AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS

AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS - AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS
AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS

A auriculoterapia é um sistema de acupuntura auricular relativamente seguro e econômico, desenvolvido por Paul MF Nogier.


Em geral, é bem conhecido por sua utilidade no tratamento de distúrbios neurológicos dolorosos, como enxaqueca, polineuropatia e radiculopatia, por exemplo.


Que talvez seja menos conhecido é a utilidade da auriculoterapia no tratamento de condições neurológicas não dolorosas.


No entanto, essas aplicações são particularmente relevantes para o campo da neurologia, já que Nogier e outros pesquisadores postularam a neurofisiologia como um fator primário subjacente à eficácia clínica da auriculoterapia.

É uma das técnicas utilizadas na medicina tradicional chinesa, associada à acupuntura, fitoterapia, massagem, moxabustão, ventosas, dietoterapia e exercícios físicos.


Suas bases são definidas em diferentes princípios da medicina ocidental convencional, começando na concepção do ser humano como um ser integral, sem barreiras entre mente, corpo e espírito.

 

O organismo humano é entendido como um campo de energia

 

O organismo humano é entendido como um campo de energia e essa visão integrativa e sistêmica concorda com o paradigma bioenergético estendido a todos os outros campos da saúde e do conhecimento humano.


Tanto no Oriente quanto no Ocidente, existem estudos que confirmam a efetividade da auriculoterapia na melhora de vários casos psicoemocionais.


Alguns dos benefícios incluem, por exemplo: redução do estresse e ansiedade em estudantes de graduação, distúrbios generalizados de ansiedade melhorados, redução da ansiedade e estresse em pacientes durante o transporte pré-hospitalar, entre muitos outros estudos.


Diante disso, entende-se que a auriculoterapia pode ser muito útil no ambiente hospitalar, pois é rápida, de aplicação relativamente simples, segura e minimamente invasiva.

Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que pode ser usada de forma independente e de maneira complementar a qualquer outro tratamento.


Essa técnica é frequentemente chamada de acupuntura auricular e consiste em tratar pontos muito precisos na orelha para fins terapêuticos.

 

Esta prática pode ser um recurso real


Ela pode ser um recurso real, onde o tratamento convencional carece de eficiência ou não pode mais ser usado por causa de efeitos colaterais grave.

Nosso cérebro dispõe de um mapa de todo o organismo que permite gerenciar todas as funções corporais.


Este mapa também está presente nas aurículas. Todas as informações provenientes do corpo são enviadas ao cérebro, mas também passam pelas aurículas.


Isso vale também para as informações do cérebro para o corpo. O tratamento de áreas muito específicas na aurícula permite controlar o funcionamento de todos os órgãos possíveis que têm sua representação no ouvido.

Portanto, a auriculoterapia consiste em tratar uma série de pontos na aurícula de acordo com a patologia envolvida.

Na verdade o objetivo de um tratamento é modificar a estrutura do ponto auricular. Isso pode ser alcançado de várias maneiras:



1.Colocando agulhas finas e estéreis durante alguns segundos ou minutos.
2.Aplicando agulhas semi-permanentes (ASP ou Aiguille Semi Permanente em francês) que permanecerão no local por vários dias ou semanas e cairão uma a uma.

3.Usando o frio (CAT ou terapia crio-auricular), uma técnica muito recente que foi desenvolvida pelo Dr. David Alimi e seus colegas de trabalho na Universidade de Paris XIII.


O acupunturista não apenas sabe o que abordar quando faz uma análise auricular, mas também pode direcionar áreas diretamente para tratar várias condições de saúde.


Seu médico começará seu tratamento inspecionando pontos que podem estar relacionados ao seu estado de saúde.


Após a localização desses pontos, eles serão tratados com vários métodos de tratamento, como agulhas de acupuntura, sementes para os ouvidos, estimulação a laser ou estimulação elétrica leve.


 Estimulação elétrica tem a vantagem de também fornecer detecção elétrica de pontos ativos para tratamento preciso.

Durante o tratamento, você pode sentir um peso ou uma leve sensação elétrica, mas os pacientes geralmente não sentem nada.

 

PONTOS AURICULARES - AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS
PONTOS AURICULARES

PONTOS AURICULARES

 

Pontos auriculares são zonas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo.


Sempre a maioria desses pontos tem a característica de tornarem-se reativos ante um processo patológico em sua zona correspondente no corpo.


Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a orelha fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo.


Na prática clínica, podemos observar uma grande diversidade de pavilhões auriculares que variam quanto ao tamanho e a forma, mas em todos se encontram distribuídos os pontos auriculares, seguindo os mesmos princípios.

Em caso de doença, reações se manifestam fielmente no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à exploração táctil, presença de edemas ou cordõeszinhos detectados na palpação, mudanças na resistência elétrica, eczemas ou telangiectasias, por exemplo.

Todas estas reações podem aparecer antes que a enfermidade se manifeste e também desaparecer depois da cura da doença. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento, utilizando a estimulação mecânica.

 

INDICAÇÕES - AURICULOTERAPIA SAIBA SEUS BENEFÍCIOS
INDICAÇÕES

INDICAÇÕES PARA AURICULOTERAPIA 

 

A.N.A.E.S. (Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde), órgão francês equivalente ao nosso Ministério da Saúde, publicou, em 2003 e 2004, documentos contendo as principais indicações para a Auriculoterapia Francesa, considerada por essa instituição como um subconjunto da Acupuntura. São elas:

  • Dores agudas e crônicas visando analgesia;
  • Ansiedade e depressão (parte do programa geral de tratamento);
  • Distúrbios funcionais digestivos (náuseas e vômitos, incluindo aqueles que ocorrem pós-quimioterapia ou no pós-operatório);
  • Vícios diversos, principalmente o tabagismo;
  • Alergias, principalmente na rinite alérgica;
  • Auxílio na recuperação motora;
  • Patologia funcional urogenital.



Não existem contraindicações absolutas à auriculoterapia. É importante realizar a desinfecção local antes da inserção das agulhas com álcool a 70%, particularmente antes de inserir uma ASP (agulha semipermanente).


Pacientes de risco como aqueles com AIDS, diabetes, imunodeprimidos, pacientes em uso de anticoagulantes, infecção ativa, devem ser tratados com cautela.


Em gestante, Paul Nogier contraindicava os pontos do útero, ovário, hipófise e genital, embora existam controvérsias sobre se realmente esses pontos trariam malefícios às gestantes.


método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos.


Desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intra-dérmicas, à utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo.
 

Elas demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa, certamente, é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objecto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar.
 

A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.

Compartilhe agora mesmo!

Sobre o autor | Website

Meu lema é: Menos Remédio e Mais Saúde!

📕 Ebook Grátis! REFLUXO - SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMETOS

 
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!