MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AJUDA NA IMUNIDADE
A medicina tradicional chinesa (MTC) evoluiu ao longo de milhares de anos.
Os profissionais dessa medicina usam várias práticas da mente e do corpo (como acupuntura e tai chi), bem como produtos à base de plantas para tratar de problemas de saúde.
O MTC é um antigo sistema de saúde e bem-estar usado na China há milhares de anos. A medicina ocidental se concentra principalmente no tratamento de doenças.
Mas o MTC analisa todo o seu bem-estar.
A Medicina Tradicional Chinesa, é um caminho profundo para criar a vida que você realmente deseja viver, a vida em que nasceu para viver.
É uma ponte atemporal que pode iniciar e apoiar mudanças e crescimento em toda e qualquer dimensão da vida: física, mental, emocional e espiritual.
Ela tem o poder de liberar seu verdadeiro potencial e ajudá-lo a desenvolver e usar seus próprios dons e talentos exclusivos.
Sua perspicaz sabedoria e capacidade de entender e atender às necessidades individuais de saúde capacitam cada pessoa a unir corpo, mente e espírito – a base para uma saúde autêntica e duradoura.
Ela ensina como viver uma vida de equilíbrio, bem-estar e também harmonia.
Pode ser efetivamente aplicada para ajudar a curar qualquer pessoa e qualquer problema de saúde, não importa em que ano seja, pois está enraizado na lei natural imutável, que tem sua fonte além do tempo.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MEDICINA CHINESA
1. Seu corpo é um todo integrado. Toda e qualquer estrutura do seu corpo é parte integrante e necessária do todo.
Juntamente com a mente, as emoções e o espírito, as estruturas do seu corpo físico formam um sistema milagrosamente complexo e inter-relacionado, alimentado por força vital ou energia.
2. Você está completamente conectado à natureza. Mudanças na natureza sempre são refletidas em seu corpo.
Fatores de MTC na estação específica, localização geográfica, hora do dia, bem como sua idade, genética e a condição do seu corpo ao analisar seus problemas de saúde.
3. Você nasceu com uma capacidade natural de autocura. Seu corpo é um microcosmo que reflete o macrocosmo.
Pense nisso: a natureza tem uma capacidade regenerativa, e você também.
Às vezes, essa capacidade pode parecer perdida ou difícil de acessar. Na maioria dos casos, nunca desapareceu completamente.
4. Prevenção é a melhor cura. Você sabia que seu corpo está continuamente revelando sinais sobre o estado de sua saúde?
Vamos ser sinceros, é comum ignorar esses sinais ou sintomas até que algo mais complicado surja. O TCM ensina como interpretar o que seu corpo está dizendo.
BENEFÍCIOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Até o momento, os cientistas ocidentais não estudaram extensivamente o uso da medicina tradicional chinesa no tratamento de condições específicas de saúde.
No entanto, a medicina tradicional chinesa é usada para tratar das seguintes condições:
- Alergias
- Ansiedade
- Artrite (por exemplo, artrite reumatóide)
- Dor nas costas
- Depressão
- Diabetes
- Eczema, urticária, acne, psoríase e outras doenças da pele
- Fertilidade
- Pressão alta
- Insônia 3
- Sintomas da menopausa
- Obesidade
- Mal de Parkinson
Embora o tratamento padrão na medicina moderna se baseie no diagnóstico, na MTC, o tratamento dependeria do desequilíbrio subjacente.
Por exemplo, uma pessoa com insônia pode ter dificuldade para dormir devido a um desequilíbrio, como uma deficiência de yin nos rins, uma deficiência de qi do baço ou uma deficiência de sangue.
OS TRÊS PILARES
Teorias do:
•Qi fluxo essencial , que faz tudo existir.
•Yin e o Yang a cíclica transformação da
força dos opostos que faz tudo mover.
•Cinco movimentos que são Agua, Madeira,
Fogo, Terra e Metal
O equilíbrio do Yin-Yang: A base principal da medicina tradicional chinesa diz respeito ao equilíbrio do yin-yang (阴阳, yīnyáng) no corpo e seus órgãos.
A maior parte dos médicos chineses acredita na existência de vários tipos de qi 气 (qì), e os mais básicos seria o yin qi 阴气 e o yang qi 阳气.
O qi é a energia vital, e o seu fluxo no corpo depende do ambiente e do que acontece com esse corpo: lesões, sofrimento físico e má-alimentação provocam uma deficiência de qi.
