ANSIEDADE – SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
A ansiedade é uma emoção normal e muitas vezes saudável. No entanto, quando uma pessoa sente regularmente níveis desproporcionais de ansiedade, ela pode se tornar um distúrbio médico.
As pessoas com este transtorno frequentemente têm preocupação e medo intensos, excessivos e persistentes sobre as situações cotidianas.
Muitas vezes, os (TA) envolvem episódios repetidos de sentimentos repentinos de intensa ansiedade e medo ou terror que atingem um pico em questão de minutos (ataques de pânico).
Este transtorno e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados.
Desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como normal naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.
Tais reações exageradas ao estímulo ansiogênico se desenvolvem, mais comumente, em indivíduos com uma predisposição neurobiológica herdada.
A MANEIRA PRÁTICA DE DIFERENCIAR TA NORMAL DE TA PATOLÓGICA
A maneira prática de se diferenciar a TA normal de TA patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não.
Os transtornos ansiosos são quadros clínicos em que esses sintomas são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas (depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, transtorno hipercinético, por exemplo).
A American Psychological Association (APA) define a ansiedade como “uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas, como por exemplo aumento da pressão arterial “.
O termo “transtorno de ansiedade” refere-se a transtornos psiquiátricos específicos que envolvem medo ou preocupação extrema, e inclui transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de pânico e ataques de pânico , agorafobia, transtorno de ansiedade social , mutismo seletivo, ansiedade de separação e fobias específicas.
Ela evoca a mesma resposta de “luta ou fuga” que o estresse, o que significa que, como o estresse, a ansiedade provocará uma inundação de hormônios do estresse como o cortisol projetado para aumentar sua velocidade, reflexos, frequência cardíaca e circulação.
No entanto, o estresse pode ocorrer com sentimentos de raiva, tristeza ou mesmo felicidade e empolgação, por exemplo.
Ela, por outro lado, envolve quase sempre uma sensação de medo, temor ou apreensão.
E enquanto o estresse pode ocorrer devido a uma fonte externa (como uma briga com seu cônjuge), a ansiedade tende a ser uma resposta mais interna.
SINTOMAS DA ANSIEDADE
Os sinais e sintomas mais comuns incluem por exemplo:
- Sentir-se nervoso, inquieto ou tenso
- Ter uma sensação de perigo iminente, pânico ou desgraça
- Ter um ritmo cardíaco aumentado
- Respirar rapidamente (hiperventilação)
- Suar
- Tremer
- Sentir-se fraco ou cansado
- Dificuldade em se concentrar ou pensar em outra coisa que não seja a
- preocupação atual
- Ter problemas para dormir
- Experimentar problemas gastrointestinais (GI)
- Ter dificuldade em controlar a preocupação
- Ter o desejo de evitar coisas que provocam o transtorno
CAUSAS DA ANSIEDADE
Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno, por exemplo:
Traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.
É comum o paciente alternar entre quadros ansiosos e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
Conhecer e reconhecer em si mesmo os sintomas do transtorno é muito importante para buscar ajuda, com o objetivo de que a situação seja controlada o mais breve possível.
DIAGNÓSTICO
Um bom histórico médico e exame físico são essenciais para o diagnóstico inicial de qualquer transtorno de ansiedade, a fim de excluir qualquer outra condição médica significativa e tratável que poderia estar causando os sintomas.
Portanto um histórico familiar de transtornos, ou outra doença psiquiátrica, fortalece os indícios para um caso de desordem de ansiedade.
Uma vez que há grande associação entre este transtorno e outros problemas psiquiátricos, incluindo abuso de drogas e depressão, o exame médico deve incluir a verificação de sinais de uso de drogas intravenosas ou episódios anteriores de auto-flagelação
TRATAMENTOS PARA ANSIEDADE
Uma variedade de medicações de drogarias são usados por causa das suas alegadas propriedade anti-ansiedade. No entanto trazem dependência e vários efeitos colaterais.
Muitos cientistas acreditam que benzodiazepínicos e outros remédios anti-ansiedade são excessivamente prescritos e têm potencial de criar dependência.
Entre os benzodiazepínicos, Xanax (alprazolam) parece ser o com maior potencial de criar dependência devido à sua rápida ação e curta meia-vida na corrente sangüínea.
A interrupção abrupta do uso de qualquer benzodiazepínico pode resultar em ânsia, dor estomacal, câimbra, elevação da ansiedade, insônia, entre outros efeitos.
TRATAMENTOS NATURAIS
1.Cada vez mais, evidências científicas mostram que alimentar sua flora intestinal com bactérias amigas conhecidas como probióticos é extremamente importante para a função cerebral adequada, e isso inclui o bem-estar psicológico e o controle do humor.
Pode parecer estranho que as bactérias em seu intestino possam impactar emoções como a ansiedade, no entanto, é exatamente isso que a pesquisa testemunhou.
O probiótico conhecido como Bifidobacterium longum NCC3001, por exemplo, demonstrou normalizar comportamentos semelhantes a ansiedade em ratos com colite infecciosa
2. Kava Kava é um tratamento herbal popular que ajuda muito em transtornos.
3. Raiz de valeriana e camomila também têm reputação de possuir propriedades sedativa e anti-ansiedade.
4.Terapia cognitiva e de comportamento são as formas de psicoterapia mais populares e eficientes para trata-la.
5. Exercícios e outras atividades físicas também são bons para aliviar.
6.As vitaminas B têm um papel importante na luta contra o estresse, pois são reguladores de humor.
OUTROS TRATAMENTOS NATURAIS
A vitamina B6 ajuda a melhorar o humor e a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que consequentemente diminui a ansiedade.
A vitamina B12 também ajuda o corpo no combate a depressão, estresse e outros transtornos relacionados ao humor
7.Ashwagandha (nome científico: Withania somnifera) é uma erva que pode ser usada como remédio natural para ataques de pânico.
Ela tem a capacidade de estabilizar a resposta do corpo ao estresse e melhor os sintomas da ansiedade destruindo os radicais livres no cérebro.
Além disso, pode ajudar a melhorar o foco, reduzir a fadiga e aliviar os sentimentos.
8.Ácido gama-aminobutírico, ou simplesmente GABA, é um aminoácido responsável por diminui-la e relaxar a musculatura.
Pode ser usado para aliviar a insônia, estabilizar a pressão arterial e reduzir a ansiedade
9.Pratique a meditação mindfulness.
Ela está relacionada à melhoria da saúde mental em uma variedade de doenças, como por exemplo a ansiedade, a depressão e o estresse.
Seja o primeiro a comentar!