CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Dentro dos nossos olhos, temos uma lente natural. A lente curva refrata os raios de luz que entram no olho para nos ajudar a ver. Portanto, a lente deve estar clara.

Catarata é uma turvação da lente normalmente clara do seu olho.

Para pessoas que sofrem de catarata, enxergar através de lentes nubladas, é talvez, um pouco como olhar através de uma janela gelada ou embaçada, sendo , certamente, muito ruim.

A visão turva pode dificultar, portanto, a leitura, a condução de um carro (principalmente à noite) ou a enxergar o rosto de um amigo, por exemplo.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não atrapalha sua visão desde o início. Mas com o tempo,  certamente acabará interferindo na sua visão.

A princípio, iluminação e óculos mais fortes podem ajudá-lo a lidar com isso. No entanto, se a visão prejudicada interferir em suas atividades habituais, você talvez possa precisar de uma cirurgia.

É a causa mais comum de perda de visão em pessoas com mais de 40 anos e também é a principal causa de cegueira no mundo.

TIPOS DE CATARATA

Os tipos de catarata incluem:

1.Catarata subcapsular ocorre na parte traseira da lente. Pessoas com diabetes ou que tomam altas doses de medicamentos esteróides têm maior risco de desenvolver uma catarata subcapsular.

2.Catarata nuclear se forma profundamente na zona central (núcleo) da lente.

Geralmente está associada ao envelhecimento.

3.Catarata cortical é caracterizada por opacidades brancas em forma de cunha que começam na periferia da lente e chegam ao centro de maneira semelhante a raios.

Esse tipo de catarata ocorre no córtex da lente, que é a parte que circunda o núcleo central.

SINTOMAS DA CATARATA - CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
SINTOMAS DA CATARATA

Você pode não ter nenhum sintoma no início, quando a catarata é leve. Mas, à medida que a catarata cresce, elas podem causar mudanças em sua visão.

Por exemplo, você pode perceber que:

• Sua visão está nublada ou embaçada
  • As cores parecem desbotadas
  • Não pode ver bem à noite
  • Lâmpadas, luz solar ou faróis parecem muito brilhantes
  • Você vê uma auréola em volta das luzes
  • Você vê o dobro (isso às vezes desaparece à medida que a catarata aumenta)
  • Precisa alterar a prescrição dos óculos com frequência
  • Esses sintomas também podem ser um sinal de outros problemas oculares. Não deixe de conversar com seu oftalmologista se tiver algum desses problemas.

Com o tempo, a catarata pode levar à perda da visão.

O envelhecimento é a causa mais comum. Isso ocorre devido a alterações oculares normais que ocorrem a partir dos 40 anos.

É quando as proteínas normais nas lentes começam a se decompor. É isso que faz com que a lente fique turva.

Pessoas com mais de 60 anos geralmente começam a ficar turvas em suas lentes. No entanto, problemas de visão podem não ocorrer até anos depois.

Outros motivos pelos quais você pode ter catarata incluem, por exemplo:

Ter pais, irmãos, irmãs ou outros membros da família que tenham catarata.

Tendo certos problemas médicos, como diabetes ter sofrido uma lesão ocular, cirurgia ocular ou tratamentos de radiação na parte superior do corpo tendo passado muito tempo ao sol, especialmente sem óculos de sol que protegem os olhos dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais uso de certos medicamentos, como corticosteróides , que podem causar formação precoce de catarata.

A maioria das cataratas relacionadas à idade se desenvolve gradualmente.

No entanto, outras cataratas podem se desenvolver mais rapidamente, como as de pessoas mais jovens ou as de diabetes.

Os médicos não podem prever a rapidez com que a catarata de uma pessoa se desenvolverá.

FATORES DE RISCO - CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
FATORES DE RISCO

Os fatores de risco associados à catarata incluem, por exemplo:

• Ser idoso
  • Uso pesado de álcool
  • Fumar
  • Obesidade
  • Pressão alta
  • Lesões oculares anteriores
  • Exposição à radiação de raios-X e tratamentos contra o câncer.

O seu médico fará um exame oftalmológico abrangente para verificar se há catarata e avaliar sua visão.

Isso incluirá um teste de diagrama ocular para verificar sua visão em diferentes distâncias e tonometria para medir a pressão ocular.

O teste de tonometria mais comum usa um sopro de ar indolor para achatar a córnea e testar a pressão ocular.

O seu médico também colocará gotas nos seus olhos para aumentar as pupilas.

Isso facilita a verificação do nervo óptico e da retina na parte posterior do olho quanto a danos.

Além disso, outros testes que seu médico pode realizar incluem, por exemplo, verificar sua sensibilidade ao brilho e sua percepção das cores.

PREVENÇÃO

Algumas medidas para prevenir a catarata incluem, por exemplo:

• Proteger seus olhos dos raios UVB usando óculos de sol
  • Faça exames oftalmológicos regulares
  • Parar de fumar
  • Comer frutas e vegetais que contêm antioxidantes
  • Manter um peso saudável
  • Manter o diabetes e outras condições médicas sob controle.

TRATAMENTO PARA CATARATA - CATARATA SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO PARA CATARATA

Se você não puder ou não estiver interessado na cirurgia, seu médico talvez poderá ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.

Eles podem sugerir, por exemplo, óculos mais fortes e também lentes de aumento ou óculos de sol com um revestimento anti-reflexo.

Nem todo mundo que tem catarata precisa de cirurgia, portanto é muito importante ter um diagnóstico preciso.

Portanto, nos estágios iniciais, a catarata pode causar apenas pequenos problemas, como miopia. Um oftalmologista pode, certamente corrigir esses sintomas apenas com óculos.

A catarata tende a se formar lentamente, causando um agravamento gradual da visão.

A cirurgia geralmente é necessária apenas quando a perda de visão de uma pessoa interfere em suas atividades diárias, como ler ou dirigir.

TIPOS DE CIRURGIAS DE CATARATA

Cirurgia de catarata de incisão pequena.

A cirurgia de catarata de incisão pequena (SICS) é a mais comum dos dois procedimentos.

O SICS envolve fazer uma pequena incisão na córnea, que é a camada mais externa do olho. A córnea é a parte do olho em forma de cúpula que fica na frente da lente.

Um cirurgião insere uma sonda através da incisão na córnea.

A sonda usa ondas de ultrassom para quebrar a lente, para que o cirurgião possa removê-la em pequenos pedaços. Os oftalmologistas chamam esse processo de facoemulsificação.

O cirurgião deixa a cápsula da lente, que é a fina membrana externa que cobre a lente, no lugar e insere uma nova lente artificial nela.

Normalmente, a incisão na córnea não requer nenhuma sutura.

Em alguns casos, uma pessoa pode não conseguir receber uma lente artificial devido a outros problemas oculares.

Nesses casos, o uso de lentes de contato ou óculos pode corrigir problemas de visão.

Cirurgia extracapsular

A cirurgia extracapsular envolve fazer uma grande incisão na córnea.

Isso permite que o cirurgião remova a lente em uma peça. Como no SICS, eles deixam a cápsula da lente no lugar para suportar a nova lente artificial.