Cada pessoa e órgão possui um ponto ideal de equilíbrio de yin e yang para ser saudável, e a ideia geral da medicina chinesa é que podemos alcançá-lo através de técnicas medicinais específicas e restaurar nosso equilíbrio e também nossa saúde.
O princípio do yin-yang não diz respeito somente à medicina. Os chineses acreditam que tudo no universo é um equilíbrio de yin e yang.
A forma circular em seu símbolo representa a perfeição do universo, e as duas cores mostram a harmonia dos opostos (bem e mal, dia e noite, claro e escuro, verão e inverno) e o círculo menor é o “abraço” trocado entre eles, já que um precisa do outro para existir.
Os cinco elementos: Segundo a astrologia chinesa, o universo é basicamente formado por cinco elementos: água, terra, metal, fogo e madeira.
Estes se alinham em forma de círculo e formam uma estrela que define as relações entre eles: afinidade e repúdio. Cada um desses cinco elementos também apresenta características como cor e estação do ano, por exemplo.
MÉTODOS DE TRATAMENTO DA MTC
A Medicina Tradicional Chinesa é uma terapêutica que investiga, desenvolve e implementa planos de tratamento.
Utiliza métodos como a Acupuntura, a Fitoterapia, a massagem Tui Na (Fisioterapia Chinesa), a Ventosaterapia e a Dietética.
Tem como âmbito de ação a totalidade das doenças que podem surgir ao longo das várias etapas da vida: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.
Largamente estudada e cientificamente comprovada, a Medicina Tradicional Chinesa, é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). É vista atualmente como uma Medicina Complementar à Medicina Convencional.
As doenças são apenas caminhos onde o objetivo é a TRANSFORMAÇÃO PESSOAL.
Atualmente existe ênfase em pesquisas ligadas ao mecanismo de ação da acupuntura,meditação e práticas físicas.
A modernização de equipamentos utilizados em diagnóstico
permitiu o entendimento parcial das técnicas, o que possibilitou a inclusão da acupuntura como especialidade médica em 1999.
Desde então, muitos métodos foram desenvolvidos no ocidente, e incorporados às técnicas antigas, devido à inovação tecnológica.
A associação com a medicina ocidental é vista como sendo o ideal, possibilitando que os profissionais tenham uma visão mais abrangente, e com maior número de ferramentas visando a saúde integral do indivíduo.
A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA REÚNE PRÁTICA MILENARES
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) reúne práticas milenares para o tratamento de diversas doenças e é muito utilizada como forma de terapia complementar.
A acupuntura é um dos métodos mais famosos dentre as técnicas da MTC, que foi difundida e hoje é utilizada em centenas de países.
De acordo com a situação de cada paciente, as técnicas de tratamentos da medicina chinesa podem ser combinadas aos medicamentos antroposóficos, aumentando a eficácia do procedimento como, por exemplo, em tratamentos de acupuntura, usando medicamentos antroposóficos em pontos específicos, que auxiliam na recuperação de lesões.
Cada técnica e cada medicação são prescritas após a consulta médica, que visa avaliar cada indivíduo de forma única e personalizada, entendendo o paciente como um todo, com seu histórico médico e pessoal.
Com o conceito da medicina integrada, a médica pode, por exemplo, aplicar duas técnicas ao mesmo tempo, como as agulhas da acupuntura e as ventosas de vidro, e ainda utilizar também medicamentos da antroposofia para complementar o tratamento.
MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DA MEDICINA CHINESA
1. Inspeção : a inspeção ou “aparência” se concentra na análise visual do rosto, características da pele e, principalmente, da língua.
Na MTC, a superfície da língua corresponde a órgãos zang-fu específicos e pode revelar muito sobre uma doença específica. Portanto, o diagnóstico da língua é considerado uma prática fundamental no processo diagnóstico.
2. Auscutação- refere-se à análise de sons específicos. No TCM, existem cinco tipos principais de sons: gritar, rir, cantar, chorar e gemer.
A análise da auscultação se estende à olfação , que analisa o cheiro do odor corporal, mesmo que o som e o cheiro sejam considerados sentidos distintos no Ocidente.
3. Palpação : palpação refere-se à análise pela sensação, particularmente os pontos de pulso, abdômen e meridianos do pulso. As técnicas para fazer são complexas e podem levar anos para aprender.
4. Inquérito : O inquérito refere-se à análise, fazendo perguntas sobre a saúde e hábitos passados da pessoa. Tradicionalmente, isso incluía 10 perguntas, que variavam de dieta a padrão de sono.
Depois de reconhecer um padrão particular de desarmonia, o médico prescreverá o tratamento com base no diagnóstico que foi dado.
Seja o primeiro a comentar!