DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A dermatite seborréica é uma condição comum da pele que afeta principalmente o couro cabeludo.

Causa manchas escamosas, pele vermelha e caspa teimosa.

A dermatite seborréica também pode afetar áreas oleosas do corpo, como por exemplo: rosto, lados do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito.

No entanto, ela pode desaparecer sem tratamento. Ou você pode precisar de muitos tratamentos repetidos antes que os sintomas desapareçam.

E eles podem voltar mais tarde. A limpeza diária com sabão e xampu suaves pode ajudar a reduzir a oleosidade e o acúmulo de pele morta.

A dermatite seborréica também é chamada de caspa, eczema seborreico e psoríase seborreica.

Para bebês, a condição é conhecida como tampa do berço e causa manchas escamosas e duras no couro cabeludo.

Pessoas de qualquer idade podem desenvolver dermatite seborreica, incluindo bebês (conhecido como “berço”).

No entanto, geralmente afeta adultos entre 30 e 60 anos de idade e crianças menores de 3 meses.

A dermatite seborréica é um distúrbio inflamatório crônico que afeta áreas da cabeça e tronco onde as glândulas sebáceas são mais proeminentes.

Leveduras lipofílicas do gênero Malassezia, bem como fatores genéticos, ambientais e de saúde em geral, contribuem para esse distúrbio.

A seborreia no couro cabeludo varia de caspa leve a escala densa, difusa e aderente. A seborreia facial e do tronco é caracterizada por escamação em pó ou oleosa nas dobras da pele e nas margens do cabelo.

spray 315164 640 - DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
GATILHOS

Os gatilhos comuns para a dermatite seborreica incluem, por exemplo:

• Estresse
  • Alterações hormonais ou doença
  • Detergentes, solventes, produtos químicos e sabões ásperos
  • Tempo frio e seco
  • Medicamentos como psoraleno, interferon e lítio

A etiologia da dermatite seborreica permanece desconhecida, no entanto,muitos fatores, inclusive hormonais, tenham sido implicados.

Esse distúrbio inflamatório crônico da pele geralmente se limita às áreas da cabeça e do tronco onde as glândulas sebáceas são mais proeminentes.

Quando a dermatite seborreica ocorre no período neonatal, geralmente desaparece aos seis a 12 meses de idade, sugerindo que pode ser uma resposta à estimulação hormonal materna.

Um fator contribuinte é a Malassezia , que é um tipo de fungo que é encontrado naturalmente nos óleos da pele.

Às vezes, pode crescer de forma anormal, fazendo com que a pele secrete mais óleo do que o habitual.

FATORES DE RISCO

Outros fatores que pensam aumentar o risco incluem:

• Obesidade
  • Fadiga
  • Cuidados com a pele pobre
  • Estresse
  • Fatores ambientais, como poluição
  • Presença de outros problemas de pele, como acne
  • O uso de certos produtos para o cuidado da pele, particularmente aqueles que contêm álcool
  • Certas condições médicas, como derrame , HIV ou doença de
  • Parkinson

SINTOMAS DA DERMATITE SEBORRÉICA - DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA DERMATITE SEBORRÉICA

Os sintomas do eczema seborreico são frequentemente agravados por vários fatores, incluindo, por exemplo:

Estresse, mudança de estação e uso intenso de álcool.

Os tipos de sintomas que se desenvolvem podem variar de pessoa para pessoa. Também é possível que os sintomas ocorram em diferentes partes do corpo.

Áreas afetadas
O eczema seborréico tende a se desenvolver em áreas oleosas do corpo.

Geralmente afeta o couro cabeludo, mas também pode ocorrer nas seguintes áreas:

• Dentro e ao redor das orelhas
  • Nas sobrancelhas
  • No nariz
  • Atrás
  • Na parte superior do peito

Os médicos não sabem exatamente por que algumas pessoas desenvolvem eczema seborreico, enquanto outras não. No entanto, parece que o risco de desenvolver a doença aumenta se um familiar próximo a tiver.

Os sintomas do eczema seborreico são semelhantes aos de outras doenças de pele, incluindo, por exemplo rosácea e psoríase.

Para fazer um diagnóstico preciso, seu médico fará um exame físico e inspecionará cuidadosamente as áreas afetadas.

Eles também perguntam sobre seus sintomas, inclusive quando começaram e com que frequência você os experimenta.

O seu médico também pode querer realizar uma biópsia antes de fazer um diagnóstico.

Durante esse procedimento, raspará as células da pele da área afetada.

Essas amostras serão enviadas para um laboratório para análise. Os resultados ajudarão a descartar outras condições que podem estar causando seus sintomas.

TRATAMENTOS NATURAIS PARA DERMATITE SEBORRÉICA - DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTOS NATURAIS PARA DERMATITE SEBORRÉICA

1.Vinagre de maçã
Por ter ação antimicrobiana, acredita-se que o vinagre de maçã auxilia no combate contra a caspa e dermatite seborreica.

Para usá-lo, basta misturar partes iguais de vinagre de maçã e água destilada em um frasco de spray para facilitar a aplicação.

Aplique nas áreas afetadas e espere um pouco para que faça efeito

2.Alho com óleo de coco
Dotados de ação antifúngica, o alho e o óleo de coco podem ser bons aliados para combater a seborreia.

Basta esmagar um dente de alho e misturá-lo com uma colher de sopa de óleo de coco, aplicando na área afetada.

3.Óleo de hortelã
O óleo de hortelã-pimenta também é promissor no tratamento.

Para usá-lo, pingue duas gotas de óleo em um copo d’água e aplique a mistura no couro cabeludo.

Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue com bastante água.

4.Óleos naturais
Óleos de coco e amêndoas doces possuem propriedades antifúngicas, além de manter o couro cabeludo hidratado.

5.Mel
Além de ser antifúngico, o mel possui também propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que, portanto, auxiliam no tratamento da pele do couro cabeludo.

Para usar, misture duas colheres (sopa) de mel em um copo com água morna e aplique no couro cabeludo. Após 30 minutos, enxágue com água em abundância.

6.Aloe vera

Estudo precoce da loção de aloe vera sugere eficácia para o tratamento da dermatite seborréica, quando aplicado na pele. São necessários mais estudos nesta área antes de uma forte recomendação.

DICAS PARA DERMATITE SEBORRÉICA - DERMATITE SEBORRÉICA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
DICAS PARA DERMATITE SEBORRÉICA

As questões de higiene desempenham um papel fundamental no controle da dermatite seborreica.

Portanto, a limpeza frequente com sabão remove os óleos das áreas afetadas e melhora a seborreia.

Os pacientes devem ser avisados de que uma boa higiene deve ser um compromisso ao longo da vida.

A recreação ao ar livre, especialmente durante o verão, também melhorará a seborreia, embora deva-se tomar cuidado para evitar danos causados pelo sol.