ARTERIOSCLEROSE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

ARTERIOSCLEROSE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - ARTERIOSCLEROSE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
ARTERIOSCLEROSE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A arteriosclerose ocorre quando os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo (artérias) se tornam espessos e rígidos – às vezes restringindo o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos.

Artérias saudáveis são flexíveis e elásticas, mas com o tempo, as paredes das artérias podem endurecer, uma condição comumente chamada de endurecimento das artérias.

Elas transportam sangue do coração para o resto do corpo.

São revestidos por uma fina camada de células que as mantém macias e permitem que o sangue flua facilmente. Isso é chamado endotélio.

Esta patologia começa quando o endotélio é danificado.

Ela circulam sangue por todo o corpo, mas quando placas – gordura, colesterol e outros resíduos celulares – se acumulam nas paredes das artérias, a arteriosclerose pode se desenvolver.

A placa cresce para um determinado tamanho e para de crescer, causando problemas ao indivíduo.

No entanto, às vezes, a placa obstrui a artéria, interrompendo o fluxo de sangue ao redor do corpo. Isso aumenta a probabilidade de coágulos sanguíneos, o que pode resultar em condições de risco de vida.

SINTOMAS DA ARTERIOSCLEROSE  - ARTERIOSCLEROSE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA ARTERIOSCLEROSE

Você geralmente não terá sintomas de arteriosclerose até que uma artéria esteja tão estreita ou entupida que não possa fornecer sangue adequado para seus órgãos e tecidos.

Às vezes, um coágulo de sangue bloqueia completamente o fluxo sanguíneo, ou mesmo se parte e pode desencadear um ataque cardíaco ou derrame.

Os sintomas de aterosclerose moderada a grave dependem de quais artérias são afetadas. Por exemplo:

1.A aterosclerose nas artérias cardíacas, pode ter sintomas como dor no peito ou pressão (angina).

2.A pessoa que tem este problema nas artérias que levam ao seu cérebro, pode ter sinais e sintomas como dormência repentina ou fraqueza nos braços ou pernas, dificuldade em falar ou fala arrastada, perda temporária da visão em um olho ou músculos caídos no rosto.

Isso sinaliza um ataque isquêmico transitório (AIT), que, se não for tratado, pode, consequentemente, progredir para um acidente vascular cerebral.

3.Quem tem esta patologia nas artérias dos braços e pernas, pode ter sintomas de doença arterial periférica, como dor nas pernas ao caminhar (claudicação).

4.Se você tem esta patologia nas artérias que levam aos rins, desenvolve, consequentemente, pressão alta ou insuficiência renal.

CAUSAS DA ARTERIOSCLEROSE

1. Consumo de gordura trans e alimentos industrializados.

A ingestão de alimentos ricos em gordura como, por exemplo: bolos, biscoitos, alimentos industrializados ou processados, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue, que pode se acumular nas paredes das artérias, causando aterosclerose.

2. Cigarro e álcool

Fumar pode danificar as paredes das artérias, fazendo com que fiquem mais estreitas.

Além disso, fumar também diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio para o corpo, o que aumenta, consequentemente, as chances de um coágulo se formar.

A ingestão excessiva de álcool pode causar hipertensão e aumento dos níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

3. Pressão alta e diabetes

A pressão alta também é uma das causas da aterosclerose, porque quando a pressão está alta, as artérias têm que fazer um maior esforço para bombear sangue, o que faz com que as paredes das artérias comecem ficando danificadas.

Já a diabetes, também pode danificar as artérias, devido ao excesso de açúcar no sangue.

4. Obesidade e sedentarismo

O excesso de peso ou obesidade fazem com que o indivíduo tenha um maior risco de desenvolver aterosclerose, porque o risco de desenvolver pressão alta, diabetes ou colesterol alto é, portanto, maior.

O sedentarismo também contribui para o aparecimento de aterosclerose porque a gordura é mais facilmente depositada no interior das artérias.

5. Hereditariedade

Se houver história de aterosclerose na família, há um maior risco de desenvolver aterosclerose.

Esta patologia é mais frequente em idosos, principalmente do sexo masculino, e pode atingir qualquer vaso sanguíneo. As artérias mais acometidas são as artérias coronárias, a aorta, as artérias cerebrais e as artérias do braços e pernas.

FATORES DE RISCO DA ARTERIOSCLEROSE

O endurecimento das artérias ocorre ao longo do tempo.

Além do envelhecimento, fator de risco comum entre várias doenças cardíacas, outros fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver aterosclerose incluem, por exemplo:

• Pressão arterial elevada
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • História familiar de doença cardíaca
  • Sedentarismo
  • Doenças renais crônica.

DIAGNÓSTICO DA ARTERIOSCLEROSE

O diagnóstico precoce é , portanto, fundamental para o tratamento da arteriosclerose.

Para diagnosticar a condição, fazemos perguntas sobre seu histórico médico e fazemos um exame físico.

