DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS

DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS - DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS
DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS

A dieta macrobiótica, com seu arroz integral, feijão, vegetais do mar e a filosofia yin-yang asiática de encontrar equilíbrio na vida para saúde e vitalidade, eram a dieta original da contracultura nos anos 60.


Na verdade, já existe há muito mais tempo que isso.

Uma dieta macrobiótica não é apenas sobre o seu peso – é sobre alcançar o equilíbrio em sua vida.


Ela promete um estilo de vida mais saudável e também holístico a longo prazo para homens, mulheres e crianças que engloba perspectivas mentais e escolhas alimentares. Dieters macrobióticos são incentivados a comer regularmente, mastigar sua comida extremamente bem, ouvir seus corpos, permanecer ativos e também manter uma perspectiva mental positiva.

A dieta macrobiótica foi desenvolvida na década de 1920 por um filósofo japonês chamado George Ohsawa.


Ele acreditava que, ao seguir uma dieta simples e saudável, poderíamos viver em harmonia com a natureza. Ele também acreditava que sua dieta macrobiótica poderia curar câncer e outras doenças graves.

A dieta macrobiótica visa evitar alimentos que contenham toxinas. Muitas pessoas seguem uma dieta completamente vegana, sem produtos lácteos ou carnes. Mas algumas pessoas comem pequenas quantidades de peixe e carne orgânicos.

 

NO QUE CONSISTE A DIETA - DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS
NO QUE CONSISTE A DIETA

NO QUE CONSISTE A DIETA

 

A Macrobiótica se concentra na escolha de produtos orgânicos, cultivados localmente e sazonalmente. Geralmente, a dieta macrobiótica é dividida aproximadamente da seguinte forma:

40-60% da sua comida = cereais integrais, como arroz integral, cevada, aveia, trigo sarraceno.


Cerca de 20 a 30% da sua comida = frutas e legumes.


Cerca de 10% a 25% = feijão e produtos de feijão , como tofu, missô e tempê, além de vegetais do mar, como algas marinhas.

Algumas pessoas também incluem pequenas quantidades de picles e legumes fermentados, nozes, sementes e, ocasionalmente, carne ou peixe.

 

ALIMENTOS INCLUÍDOS NA DIETA MACROBIÓTICA

 

A alimentação macrobiótica depende muito do consumo de grãos orgânicos inteiros. Grãos integrais geralmente representam cerca de 50% da ingestão diária de alimentos de cada pessoa. Bons exemplos são:

  • trigo bulgur
  • trigo sarraceno
  • arroz castanho
  • Quinoa
  • arroz selvagem

    Os grãos integrais são considerados preferíveis às massas e pães integrais.

Dito isto, esses tipos de alimentos processados são permitidos em pequenas quantidades.

Certos vegetais cultivados localmente e na estação do ano devem representar aproximadamente um terço da sua ingestão diária de alimentos. Os vegetais que você pode comer diariamente incluem:

  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Abóbora
  • Bok choy
  • Cebola
  • Rabanetes
  • Cenouras
  • Salsinha
  • Repolho verde

    O restante da ingestão diária de alimentos pode incluir:

 

  • Picles
  • Feijões
  • Produtos de soja, como missô
  • Vegetais do mar, como algas
    óleo vegetal temperos naturais, como sal marinho processado naturalmente

    Técnicas de preparação de alimentos, incluindo cozinhar a vapor ou refogar, são certamente recomendadas.

    Sopa feita com os seguintes ingredientes também pode ser um item básico diário:

 

  • Legumes
  • Lentilhas
  • Algas marinhas
  • Sal marinho
  • Produtos de soja, como tofu e missô

 

COZIMENTO DOS ALIMENTOS - DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS
COZIMENTO DOS ALIMENTOS

COZIMENTO DOS ALIMENTOS

 

Dietas macrobióticas recomendam cozinhar com panelas, frigideiras e utensílios feitos apenas com certos materiais.


Panelas de vidro, madeira, aço inoxidável, cerâmica e também esmalte são consideradas materiais aceitáveis para panelas.


As pessoas que praticam a dieta geralmente não usam microondas ou eletricidade para a preparação de alimentos.

 

O QUE BEBER NA DIETA MACROBIÓTICA

 

Juntamente com água de nascente ou água de poço de alta qualidade, a dieta macrobiótica inclui chá torrado de kukicha, chá de caule, chá de arroz integral torrado , chá de cevada torrado e chá de raiz de dente de leão.


