DALTONISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
O daltonismo não é uma forma de cegueira, primeiro de tudo é uma deficiência na maneira como você vê as cores.
Se você é daltônico, tem dificuldade em distinguir certas cores, como azul e amarelo ou vermelho e verde.
O daltonismo (ou, mais precisamente, a deficiência de visão colorida) é uma condição herdada que afeta os homens com mais frequência do que as mulheres.
De acordo com Prevenir cegueira, estima-se que 8% dos homens e menos de 1% das mulheres têm problemas de visão colorida.
A deficiência de cor vermelho-verde é a forma mais comum de daltonismo.
Muito mais raramente, uma pessoa pode herdar uma característica que reduz a capacidade de ver tons de azul e amarelo. Essa deficiência de cor azul-amarela geralmente afeta igualmente homens e mulheres.
Esta patologia afeta aproximadamente a cada 1 em 12 homens (8%) e 1 em 200 mulheres (0,5%).
Isso significa que certamente existe um na sua vizinhança ou classe escolar afetada por ele.
A maioria deles é do sexo masculino, porque a forma mais comum chamada daltonismo vermelho-verde (termo que também é enganoso ) é codificada no cromossomo x e, portanto, ligada ao sexo.
Como o daltonismo verde-vermelho é herdado de uma mãe para o filho, um pai, certamente, nunca passa esse tipo de daltonismo para seus filhos.
O termo daltonismo vermelho-verde é frequentemente usado, mas na verdade não é bem correto.
Qualquer tipo de deficiência de visão colorida afeta todo o espectro de cores e, portanto, não pode ser reduzido a apenas determinadas cores.
Existem diferentes graus de daltonismo.
Algumas pessoas com deficiências leves de cores podem ver as cores normalmente com boa luz, mas têm dificuldade com quase nenhuma luz.
Outros não conseguem distinguir certas cores sob nenhuma luz.
A forma mais severa de daltonismo, na qual tudo é visto em tons de cinza, é incomum. O daltonismo geralmente afeta os dois olhos igualmente e permanece estável ao longo da vida.
O daltonismo é geralmente algo que você tem desde o nascimento, mas também pode obtê-lo mais tarde na vida.
TIPOS E CAUSAS DE DALTONISMO
O daltonismo, também chamado de deficiência de visão colorida (DCV), abrange uma variedade de causas e condições e é realmente bastante complexo.
Geralmente, quando as pessoas falam sobre daltonismo, estão se referindo às formas mais comuns de daltonismo vermelho-verde, que são condições genéticas, herdadas por homens e mulheres, causadas por um gene recessivo no cromossomo X.
Existem três fotorreceptores na retina humana sensíveis a cores cuja reação química e sinal elétrico passam a ser interpretados como cores.
Os três cones são nomeados cones S, M e L porque são sensíveis aos comprimentos de onda curtos (S), médios (M) e longos (L) visíveis ao olho humano.
Esses cones geralmente são chamados de cones azuis, verdes e vermelhos porque se correlacionam aproximadamente aos comprimentos de onda azuis, verdes e vermelhos.
O daltonismo vermelho-verde pode ser dividido em dois tipos principais: Protan ( “pró-bronzeado” ), que é uma anomalia dos cones “L”, responsáveis principalmente pela visualização das cores vermelhas.
E Deutan ( “do-tan” ), que é uma anomalia do tipo cone “M”, responsável principalmente pela visualização das cores verdes.
Essa anomalia tem um alcance bastante variado, desde apenas uma leve mudança ou alteração na sensibilidade vermelha ou verde chamada Protanomaly ou Deuteranomaly , até a completa ausência de um dos fotopigmentos do cone, chamados Protanopia ou Deuteranopia.
Existem também outros tipos desta patologia.
Por exemplo, daltonismo azul-amarelo , chamado Tritanomaly / Tritanopia , e condições chamadas acromatopsia e monocromacia.
Dependendo da condição, alguns podem ser adquiridos geneticamente ou mais tarde na vida, resultado de doença, trauma ou também até de alguns medicamentos.
Se você não tiver certeza sobre o tipo de deficiência de visão colorida que você tem, um diagnóstico completo pode ser realizado por um optometrista qualificado, oftalmologista ou cientista de visão de cores usando testes especiais.
Daltonismo e uso de computadores na educação a distância.
SINTOMAS
Dificuldade para enxergar cores e suas diferentes tonalidades e brilhos de maneira normal.
-Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes.
Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas podem nem perceber que são daltônicas.
Mas, parece muito comum que os pais notem sinais deste problema quando uma criança está aprendendo a diferenciar as cores.
DIAGNÓSTICO
Após a suspeita do problema, é preciso consultar um oftalmologista, que irá aplicar os testes necessários.
A criança deve passar por um exame oftalmológico completo que, entre outras funções, inclui a avaliação do senso cromático.
Atualmente, a maioria dos testes realizados aplica-se a crianças a partir de três anos e trabalha com sequências de cores e números, que, certamente exigem conhecimento prévio para nomear os elementos.
Normalmente, já se pode começar a observar se uma criança tem daltonismo a partir dos 3 anos de idade, pois é na fase em que começam a caracterizar o mundo por tonalidades.
Os possíveis testes são: Anomaloscópio de Nagel, Lãs de Holmgren e teste de cores de Ishihara.
TRATAMENTO PARA DALTONISMO
Ainda não existem tratamentos para a cura do daltonismo. No entanto, existem óculos com lentes especiais que os portadores podem utilizar para ter uma melhor convivência com a doença.
Seja o primeiro a comentar!