ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS 1024x576 - ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Um aneurisma cerebral é uma protuberância em um vaso sanguíneo causada por uma fraqueza na parede do vaso sanguíneo, geralmente onde ele se ramifica.

À medida que o sangue passa pelo vaso sanguíneo enfraquecido, a pressão sanguínea, certamente, faz com que uma pequena área incha para fora como um balão.

Os aneurismas podem se desenvolver em qualquer vaso sanguíneo do corpo, mas os 2 locais mais comuns são:

a artéria que transporta o sangue do coração para o resto do corpo (a aorta abdominal) o cérebro.

Um aneurisma cerebral é uma protuberância ou balão em um vaso sanguíneo no cérebro. Muitas vezes parece uma baga pendurada em um tronco.

Um aneurisma cerebral pode vazar ou se romper, causando sangramento no cérebro (derrame hemorrágico).

Na maioria das vezes, um aneurisma cerebral rompido ocorre no espaço entre o cérebro e os tecidos finos que cobrem o cérebro. Esse tipo de derrame hemorrágico é chamado de hemorragia subaracnóidea.

Um aneurisma rompido torna-se rapidamente fatal e consequentemente requer tratamento médico imediato.

A maioria dos aneurismas cerebrais, no entanto, não se rompe, mas certamente cria problemas de saúde ou causa sintomas. Tais aneurismas são frequentemente detectados durante os testes para outras condições.

SINTOMAS 2 - ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DO ANEURISMA CEREBRAL

• Dor de cabeça súbita e grave, muitas vezes descrita como “a pior dor de cabeça da minha vida”
  • Náusea / vômito
  • Torcicolo
  • Visão turva ou dupla
  • Sensibilidade à luz
  • Apreensão
  • Pálpebra caída
  • Uma pupila dilatada
  • Dor acima e atrás do olho
  • Perda de consciência
  • Confusão
  • Fraqueza e / ou dormência

Aneurismas cerebrais não interrompidos geralmente não apresentam sintomas. Normalmente, esses aneurismas são pequenos.

Cerca de 3 em cada 5 pessoas que sofrem de hemorragia subaracnóidea, consequentemente, morrem dentro de 2 semanas.

Metade dos que sobrevivem fica com graves danos cerebrais e incapacidade.

Um aneurisma cerebral rompido pode ser fatal e levar, consequentemente a:

vasoespasmo cerebral (fluxo sanguíneo reduzido para o cérebro )
hidrocefalia (excesso de líquido espinhal no cérebro ) coma dano cerebral permanente.

CAUSAS - ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Ainda não está claro o que causa o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos afetados, embora fatores de risco certamente tenham sido identificados.

Esses incluem, por exemplo:

Em alguns casos, um aneurisma pode se desenvolver porque havia uma fraqueza nas paredes dos vasos sanguíneos ao nascimento.

Provavelmente, os aneurismas cerebrais são o resultado de fatores de risco herdados, incluindo, por exemplo:

distúrbios genéticos do tecido conjuntivo que enfraquecem as paredes das artérias.

Doença renal policística (na qual se formam numerosos cistos nos rins)
malformações arteriovenosas (emaranhados de artérias e veias do cérebro que atrapalham o fluxo sanguíneo.

Algumas MAVs se desenvolvem esporadicamente ou por conta própria.

Pode, portanto, ter história de aneurisma em um membro da família de primeiro grau (filho, irmão ou pai).

As mulheres tendem a ter taxas mais altas de aneurismas do que os homens.

Os aneurismas tendem a se formar no garfo dos vasos sanguíneos, locais onde se ramificam, porque essas seções tendem a ser mais fracas. Eles são provavelmente encontrados na base do cérebro.

TIPOS - ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TIPOS

Existem três tipos principais de aneurisma:

1.Os aneurismas saculares formam um bolso na parte externa de uma artéria. Eles são o tipo mais comum de aneurisma cerebral. Algumas pessoas se referem a eles como aneurismas de bagas devido à sua aparência.

2.Aneurismas fusiformes ocorrem quando o vaso sanguíneo se expande por todos os lados. Este tipo de aneurisma é mais comum após uma lesão em um vaso sanguíneo.

3.Aneurismas micóticos são aqueles que formam um saco ao redor de uma artéria. Eles acontecem quando uma infecção de outra área do corpo entra na corrente sanguínea e se espalha para o cérebro.

A miocardite, um tipo de infecção cardíaca, é um culpado comum, mas os aneurismas micóticos são muito raros.

TAMANHO DO ANEURISMA

O tamanho de um aneurisma é um preditor significativo de sua ruptura ou não:

Pequenos aneurismas têm menos de 11 milímetros (mm) de diâmetro – aproximadamente o tamanho de uma borracha grande de lápis.

