Meditação: em que ela ajuda?
Benefícios da meditação na saúde física
A meditação também traz benefícios para a saúde física, pois pode melhorar sua tolerância à dor e ajudar a combater o vício de substâncias.
Numerosos estudos comprovaram os benefícios da meditação regular.
Isso inclui:
- Diminuição do estresse,
- Melhora da concentração,
- Redução da pressão arterial e redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
E embora existam diferentes tipos de meditação, todos eles podem oferecer um conjunto semelhante de benefícios comprovados para a saúde física e mental.
1. Melhora do foco e concentração com a meditação
A meditação mindfulness ajuda você a se concentrar no presente, o que pode melhorar sua concentração em outras tarefas da vida diária.
Um estudo de 2011 da Harvard Medical School examinou os efeitos da meditação da atenção plena no cérebro e encontrou uma conexão entre a atenção plena e o processamento de novas informações.
Os pesquisadores examinaram o cérebro de 17 pessoas antes e depois deles participarem de um programa de meditação de oito semanas.
As varreduras cerebrais mostraram um aumento na massa cinzenta nas partes do cérebro responsáveis pelo aprendizado, memória e regulação emocional.
Além disso, um estudo de 2016 de pesquisadores da Carnegie Mellon University demonstrou como a meditação mindfulness pode melhorar a concentração e a tomada de decisões.
O estudo consistiu em 35 adultos desempregados à procura de trabalho.
Um grupo participou de um programa de relaxamento de três dias sem componentes de meditação de atenção plena, enquanto o outro grupo participou de três dias de meditação de atenção plena.
As varreduras do cérebro antes e depois mostraram um aumento na conectividade entre as partes do cérebro que controlam a atenção para o grupo de meditação.
“A pesquisa mostra que podemos realmente treinar nossa atenção e nossa metaconsciência, e que esta é uma habilidade que pode ser aprendida”, diz Richard Davidson, PhD, professor de psicologia e psiquiatria da Universidade de Wisconsin-Madison e fundador do Center for Healthy Minds.
2. Melhorar a autoestima e a autoconsciência
A meditação mindfulness nos incentiva a desacelerarmos, permite uma autorreflexão mais profunda e pode ajudar-nos a descobrir atributos positivos sobre nós mesmos.
“A Mindfulness ajuda a aumentar a autoconsciência, aumentando a capacidade de examinar os pensamentos e sentimentos sem julgamento, o que acaba melhorando a autoestima”, disse Brian Wind, PhD, Diretor Clínico da JourneyPure.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Stanford, a meditação por meio da atenção plena pode ajudar especialmente aqueles com ansiedade social.
Em um estudo de 2009 publicado no Journal of Cognitive Psychotherapy, 14 participantes com transtorno de ansiedade social participaram de dois meses de treinamento de meditação e relataram diminuição da ansiedade e melhora da autoestima após a conclusão do programa.
3. Redução do estresse
A meditação mindfulness também pode reduzir os níveis de cortisol – o hormônio do estresse – o que te ajuda a se sentir mais relaxado.
Em uma revisão de 2013, os pesquisadores analisaram mais de 200 estudos de meditação mindfulness entre pessoas saudáveis e descobriram que a meditação é uma forma eficaz de reduzir o estresse.
Repetir um mantra –
Repetir um mantra é como repetir uma palavra ou frase por várias vezes – durante a meditação, isso também pode ter um efeito calmante e, ao se concentrar em seu mantra, você pode desviar o foco dos pensamentos que distraem ou que são negativos.
A meditação transcendental tem um efeito semelhante, no qual você repete silenciosamente uma palavra ou som para se manter concentrado e, como resultado, você é capaz de alcançar um estado de completa quietude e estabilidade, diz David Foley, fundador da Unify Cosmos, um centro de meditação em Oklahoma.
Gerenciar ansiedade ou depressão com a meditação
A meditação mindfulness também ajuda a treinar sua mente para se concentrar no presente, te tornando menos propenso a “ruminar” sobre pensamentos ansiosos que podem alimentar a depressão.
Uma análise de pesquisa de 2014 publicada no JAMA Internal Medicine descobriu que a meditação consciente pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão e pode ser parte de um plano abrangente de tratamento de saúde mental.
Viu que informações tão interessantes sobre a meditação e tudo o que ela pode fazer por você?
Você deseja sair da dependência medicamentosa, deseja se tratar naturalmente?
Quer se livrar das patologias e outros problemas de saúde de forma natural?
E se você desejar se consultar com um médico integrativo, que faz toda uma análise e anamnese de seu corpo, mente e sensações, marque sua consulta comigo, meus atendimentos são online, APROVADOS PELA LEI: veja aqui.
OBS: Os médicos podem realizar consultas online, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina citado acima.
FALE COMIGO PELO WHATSAPP! CLIQUE AQUI!
Seja o primeiro a comentar!