OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

OBESIDADE 1024x576 - OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
OBESIDADE

A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo.

Esta patologia é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode certamente acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas.

Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a quase 75 milhões.A obesidade é fator de principalmente risco para uma série de doenças.

O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Também faz com que a pessoa fique pré-dispostas a contrair vários tipos de cânceres, principalmente os de mama, cólon endométrio e próstata. Nas mulheres, a obesidade também interfere na fertilidade, pois está ligada direta à síndrome dos óvulos policísticos.

Quanto às consequências psicológicas, ainda não é claro se a obesidade ocorre por conta dos problemas psicológicos ou o contrário, mas observa-se uma relação entre esses dois tipos de problemas.

Ansiedade, depressão, transtorno bipolar, distimia e, principalmente, baixa autoestima devido à pressão social que a pessoa sofre.

TIPOS DE OBESIDADE

Abdominal: é quando a gordura se deposita principalmente no abdômen e na região da cintura. Esse tipo de obesidade está associada a um grande risco de adquirir doenças cardiovasculares como colesterol alto, doenças do coração, infarto, diabetes, inflamações e trombose.

Periférica: mais comum em mulheres, a gordura fica localizada na região das coxas, quadris e nádegas. Esse tipo de obesidade está associada a insuficiência venosa e varizes, e osteoartrite nos joelhos, além de aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Homogênea: a gordura fica distribuída pelo corpo todo.

Sintomas - OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

• Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Vontade incontrolada de comer;
  • Cansaço e desânimo;
  • Vida social reprimida;
  • Autoestima baixa;
  • Dores no corpo;
  • Roncos noturnos e apneia do sono;
  • Dificuldades para fazer esforço.
Causas - OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

• Genética;
  • Hormonal;
  • Sedentarismo;
  • Medicamentos;
  • Estresse físico e emocional;
  • Puberdade, gravidez e menopausa;
  • Transtornos psicológicos.

1.História familiar, evolução do peso, hábitos alimentares, fatores sociais, ambientais e psicológicos.

2.Perímetro abdominal. As mulheres e os homens cujo perímetro abdominal seja superior a 88cm e 102cm, respetivamente, têm portanto maior probabilidade de adoecerem em resultado da obesidade.

No entanto, a determinação da relação entre o perímetro da cintura e da anca fornece informação útil sobre a distribuição da gordura, a qual tem um papel importante nas doenças relacionadas com a obesidade, uma vez que uma distribuição abdominal da gordura (corpo em forma de maçã) está associada a maiores riscos para a saúde do que uma distribuição periférica (corpo em forma de pêra).

3.Determinação da tensão arterial, dos níveis sanguíneos de lípidos e de glicose 4. Peso, altura: cálculo do índice de massa corporal (IMC)O índice de massa corporal é uma medida certamente utilizada para determinar se existe ou não excesso de peso.

IMC = peso (kg)/ altura 2 (m2). Exemplo: peso = 80 kgs  altura=1,85m
Altura2=1,85 x 1,85=3,4m2
IMC= 80 kg/3,4m2 = 23,4 kg/m2

CLASSIFICAÇÃO DO IMC

IMC ABAIXO DO PESO menos que 18,5 IMC NORMAL entre 18,5 e 24,9 IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso. IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I. IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau.

Tratamento - OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO

A maioria das pessoas acredita que perder peso depende de uma equação simples: comer menos, mover-se mais. Entretanto isso simplesmente não é verdade, e o livro de Zoe Harcombe, The Obesity Epidemic: What Caused It? How Can We Stop It? é o documento mais abrangente que já há e que expõe essa falácia.

Embora exista a ciência para mostrar o número de calorias em um quilo de gordura, é uma grande falha de lógica dizer que tudo que você deve fazer para perder esse quilo de gordura é criar um déficit calórico igual.“As pessoas simplesmente não mantêm o emagrecimento quando ele é alcançado através de déficit calórico”, diz Zoe.

Uma das razões pelas quais a contagem de calorias não funciona tem a ver em primeiro lugar com a complexidade do corpo humano.

Em uma dieta baseada na fome, seu corpo tende a encerrar vários processos para sobreviver. Por exemplo, reduzindo a função da tireoide, seu corpo não irá queimar tantas calorias. Em suma, isso altera a termodinâmica do seu corpo.

ESTRATÉGIA DE PERDA DE PESO QUE REALMENTE FUNCIONA

comida de verdade - OBESIDADE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
comida de verdade

A recomendação para reduzir gordura e comer mais carboidratos é sem dúvida um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade.

Estratégia de perda de peso que realmente funciona COMA COMIDA DE VERDADE, que resumindo significa comida na forma mais natural que você puder encontrar.

Dê preferência a produtos orgânicos inteiros, e animais criados a pasto, quando se trata de carnes e produtos de origem animal, como laticínios e ovos.

Reduza o número de vezes que você está comendo a cada dia. O jejum intermitente é outro importante fator que irá ajudar a otimizar seu peso.

Nossos antigos ancestrais não tinham acesso a comida 24 horas por dia, sete dias por semana, portanto, nossa genética é otimizada para ter comida em intervalos variáveis, não em intervalos de poucas horas

Faça exercícios regulares. Exercícios não irão produzir significativa perda de peso sem uma mudança na dieta, no entanto quando feitos em combinação com ela podem ser significativamente benéficos

Gostou do artigo? Quer perder peso? Saiba mais

AJUDE OUTRAS PESSOAS COMPARTILHANDO!