TPM SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

TPM SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - TPM SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TPM SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Tensão Pré Menstrual( TPM ) é uma condição que ocorre antes e durante um período menstrual.

Ela que é caracterizada por uma multidão de queixas físicas e psicológicas.

É extremamente variável, com sintomas variando de leve a incapacitante.

Três entre quatro mulheres tenham algum grau de TPM, no entanto, aproximadamente um terço sofre o suficiente para procurar ajuda médica.

A maioria das mulheres em idade reprodutiva tem um ou mais sintomas emocionais ou físicos na fase pré-menstrual do ciclo menstrual.

Os sintomas são leves, no entanto 5 a 8% apresentam sintomas moderados a graves, associados a sofrimento substancial ou comprometimento funcional.

A forma mais grave de TPM, conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), conhecida como transtorno disfórico da fase lútea tardia.

Esta ocorre em um número menor de mulheres e consequentemente leva à perda significativa da função devido a sintomas excepcionalmente graves.

A duração da TPM varia entre as mulheres.

A maioria das mulheres experimenta os sintomas por alguns ou vários dias na semana anterior ao início do período menstrual.

Algumas mulheres podem ter sintomas por um período de tempo mais curto ou mais longo.

Entretanto os sintomas da TPM geralmente começam após a ovulação (o ponto médio do ciclo menstrual mensal).

SINTOMAS DA TPM - TPM SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA TPM

• Raiva e irritabilidade,
  • Ansiedade,
  • Tensão,
  • Depressão,
  • Chorando,
  • Hipersensibilidade
  • Mudanças de humor exageradas,
  • Fadiga,
  • Inchaço (devido à retenção de líquidos),
  • Ganho de peso ,
  • Mastalgia,
  • Acne,
  • Distúrbios do sono como dormir muito ou pouco ( insônia ),
    o apetite muda com excessos ou desejos por comida.

O diagnóstico segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) inclue como critérios de base a presença de um ou mais sintomas.

Nos quais somáticos e/ou emocionais durante os cinco dias que antecedem o ciclo menstrual ou durante a fase lútea.

Quando se tem até três desses sintomas presentes (físicos ou emocionais), a TPM é considerada leve e, até quatro sintomas, moderada.

CAUSAS DA TPM

Não se sabe por que algumas pessoas sofrem de TPM e porque algumas não o fazem e porque algumas pessoas sofrem mais do que outras.

A visão geral é que as mudanças hormonais mensais são responsáveis por desencadear todos os sintomas.

Em casos graves, os médicos dizem que pode ser o corpo da mulher que é super sensível à sua própria progesterona.

Outras teorias são baseadas no estilo de vida e nas pressões sociais do indivíduo, por exemplo.

A TPM é mais comum em mulheres que tiveram filhos, comem uma dieta rica em sal e açúcar.

As que não fazem exercícios físicos regulares ou aqueles com altos níveis de estresse.

TRATAMENTO PARA A TPM

O fruto da árvore de chasteberry (Vitex agnus castus) foi mostrado em estudos limitados para aliviar alguns dos sintomas da TPM.

No entanto, mais estudos são necessários para esclarecer esta associação e para determinar o valor da fruta da chasteberry como uma terapia potencial para TPM.

Vitamina B6,
Magnésio e cálcio.

Algumas mulheres também acham que tomar uma dose diária recomendada de óleo de prímula pode ajudar a reduzir a sensibilidade de seus seios.

Florais – Além de auxiliar a lidar com as emoções em qualquer outra situação, os florais de bach são ótimos aliados para complementar um tratamento natural para TPM por exemplo.

Existem combinações de essências específicas para restabelecer o equilíbrio na TPM, para diminuir a sensação de fadiga física e mental.

DICAS PARA AMENIZAR OS SINTOMAS

Realize atividades que proporcionem bem-estar – como passear no parque ou ter um hobbie;

Faça exercícios físicos como por exemplo

Uma caminhada, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis são alguns exemplos que podem ajudar a reduzir a TPM e a melhorar a autoestima;

Controle sua agenda – evite agendar compromissos importantes nos dias que antecedem a sua menstruação;

Cuide de seu corpo – faça isso mesmo que você não vá sair de casa, pois ajuda a elevar a autoestima;

Afaste os pensamentos negativos;

Seja otimista e mentalize coisas boas;

Tenha uma alimentação balanceada – coma verduras, frutas e legumes e evite alimentos muito industrializados e fritos;

Diminua o sal – ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui para a retenção de líquidos;

Redobre os cuidados com a pele – o aumento de oleosidade da pele e surgimento de acne está relacionado com esse período;

Evite o consumo excessivo de carboidratos e açúcares  na TPM– como doces, chocolates e amendoim, por exemplo.