ÓLEO DE PRÍMULA – 6 BENEFÍCIOS QUE COMPROVAM QUE FUNCIONA
O óleo de prímula é feito de sementes da planta e é mais comumente utilizado como um suplemento para administração oral.
Embora sua planta fonte seja frequentemente esquecida, o óleo de prímula é difícil de ignorar devido aos inúmeros benefícios à saúde que tem a oferecer.
Este óleo é feito das sementes das flores de uma planta nativa da América do Norte. A planta tem sido tradicionalmente usada para tratar:
- Contusões
- Hemorróidas
- Problemas digestivos
- Dores de garganta
Seus benefícios de cura podem ser devido ao seu conteúdo de ácido gama-linolênico (GLA).
GLA é um ácido graxo ômega-6 encontrado em óleos vegetais.
A prímula noturna (Oenothera speciosa) é bastante comum em regiões subtropicais e temperadas, mas muitas vezes é tratada como nada mais do que uma flor silvestre encontrada em estradas e campos abandonados.
1 Mas, embora seja comum, seus vários usos e aplicações permanecem desconhecidos para várias pessoas.
Antigamente, a planta da prímula noturna era um alimento básico na dieta dos nativos americanos, incluindo Cherokee, Iroquois, Ojibwa e Potawatomi.
Eles ferveram suas raízes e o aplicaram como cataplasmas em hematomas e outros ferimentos para acelerar a cura. 2 Foi finalmente introduzido na Europa no século XVII. 3
Nos tempos atuais, a prímula da noite é usada para ajudar a aliviar a dor e várias doenças da pele.
4 Além disso, muitas partes da planta podem ser incorporadas em saladas e outros pratos para adicionar sabor e cor.
5 A planta de prímula da noite também é a fonte de um óleo valioso usado na medicina holística e cosméticos:
COMO FUNCIONA
O óleo contém “ácidos graxos”. Algumas mulheres com dor nos seios podem não ter níveis altos o suficiente de certos “ácidos graxos”.
Os ácidos graxos também parecem ajudar a diminuir a inflamação relacionada a doenças como artrite e eczema.
COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DE PRÍMULA
Os inúmeros benefícios deste óleo à saúde são atribuídos à abundância de gorduras saudáveis. Este óleo essencial é rico em ácidos graxos ômega-6 na forma de ácido linolênico e GLA.
Enquanto a maioria das pessoas obtém sua parcela justa de ácidos graxos ômega-6 de óleos vegetais prejudiciais, o GLA encontrado neste óleo é, na verdade, uma forma mais saudável de ômega-6 e oferece vários benefícios à saúde.
A razão pela qual o GLA é mais saudável do que o ácido linolênico é por causa das prostaglandinas que ele contém. As prostaglandinas são certamente essenciais para o funcionamento geral do corpo e são necessárias para regular várias funções orgânicas.
Também é responsável pelas propriedades antiinflamatórias desse óleo, que podem ajudar a aliviar a artrite e outras doenças inflamatórias.
O GLA foi associado a melhorias na função cerebral, saúde reprodutiva e metabolismo.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE PRÍMULA
1.AJUDA A MELHORAR QUEILITE XERÓTICA ( inflamação nos lábios)
De acordo com um estudo publicado pela PubMed, o óleo de prímula pode ajudar a aliviar a queilite, uma condição que provoca inflamação e dor nos lábios pelo uso do medicamento isotretinoína (Accutane).
Para obter as melhoras no quadro de inflamação dos lábios, os participantes do estudo receberam seis cápsulas de 450 miligramas (mg) de óleo de prímula três vezes ao dia durante oito semanas.
2.TRATA ECZEMA
Além dos Estados Unidos, alguns países aprovaram o uso de óleo de prímula para tratar o eczema, uma condição inflamatória da pele.
De acordo com um estudo, o GLA presente neste pode melhorar a inflamação da pele.
Em contrapartida, uma outra análise concluiu que a ingestão de óleo de prímula não melhora o eczema e não é um tratamento eficaz (essa revisão não analisou a eficácia do uso tópico (direto na pele) do óleo de prímula para o tratamento de eczema).
3.ALIVIA SINTOMAS DA TPM E MENOPAUSA
O óleo de prímula é um produto com alta concentração de em ácidos graxos naturais essenciais, gorduras muito necessárias para o bom funcionamento do organismo.
Um dos principais benefícios desses ácidos é o controle da produção hormonal, portanto, esse óleo é muito receitado para ajudar a controlar os sintomas da menopausa e da TPM.
Um estudo recente, conduzido por Mahboubi (2019), avaliou o uso de óleo de prímula no tratamento de sintomas e doenças que acometem o público feminino através de estudos que associam a suplementação de cápsulas de composto em mulheres na síndrome pré-menstrual (TPM) e menopausa, investigando uma redução de sintomas como ondas de calor, mastalgia, fibroadenomas, amadurecimento cervical e dilatação.
Os principais estudos clínicos confirmaram a eficácia do óleo de prímula na saúde da mulher, em uso prolongado e com duração regular de 4 ou 6 meses.
Em um estudo clínico cego (2011) com 61 mulheres que sofreram mastalgia clínica (18 a 40 anos), houve suplementação de 3g de óleo de óleo por dia ou 600mg de vitamina.
E por via oral, em dois grupos. Os pacientes recebem os três vezes ao dia durante um mês, no início do ciclo menstrual. A intervenção com óleo de prímula ou vitamina E reduz a proporção de dor em 61,3.
4.QUEDA CAPILAR
Essa substância também é muito eficaz no combate à queda capilar, ainda devido sua alta concentração de ácidos graxos, em especial o ômega-6, que é fundamental para a manutenção do equilíbrio hormonal.
Devido a razão de que em boa parte dos casos a queda de cabelo está diretamente associada a problemas hormonais.
5.TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE
Um estudo publicado pela Arthritis Research UK apresentou o óleo de prímula como um medicamento muito eficiente no tratamento da artrite reumatoide, em alguns casos chegando até a cura do problema.
6.ACNE E PELE SECA
Pode também melhorar casos de acne, assim como pele seca ou oleosa, pois provavelmente ajuda a regular a secreção sebácea e na produção hormonal.
OUTROS BENEFÍCIOS
– doenças benignas no seio,
– regulação do nível de colesterol sanguíneo,
– regulação da pressão sanguínea,
– obesidade,
– esclerose múltipla,
– diabetes
EFEITOS COLATERAIS DO ÓLEO DE PRÍMULA
O óleo de prímula é provavelmente seguro para a maioria das pessoas quando tomado por curtos períodos de tempo. Pode haver efeitos colaterais leves, como dores de cabeça e estômago.
A segurança do uso a longo prazo de óleo de prímula não foi estabelecida.
O óleo de prímula pode aumentar o risco de algumas complicações na gravidez. Converse com seu médico se você estiver pensando em usar óleo de prímula durante a gravidez.
Este óleo pode aumentar o sangramento em pessoas que estão tomando o medicamento anticoagulante (afinamento do sangue) varfarina (Coumadin).
COMO TOMAR
Geralmente o uso deste óleo é na forma de cápsula oleosa.
A dosagem diária depende da necessidade, e, ´portanto, pode variar entre 1g a 3g diários.
Seja o primeiro a comentar!