Álcool, bebidas com cafeína e bebidas açucaradas certamente não são recomendadas.

 

É UMA DIETA RESTRITIVA?

 

As primeiras versões das dietas macrobióticas poderiam ser bastante extremas, por exemplo, exigindo o consumo de apenas grãos integrais cozidos e bebidas limitadas . Atualmente, os conselheiros macrobióticos não recomendam essas dietas extremamente restritivas.


Uma prescrição de dieta macrobiótica específica é determinada para um indivíduo, levando em consideração, portanto, sua idade, sexo, nível de atividade física e clima nativo.

 

BENEFÍCIOS - DIETA MACROBIÓTICA E SEUS BENEFÍCIOS
BENEFÍCIOS

BENEFÍCIOS DA DIETA MACROBIÓTICA

 

Segundo os profissionais, a dieta macrobiótica pode proteger contra uma série de doenças crônicas e também retardar o processo de envelhecimento.


Embora o apoio científico a essas alegações seja limitado, pesquisas preliminares mostraram que seguir uma dieta macrobiótica pode oferecer alguns benefícios à saúde:

1.Diabetes: Em um relatório publicado em 2014 , os pesquisadores analisaram resultados de quatro estudos de 21 dias de duração e descobriu que a adoção de uma dieta macrobiótica ajudou a melhorar o controle de açúcar no sangue e reduzir o risco cardiovascular em adultos com diabetes.


Além disso, um estudo de 2015 sugere que a dieta macrobiótica pode ajudar a reduzir os níveis de determinados marcadores de resistência à insulina e a inflamação (dois factores principais no desenvolvimento e progressão de diabetes).

 

Também pode ajudar na perda de peso.

 

2.Câncer: Poucos estudos recentes analisaram se a dieta macrobiótica poderia reduzir o risco de câncer.


No entanto, uma revisão pesquisa publicada em 2010 relatou que grandes estudos observacionais mostram que vegetarianas e dietas veganas pode reduzir o risco total de cancro por 10 a 12 por cento.


Outro estudo publicado no mesmo ano observou que “muitos de seus componentes sugerem que os macrobióticos seriam uma abordagem valiosa para a prevenção do câncer”.


Este estudo também encontrou níveis mais baixos de colesterol e pressão arterial em pessoas em dieta macrobiótica.

 

MAIS QUE UMA DIETA, UMA FILOSOFIA DE VIDA

 

De certa forma, um pouco como o veganismo, uma dieta macrobiótica é mais uma filosofia do que uma dieta, e seguir uma dieta macrobiótica é mais um estilo de vida do que uma maneira de comer.

A filosofia por trás de uma dieta macrobiótica é baseada nos conceitos taoístas chineses de yin e yang, isto é, de que existem forças complementares no mundo físico e espiritual que devem ser equilibradas.


Os adeptos estritos de uma dieta macrobiótica tentam equilibrar as qualidades yin e yang percebidas de diferentes tipos de alimentos e ingredientes.

Dizem que os alimentos Yin são ‘passivos’ e incluem alimentos frios e doces. Exemplos de alimentos yin incluem produtos de soja, caranguejo, frutas e legumes.


É recomendado especificamente melancia, carambola, tofu, agrião, pepino e couve para esta categoria.

Os alimentos Yang, por outro lado, são mais ‘agressivos’, como os quentes e os salgados.


Os alimentos ricos em gordura, proteína, sódio e calorias são melhores, e que especiarias quentes como noz-moscada e gengibre também se enquadram nessa categoria.


Arroz, óleo de gergelim, bambu e cogumelos também são considerados itens yang para cozinhar.

 

PRÓS E CONTRAS

 

Vantagens da Dieta Macrobiótica
A dieta possui como vantagens o consumo de alimentos naturais, além do alto consumo de frutas e vegetais. A dieta também evita o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante e bebidas alcoólicas.

Desvantagens da Dieta Macrobiótica
A dieta possui elevado consumo de carboidratos e cereais, o que não irá ajudar no processo de emagrecimento. Além de possuir um baixo consumo de proteínas.


Não é aconselhado fazê-la com o intuito de perda de peso, devido sua complexidade e alto grau de dedicação, o que levará a poucos resultados com relação ao emagrecimento.

Compartilhe agora mesmo!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!