Tipos de analgésicos naturais que te ajudam a passar a dor aguda
E então Dra. Sandra Chagas, quais são os tipos de analgésicos naturais que ajudam a passar a dor aguda?
Conheça hoje, alguns analgésicos naturais para aliviar a dor
Um dos mecanismos de defesa mais importantes em humanos, sem dúvida, é a dor. É uma forma de alarmar o corpo em momentos de perigo.
Do ponto de vista da neurofisiologia, sentir dor envolve a participação do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico.
Como é produzida a dor?
A dor causa reações nos dois sistemas mencionados ao receber estímulos em diferentes partes do cérebro.
O que é dor?
É definida como uma experiência sensorial e emocional que causa desprazer, geralmente relacionada a um tecido ou potencial lesão.
Em termos médicos, é classificado em duas categorias:
Dor aguda: é de início recente e prevalece enquanto houver dano ou doença. Ou seja, é um aviso de que algo está errado com o corpo.
Dor crônica: permanece mesmo depois que a causa inicial foi resolvida. Ocorre periodicamente sem causa conhecida. Começa com um problema no corpo e pode durar até seis meses ou mais anos.
É muito comum que, ao sentir dores de costas, de dente ou de cabeça, recorramos aos comprimidos. Isso acarreta o risco de efeitos colaterais, interações médicas e até mesmo dependência da droga. Por isso uma boa saída tem sido os tratamentos naturais – CONHEÇA MEU LIVRO DIGITAL SOBRE SAÚDE E VITALIDADE!
Sinais de dor
Entre as principais características e expressões que indicam dor, posso citar:
- Franzir a testa,
- Fechar os olhos com força ou piscar rapidamente.
- Gemidos ou lamentações
- Respiração pesada
- Suor
- Taquicardia
- Postura corporal tensa
- Irritabilidade e angústia
Felizmente, existem muitas ervas e especiarias que têm propriedades para combater a inflamação e a dor. Aqui está uma lista dos analgésicos naturais mais usados:
1. Casca de salgueiro branco
Hoje podemos usar casca de salgueiro para preparar uma infusão. No entanto, eles também o vendem como um suplemento líquido ou em cápsula. É muito útil para dores de cabeça ou musculares.
A casca do salgueiro é usada há séculos para combater a inflamação que causa dor. Antigamente, as pessoas mastigavam-na para aliviar a dor e a febre. Isso se deve ao seu conteúdo de salicina química, um ingrediente muito semelhante à aspirina.
No entanto, você deve ter muito cuidado para não exceder as doses, pois pode causar mal-estar estomacal.
Nota: Seu uso é exclusivamente para adultos, pois apesar de ser totalmente natural, não é recomendado para pacientes sensíveis à aspirina, ibuprofeno ou naproxeno.
2. Cúrcuma
Uma das especiarias mais utilizadas na medicina natural, de cor amarela e sabor único.
A cúrcuma contém curminina, um antioxidante responsável por proteger o corpo dos radicais livres, que podem danificar células e tecidos.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista BioMed Research International, a curcumina tem propriedades analgésicas e antioxidantes que ajudam a aliviar dores fortes, como a enxaqueca.
Seus efeitos seriam até superiores aos dos tratamentos com indometacina (ID) e propanolol (PP). Por outro lado, além de combater a dor, também auxilia em problemas digestivos, úlceras ou psoríase.
3. Cravo
O cravo, originário da Indonésia, é um ingrediente que não pode faltar na cozinha.
Seu sucesso como medicamento tem sido tal que hoje podemos encontrá-lo na forma de pó, cápsulas e até em óleo.
Seu ingrediente principal é o eugenol, um analgésico natural usado em várias pomadas para a dor.
O cravo não só contribui para o alívio da dor, mas também reduz os sintomas de náuseas e resfriados devido às suas propriedades antissépticas.
É ideal para combater dores de cabeça, artrite ou dores nos dentes. Ou seja, pode ser usado como analgésico tópico.
Pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos ou que estão em tratamento anticoagulante devem evitá-lo, pois aumenta o risco de sangramento.
4. Gelo
Embora pareça simples, o gelo é um elemento que não deve faltar em casa. Um dos remédios mais eficazes para combater a dor é aplicar gelo na área afetada.
Após sentir inflamação nos músculos, tendões ou ligamentos, antes de tomar um medicamento, é melhor aplicar uma bolsa de gelo e intercalar com uma compressa quente.
Da mesma forma, da próxima vez que sentir dor de cabeça, experimente colocar uma compressa fria e perceberá como ela desaparece.
5. Arnica
Esta planta é essencial para aliviar a dor tópica.
Suas folhas e galhos são usados para preparar infusões e pomadas e, graças às suas propriedades, ajudam a curar feridas e dores.
Seu poder analgésico, anti-inflamatório e antibacteriano se deve ao aporte de flavonoides.
Também contém ácido cafeico e ácido clorogênico, responsáveis pelo fato de, quando colocado na área afetada, gerar calor eliminando os hematomas e desconfortos.
E então DOUTORA: COMO MANTER A SAÚDE NATURALMENTE COM OUTRAS DICAS NATURAIS?
Eu como profissional da medicina integrativa, desenvolvi um livro digital com muitas dicas orientadoras que vão te ajudar a se manter mais saudável de forma NATURAL!
CONSULTE AQUI E CONHEÇA MELHOR!
Grande abraço!
Dra. Sandra Chagas.
Seja o primeiro a comentar!