Durante o exame físico, seu médico pode usar um estetoscópio para ouvir suas artérias em busca de um som anormal de whooshing chamado sopro (broo-E).

Um sopro pode indicar fluxo sanguíneo ruim devido ao acúmulo de placa.

Em seguida, usamos procedimentos e tecnologia de diagnóstico avançados para diagnosticar, informar o tratamento e monitorar com cuidado a condição.

Os procedimentos de diagnóstico comuns podem incluir, por exemplo:

1.Teste do índice braquial do tornozelo:

Durante esse teste, os manguitos de pressão arterial são colocados nos braços e tornozelos.

Um aparelho de ultra-som portátil ou Doppler é usado para ouvir o fluxo sanguíneo e medir a pressão sanguínea.

Isso ajuda, portanto, os médicos a entender se há diminuição do fluxo sanguíneo para as pernas e pés.

2.Exame de sangue:

Os exames de sangue verificam os níveis de certas gorduras, colesterol, açúcar e proteínas no sangue, por exemplo, que podem indicar problemas cardíacos.

3.Tomografia computadorizada:

Raios-X e computadores são usados para criar imagens da aorta, coração e vasos sanguíneos.

Isso fornece uma imagem mais detalhada do que um ultrassom.

4.Eletrocardiograma (ECG):

Este mede a atividade elétrica do coração e pode ajudar a determinar se partes do coração estão aumentadas, sobrecarregadas ou danificadas, por exemplo.

As correntes elétricas do coração são detectadas por 12 a 15 eletrodos que são presos aos braços, pernas e peito através de fita adesiva.

5.Teste de estresse: NA ARTERIOSCLEROSE

E teste é realizado durante o exercício. Se uma pessoa não puder se exercitar, é administrado medicamento para aumentar a freqüência cardíaca.

Utilizado junto com um eletrocardiograma, o teste pode mostrar alterações na freqüência cardíaca, ritmo ou atividade elétrica, bem como na pressão sanguínea.

O exercício faz o coração trabalhar duro e bater rápido enquanto os testes cardíacos são administrados.

6.Ultra-som:

Um dispositivo de ultra-som pode medir a pressão arterial em vários pontos do braço ou perna, o que ajudará o médico a determinar se você tem algum bloqueio e a rapidez com que o sangue flui através das artérias.

TRATAMENTO PARA ARTERIOSCLEROSE

Contrariamente à crença popular, os carboidratos e açúcar refinados e os alimentos processados são o verdadeiro inimigo – e, portanto, não as gorduras saturadas encontradas em alimentos como a manteiga, banha ou ovos.

Parte da confusão sobre as gorduras gira em torno de seu impacto no colesterol LDL, muitas vezes referido como colesterol “ruim”.

De acordo com a visão convencional, ele alto está correlacionado à doença cardíaca e a gordura saturada tende a aumenta-lo.

No entanto, agora entendemos que existem dois tipos de partículas de colesterol LDL:

• Colesterol LDL pequeno e denso
  • O outro é o colesterol LDL grande e “fofo”

O segundo não é “ruim”. Uma pesquisa confirmou que grandes partículas de LDL não contribuem para doenças cardíacas.

As pequenas e densas partículas de LDL, no entanto, contribuem para a acumulação de placa nas suas artérias, e a gordura trans aumenta o pequeno e denso. A gordura saturada, por outro lado, aumenta o grande, fofo e benigno.

Mais importante ainda, a pesquisa também demonstrou que pequenas e densas partículas de LDL são aumentadas ao se comer açúcar e carboidratos refinados, como pão, bagels e refrigerante. Juntos, as gorduras trans e os carboidratos refinados causam muito mais danos do que as gorduras saturadas possivelmente poderiam causar.

Infelizmente, quando a hipótese de colesterol foi estabelecida, a indústria de alimentos mudou para alimentos com baixo teor de gordura, substituindo as gorduras saturadas saudáveis como a manteiga e banha por gorduras trans prejudiciais (óleos vegetais, margarina, etc.) e muito açúcar refinado e frutose processada.

Para reduzir o risco de doença cardíaca, você precisa aderir às seguintes sugestões:

1. Evite o açúcar, frutose processada e grãos. Isso efetivamente significa que você deve evitar a maioria dos alimentos processados

2. Tenha uma dieta saudável com alimentos integrais, idealmente orgânicos, e substitua os carboidratos dos grãos com:

• Grandes quantidades de legumes

• Quantidades de baixas a moderadas de proteína de alta qualidade (pense naquelas cultivadas organicamente, de animais alimentados com pasto)

• Gordura saudável de alta qualidade (saturada e monoinsaturada de fontes de óleo animais e tropicais).

• Suplemente com vit. k2mk7, que tira o cálcio de tecidos moles e artérias, levando ´para o lugar certo, ou seja, dentes e ossos.