alguns minutos a algumas horas depois de você ou seu filho tomarem leite ou consumirem laticínios.

Os sinais e sintomas imediatos da alergia ao leite podem incluir por exemplo:

• Urticária
  • Chiado
  • Sensação de coceira ou formigamento ao redor dos lábios ou boca
  • Inchaço dos lábios, língua ou garganta
  • Tosse ou falta de ar
  • Vômito

Sinais e sintomas que podem se manifestar mais tarde incluem por exemplo:

• Fezes moles ou diarréia, que pode certamente conter sangue
  • Cólicas abdominais
  • Secreções nasais líquidas
  • Olhos chorosos
  • Cólica, em bebês
Causas - ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CAUSAS DA ALERGIA A CASEÍNA

Estudos mostram que as principais causas estão relacionadas a por exemplo:

1. fatores genéticos,
2. exposição precoce às proteínas do leite,
3. mudanças dos hábitos alimentares.

O diagnóstico certamente deve ser realizado em 4 etapas:

1) História clínica
2) Exames laboratoriais
3) Dieta isenta das proteínas do leite
4) Teste de Provocação Oral

Em no máximo 4 semanas é possível concluir o diagnóstico da criança se esses 4 passos forem realizados corretamente

Na avaliação diagnóstica das reações adversas a alimentos, a história clínica tem papel fundamental.

O seu valor depende principalmente da capacidade recordatória
dos sintomas pelos pacientes, e da habilidade e sensibilidade do médico em diferenciar as manifestações causadas por hipersensibilidade alimentar daquelas relacionadas a outras condições.

Além disso, com base nas informações obtidas pela anamnese, a investigação laboratorial poderá ser implementada ou não, e muitas vezes, lançando-se mão de exames complementares para confirmação e/ou elucidação diagnóstica. Portanto a avaliação crítica do mecanismo provável da alergia alimentar irá dirigir a solicitação dos exames complementares, quando necessários.
Tratamento - ALERGIA A CASEÍNA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO PARA ALERGIA A CASEÍNA

A alergia à proteína do leite não tem cura, no entanto pode ser controlada com tratamento.

O melhor tratamento para alergia ao leite / caseína é prevenção ou evasão.

Para evitar uma reação alérgica à caseína, você deve seguir uma dieta isenta de caseína,ou seja evitar todos os alimentos que contenham leite ou produtos lácteos.

Bem como os suplementes de caseína.

Evitar produtos lácteos envolve mais do que deixar o seu queijo ou leite de lado. Isso também pode significar deixar de consumir alimentos que tenham sido manuseados com instrumentos que possam conter caseína,  como os equipamentos usados para cortar o queijo, por exemplo.

É  importante em primeiro lugar que o paciente procure a orientação de um nutricionista para que consiga saber exatamente o que comer na sua nova rotina.

Com pequenos cuidados e com a devida atenção aos rótulos dos alimentos, é certamente possível incorporar de forma fácil estes novos hábitos alimentares.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

Todos os tipos de leite de vaca, entre eles o integral, semidesnatado, desnatado, fermentado, sem lactose, condensado, em pó, evaporado e reconstituído.

Os diversos tipos de queijo,como por exemplo:

• Leite de cabra, leite de ovelha,
  • Leite de búfala, creme de leite,
  • Bebida láctea,
  • Molhos para salada,
  • Purê de batatas,
  • Salgadinhos industrializados,
  • Achocolatados (podem conter traços de leite), entre muitos outros.

Alguns tipos de ingredientes derivados do leite também devem ser evitados e podem, portanto, estar presentes em inúmeros produtos industrializados, entre eles a lactoalbumina, lactoglobulina, fosfato de lactoalbumina, caseína, caseína hidrolisada, caseinato de cálcio, caseinato de potássio, caseinato de magnésio, caseinato de sódio, gordura de leite, lactose, proteína de leite hidrolisada, entre muitos outros.

É importante verificar a rotulagem de todos os produtos antes do consumo, pois alguns deles possuem a informação de que “contém traços de leite”.