A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa que freqüentemente ocorre com náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, por exemplo. Eles podem durar de 4 horas a 3 dias, e às vezes mais.
Mulheres tem 3 vezes mais que os homens. A maioria das pessoas começa a ter dores de cabeça de enxaqueca entre os 10 e os 40 anos. No entanto, muitas mulheres acham que as suas enxaquecas melhoram ou desaparecem após os 50 anos.
A enxaqueca é a terceira doença mais comum no mundo, de acordo com a Migraine Trust , instituição de caridade voltada para pesquisa sediada em Londres, na Inglaterra. Esta patologia afeta quase 15% da população global.
A frequência dos ataques varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas experimentam enxaquecas várias vezes por mês, outras certamente com muito menos frequência.
GATILHOS DA ENXAQUECA
GATILHOS DA ENXAQUECA
Uma série de fatores pode desencadear enxaquecas, incluindo por exemplo:
1.Alterações hormonais em mulheres.
Flutuações no estrogênio parecem desencadear dores de cabeça em muitas mulheres. As mulheres com história de enxaqueca muitas vezes relatam dores de cabeça imediatamente antes ou durante os períodos menstruais, quando têm uma queda importante no estrogênio.
Outras, no entanto, têm uma tendência crescente para desenvolver enxaquecas durante a gravidez ou menopausa.
2.Medicamentos hormonais
Contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal, também podem certamente piorar a enxaqueca.
3.Alimentos
Queijos envelhecidos, glúten, alimentos salgados e alimentos processados, certamente podem desencadear enxaquecas.
Pular refeições ou jejuar também pode desencadear ataques.
4.Aditivos alimentares
O adoçante aspartame e o conservante glutamato monossódico (MSG), encontrados em muitos alimentos, podem desencadear enxaquecas, ou seja, produtos como miojo e shoyo devem ser evitados.
5.Bebidas Álcool
Principalmente vinho e bebidas altamente cafeinadas
6.Estresse
No trabalho ou em casa pode causar enxaquecas.
7.Estímulos sensoriais
Por exemplo: luzes brilhantes, brilho do sol, sons altos, cheiros fortes
8.Mudanças no padrão
Falta de sono ou dormir demais
9.Fatores Físicos
Esforço físico intenso, incluindo atividade sexual
10.Mudanças no ambiente
Mudança de clima ou pressão barométrica
11.Medicamentos
Contraceptivos orais e vasodilatadores, como a nitroglicerina.
SINTOMAS
SINAIS E SINTOMAS A CADA ESTÁGIO
1.Estágio pródromo (algumas horas ou dias antes do início da dor):
Entre os sintomas mais comuns podemos citar por exemplo: a constipação, mudanças de humor, desejos por comida, dor no pescoço, bocejo frequente, aumento da sede e da vontade de urinar.
2.Estágio aura:
Neste estágio os sintomas da enxaqueca podem incluir hipersensibilidade ao toque, dificuldades com a fala, distúrbios visuais como flashes de luz ou visão borrada, sentir paralisia ou ter sensações de formigamento.
Cada um desses sintomas geralmente começa gradualmente, ou seja, aos poucos e dura aproximadamente de 20 minutos a uma hora.
3.Estágio de dor:
A dor de cabeça durante este estágio é unilateral, latejante e pode durar por quatro ou mais horas. Os outros sintomas incluem as náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e aos sons
4.Estágio pós-dromo: nesta fase final da enxaqueca você pode sentir-se cansado, com alterações no humor e incapacidade de concentração.
CAUSAS
CAUSAS
A causa exata da enxaqueca permanece desconhecida. Pesquisas sugerem que fatores genéticos e ambientais podem ter um papel.
Estudos associaram mudanças no tronco cerebral e no nervo trigêmeo, que medeiam a dor, a enxaqueca.
Desequilíbrios químicos no cérebro também podem estar envolvidos.
Depressão e ansiedade têm sido associadas à enxaqueca há muito tempo – Portanto 25% dos pacientes com depressão têm enxaqueca e 50% têm ansiedade.
FATORES DE RISCO
1.Hereditariedade.
2.A maioria das pessoas que tem enxaqueca teve seu primeiro ataque antes de atingir a idade de 40 anos.
No entanto as enxaquecas podem começar a qualquer momento da vida, dependendo de outros fatores.
3.Gênero
Durante a infância, as enxaquecas geralmente afetam mais os meninos do que as meninas, entretanto essa tendência se inverte durante a adolescência. Na idade adulta, as mulheres são muito mais propensas que os homens a experimentar enxaquecas.
4.Menstruação e Menopausa
As mulheres que sofrem de enxaqueca geralmente o fazem imediatamente antes ou logo após o período menstrual, consequentemente quando há uma queda nos níveis de estrogênio.
DIAGNÓSTICO
Exames físicos,
Neurológicos,
Histórico familiar.
O diagnóstico da enxaqueca é feito clinicamente, seguindo os seguintes critérios, com base nas diretrizes da Headache International Society. Para ser diagnosticada a enxaqueca, o paciente precisa apresentar pelo menos cinco crises com essas características:
Crise de cefaleia durando de quatro a 72 horas (tratamento fracassado ou não realizado).
Cefaleia tendo pelo menos duas das seguintes características: unilateral
pulsátil, dor de intensidade moderada a intensa dor agravada ou impedindo atividade física rotineira (caminhada, subir escadas, por exemplo).
Durante a cefaleia, ocorrência de pelo menos um destes sintomas: náusea e vômitos, fotofobia e “fonofobia”.
Nenhum outro diagnóstico que explique a cefaleia.
TRATAMENTO
TRATAMENTO
É importante adquirir um conceito preventivo com relação à enxaqueca, e não procurar soluções somente quando se está sentindo a dor. É fundamental o tratamento preventivo da enxaqueca
1. exercícios físicos:
Exercícios físicos regulares, como alongamentos leves, que não sobrecarreguem a musculatura do pescoço são ótimos para evitar a enxaqueca
2. Psicoterapia:
Dentro da psicologia existem diversas metodologias psicoterapêuticas que ajudam a tratar a enxaqueca
3.Dormir bem
Conseguir ter um sono profundo e leve evitando principalmente pensamentos em excesso
4.VITAMINAS
Vitamina B2, conhecida também como riboflavina está presente na carne bovina, vegetais verdes, ovos, grãos de cereais,amêndoas entre outros;
– Magnésio, presente em frutas como o abacate, banana e uva, em verduras como beterraba, batata e couve. Também presente em peixes, e nas mais variadas sementes, como o girassol e o amendoim.
5.Diminua Sua Exposição à Luz Artificial
Se você notar que as enxaquecas são disparadas pela exposição à luz azul omitida dos dispositivos eletrônicos, limite a quantidade de tempo que você gasta usando estes dispositivos.
6.Dieta antiinflamatória
Os alimentos que podem piorar a dor de cabeça incluem açúcar, produtos de grãos refinados, produtos lácteos convencionais, vinho tinto, chocolate, alimentos com aditivos artificiais (como por exemplo o edulcorante aspartame), intensificadores de sabor, altas quantidades de sódio, alimentos congelados ou processados.
Por outro lado, os alimentos que podem ajudar a prevenir ou tratar enxaquecas incluem alimentos ricos ômega-3 (como nozes e salmão), frutas e vegetais frescos
Você sofre com enxaqueca? Conhece alguém que tem? Então ajude outras pessoas compartilhando este artigo!!!
Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.
Seja o primeiro a comentar!