BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS.. 1024x683 - BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Dos muitos tipos de doenças transmitidas por alimentos, o botulismo é um dos mais perigosos.

Pode causar paralisia e pode ser fatal, mas é bastante raro.

O botulismo é geralmente associado a conservas de frutas e vegetais em casa. Alimentos enlatados comercialmente podem transportar as bactérias que causam o botulismo, no entanto isso raramente acontece nos dias de hoje.

O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum ( C. botulinum ). Ele libera uma neurotoxina, que é um veneno que ataca o sistema nervoso.

A bactéria Clostridium botulinum forma esporos, que são corpos reprodutivos pequenos, geralmente unicelulares, altamente resistentes à seca e ao calor e capazes de crescer em novos organismos.

Em condições com pouco oxigênio, ou seja anaeróbicas, os esporos botulínicos podem germinar, resultando consequentemente no crescimento de bactérias e na produção da toxina.

O botulismo não é transmitido de pessoa para pessoa.

O esta patologia se desenvolve se uma pessoa ingere a toxina (ou raramente, se a toxina é inalada ou injetada) ou se o organismo cresce nos intestinos ou nas feridas e a toxina é liberada.

O botulismo é uma doença grave causada pela toxina botulínica.

A toxina causa paralisia. A paralisia começa no rosto e se espalha para os membros.

Se atingir os músculos respiratórios, consequentemente pode resultar em insuficiência respiratória.

Todos os tipos de botulismo acabam por levar à paralisia, por isso qualquer caso de botulismo é tratado como uma emergência médica.

No passado, muitas vezes era fatal, entretanto as antitoxinas melhoraram significativamente as perspectivas.

Por causa de melhores processos de conservas de alimentos, especialmente com conservas domésticas, o número de casos anuais caiu para cerca de 1.000 em todo o mundo.

TIPOS DE BOTULISMO

1.Botulismo alimentar. As bactérias nocivas prosperam e produzem a toxina em ambientes com pouco oxigênio, como por exemplo em alimentos enlatados em casa.

2.Botulismo de ferida. Se essas bactérias entrarem em um corte, elas podem causar consequentemente uma infecção perigosa que produz a toxina.

3.Botulismo infantil. Esta forma mais comum de botulismo começa depois que os esporos bacterianos de Clostridium botulinum crescem no trato intestinal de um bebê. Geralmente ocorre em bebês entre as idades de 2 meses e 8 meses.

4.botulismo de colonização intestinal de adulto.

sintomas - BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DO BOTULISMO

Não importa como você tenha esta doença, os sintomas geralmente são os mesmos.

O sintoma mais determinante é a fraqueza que começa nos dois lados do rosto, vai até o pescoço e depois para o resto do corpo.

Outros sintomas iniciais incluem por exemplo:

• Visão dupla ou turva
  • Pálpebras caídas
  • Dificuldade em engolir
  • Fala arrastada
  • Falta de ar

Outros sintomas que podem ocorrer incluem vômito, dor de barriga e diarréia.

Mais tarde, você pode ter muita dificuldade em urinar e ter constipação grave.

Os sintomas não incluem febre.

Se você não receber tratamento, seus sintomas podem progredir para paralisia de seus braços e pernas e dos músculos usados para respirar.

CAUSAS DO BOTULISMO

Botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada no solo e em água não tratada, por exemplo.

Essa bactéria produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como alimentos em conserva ou enlatados.

Nesses ambientes, ela produz uma toxina que, mesmo se ingerida em pouquíssima quantidade, pode causar envenenamento grave.

O esta patologia é diagnosticada através de uma avaliação combinada dos sintomas e da história do paciente e de exames especializados para descartar outras doenças que podem aparecer como botulismo, como acidente vascular cerebral, miastenia gravis e síndrome de Guillain-Barré, por exemplo.

Estes testes podem incluir uma varredura do cérebro, exame de fluido espinhal e testes de condução nervosa.

A maneira mais direta de confirmar o diagnóstico é detectar a toxina botulínica no soro ou nas fezes do paciente.

As bactérias também podem ser isoladas das fezes de pessoas com botulismo alimentar e infantil.

TRATAMENTO PARA O BOTULISMO

Terapia antitoxina. O único tratamento específico para o botulismo é a administração de antitoxina botulínica.

A antitoxina pode impedir a progressão da paralisia e diminuir a duração da paralisia e a dependência da ventilação mecânica.

A antitoxina deve ser administrada precocemente no curso da doença, idealmente antes de 24 h após o início dos sintomas, porque a antitoxina neutraliza apenas as moléculas de toxina que ainda estão livres das terminações nervosas.

PREVENÇÃO - BOTULISMO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

PREVENÇÃO

A melhor prevenção está nos cuidados com o consumo, distribuição e comercialização de alimentos, além, é claro, da higiene na hora de limpar os alimentos e as mãos.

Toda atenção é pouca, por isso adote algumas medidas para evitar a contaminação pela bactéria causadora do botulismo.

As principais formas de prevenir o botulismo são por exemplo:

Evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto.

Produtos industrializados e conservas caseiras que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por pelo menos 15 minutos antes de serem consumidos.

Altas temperaturas podem eliminar as toxinas desta doença.

Não conserve alimentos a uma temperatura acima de 15ºC.

O preparo de conservas caseiras deve obedecer rigorosamente aos cuidados de higiene.

Certifique-se que essas medidas foram adotadas pelo estabelecimento/vendedor que preparou o alimento.

Lave sempre as mãos.

O mel é um dos alimentos mais perigosos se for mal conservado.
Nunca dê mel para uma criança com menos de um ano de idade.