Os grandes aneurismas têm de 11 a 25 mm de diâmetro – aproximadamente o tamanho de uma moeda de dez centavos.

Os aneurismas gigantes têm 25 mm ou mais – mais do que o diâmetro de um quarto.

Alguns aneurismas crescem com o tempo e um pequeno número cresce rapidamente. O crescimento, especialmente o crescimento rápido, consequentemente aumenta o risco de ruptura do aneurisma.

O diagnóstico de aneurisma cerebral começa com um alto índice de suspeita pelo profissional de saúde.

A história da dor de cabeça, um início agudo da dor de cabeça, associado a um torcicolo e a um paciente com aparência ruim no exame físico, provavelmente levam o profissional de saúde a considerar o diagnóstico e solicitar uma tomografia computadorizada da cabeça.

Se a tomografia computadorizada for realizada dentro de 72 horas após o início da dor de cabeça, ela detectará 93% a 100% de todos os aneurismas.

No entanto, os poucos casos que não são reconhecidos pela tomografia computadorizada, o profissional de saúde pode considerar a realização de uma punção lombar (LP ou torneira espinhal) para identificar sangue no líquido cefalorraquidiano que corre no espaço subaracnóideo.

Alguns hospitais consideram a angiografia por tomografia do cérebro em vez do LP.

Se a TC ou o LP revelar a presença de sangue, é realizada angiografia para identificar onde o aneurisma está localizado e planejar o tratamento.

A angiografia, em que um cateter é enfiado nas artérias do cérebro e o corante é injetado enquanto as fotos são tiradas, pode, certamente demonstrar a anatomia das artérias e descobrir a presença e a localização de um aneurisma.

A angiografia por tomografia computadorizada ou angiografia por RM pode, certamente ser realizada sem enfiar cateteres no cérebro, como é o caso de um angiograma formal.

Existe alguma controvérsia sobre qual o melhor tipo de angiograma para avaliar o paciente, e o tipo escolhido depende, portanto, da situação e condição do paciente.

COMPLICAÇÕES DO ANEURISMA CEREBRAL

Após a ruptura de um aneurisma, pode causar complicações sérias, como por exemplo:

1.Rebleeding . Uma vez rompido, um aneurisma pode certamente se romper novamente antes de ser tratado, levando a um sangramento adicional no cérebro e causando mais danos ou morte.

2.Mudança no nível de sódio. Sangramento no cérebro pode atrapalhar o equilíbrio de sódio no suprimento sanguíneo e causar inchaço nas células cerebrais. Isso pode resultar em dano cerebral permanente.

3.Hidrocefalia . Hemorragia subaracnóidea pode causar hidrocefalia. A hidrocefalia é um acúmulo de muito líquido cefalorraquidiano no cérebro, que causa pressão que pode levar a danos cerebrais permanentes ou morte.

A hidrocefalia ocorre frequentemente após hemorragia subaracnóidea porque o sangue bloqueia o fluxo normal do líquido cefalorraquidiano. Se não tratada, o aumento da pressão dentro da cabeça pode causar coma ou morte.

4.Vasospasmo . Isso ocorre frequentemente após hemorragia subaracnóidea quando o sangramento faz com que as artérias do cérebro se contraiam e limitem o fluxo sanguíneo para áreas vitais do cérebro.

Isso pode causar derrames por falta de fluxo sanguíneo adequado para partes do cérebro.

5.Convulsões. O sangramento do aneurisma pode causar convulsões , no momento do sangramento ou talvez rescaldo imediato.

Embora a maioria das crises seja evidente, parece que elas só podem ser vistas por sofisticados testes cerebrais.

Convulsões não tratadas ou que não respondem ao tratamento podem consequentemente causar danos cerebrais.

TRATAMENTO PARA ANEURISMA CEREBRAL - ANEURISMA CEREBRAL SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO PARA ANEURISMA CEREBRAL

Os tratamentos podem incluir, por exemplo:

• Enrolamento endovascular
  • Recorte microcirúrgico
  • Ponte de artéria e oclusão
  • Desvio de fluxo com stent

O tratamento específico será determinado pelo seu médico.

Vinte por cento dos pacientes com aneurisma têm múltiplos aneurismas, geralmente em lados opostos do cérebro.

Tradicionalmente, os cirurgiões realizam duas operações separadas, uma para cada lado do cérebro.

Por 10 a 14 dias após a ruptura do aneurisma, o paciente permanecerá na unidade de terapia intensiva em neurociência , onde médicos e enfermeiros podem acompanhar de perto os sinais de sangramento renovado, vasoespasmo, hidrocefalia e outras complicações potenciais.

Medicação

Serão administrados medicamentos para dor para aliviar a dor de cabeça e medicamentos anticonvulsivantes talvez possam ser prescritos para prevenir ou tratar convulsões.