Falta de libido: Por que acontece?
Se você anda sem vontade de transar, não sente desejo, e está tendo problemas com falta de libido, esse artigo foi escrito especialmente para você entender melhor.
Sintomas da falta de libido
O termo médico para baixa libido e falta de interesse por sexo é transtorno do desejo sexual hipoativo (HSDD).
Descobriu-se através de pesquisas que a libido feminina difere da dos homens e que as mulheres têm naturalmente uma libido mais baixa e pensam em sexo com menos frequência do que os homens.
E se você é mulher, já deve saber disso.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) utilizado por profissionais de saúde mental, a falta de desejo teria que subir ao nível em que cause sofrimento significativo à mulher, onde afeta seus relacionamentos ou autoestima, por seis meses ou mais.
Alguns dos sintomas de HSDD incluem:
- Dificuldade em obter prazer com sexo ou estimulação genital
- Desinteresse em iniciar sexo
- Falta de interesse na atividade sexual
- Pensamentos ou fantasias sexuais inexistentes
Causas de problemas com a falta de libido
É importante notar que algumas flutuações no desejo sexual são naturais e saudáveis. Existem também muitos outros fatores que podem reduzir o desejo sexual que não seriam qualificados como HSDD.
Para descartar HSDD, vale uma consulta com um especialista da saúde que possa lhe trazer mais informações sobre os aspectos relacionados a sua falta de apetite sexual.
Somente um agente da saúde tem condições e conhecimentos para identificar quaisquer causas potenciais, bem como opções de tratamento para distúrbios de falta de libido.
Uma vez que não existem testes médicos específicos que possam diagnosticar HSDD, o médico irá querer saber sobre seus sintomas para entender mais sobre como seu baixo desejo sexual está afetando seus relacionamentos e sua vida.
Fatores Médicos
Em alguns casos, uma condição médica subjacente pode estar por trás da libido baixa. As seguintes condições e medicamentos podem diminuir o desejo sexual:
- Antidepressivos
- Estar acima do peso ou ser obeso
- Medicamentos para pressão arterial
- Condições crônicas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo, artrite, anemia, doenças cardiovasculares ou doenças endócrinas ou neurológicas
- Dor crônica ou física, que pode estar associada a uma condição médica
- Condições, como vulvodínia, que tornam o sexo doloroso
- Depressão e transtornos de ansiedade
- Diminuição do fluxo sanguíneo para a vagina e útero
- Deficiência hormonal, flutuações hormonais ou baixos níveis de testosterona
- Incontinência
- Lesão de vasos sanguíneos ou nervos após uma histerectomia ou outra cirurgia envolvendo os órgãos reprodutivos
- Menopausa, gravidez ou amamentação
Fatores pessoais para baixa da libido
O estresse da vida diária pode ter um impacto sobre sua libido. Muitas mulheres, por exemplo, têm menos desejo por sexo depois de terem filhos por estarem muito ocupadas e cansadas, ou porque se concentram mais nos filhos do que no casamento. Se o seu corpo mudou ao longo do tempo ou após o parto, isso também pode causar danos.
O estresse no trabalho também pode afetar negativamente sua libido, especialmente quando você precisa cuidar de uma família.
No final do dia, o sono se torna a prioridade, não o sexo. E se você está lidando com seu estresse, fumando e bebendo mais do que o normal ou usando outras substâncias – prescritas ou não – sua libido provavelmente sofrerá como resultado.
Fatores baseados em relacionamento
Um dos fatores mais fortes que afetam o impulso de uma mulher é a qualidade de seu relacionamento e a conexão emocional com seu parceiro sexual. Os problemas que podem interferir na sua vida sexual incluem:
- Desejo de punir ou controlar seu marido negando sexo
- Infidelidade
- Problemas antigos de relacionamento não resolvidos e ressentimentos
- Desequilíbrios no relacionamento
Depois de identificar os problemas que estão contribuindo para a baixa libido, você pode começar o tratamento.
NÚMERO DO WHATSAPP.
E Como se cuidar naturalmente?
Felizmente, há muitas maneiras de se tornar mais saudável – INCLUSIVE EU ENSINO O PASSO A PASSO EM MEU LIVRO DIGITAL QUE VOCÊ PODE LER DAÍ MESMO DO SEU CELULAR OU COMPUTADOR!
Quer saber muito mais como ter MAIS SAÚDE?
E então DOUTORA: COMO MANTER A SAÚDE NATURALMENTE COM OUTRAS DICAS NATURAIS?
Eu como profissional da medicina integrativa, desenvolvi um livro digital com muitas dicas orientadoras que vão te ajudar a se manter mais saudável de forma NATURAL!
CONSULTE AQUI E CONHEÇA MELHOR!
Grande abraço!
Dra. Sandra Chagas.
CONHEÇA MINHAS REDES SOCIAIS E ACOMPANHE MAIS DICAS DE SAÚDE!
https://www.instagram.com/drasandrachagas/
Seja o primeiro a comentar!