PSORÍASE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTO
Ela pode afetar todos os aspectos da vida diária de uma pessoa.
TIPOS DE PSORÍASE
TIPOS DE PSORÍASE
1.Em placas
É caracterizada por erupções periódicas de manchas vermelhas bem definidas de pele coberta por escamas prateadas e escamosas (placas).
A pele das superfícies extensoras (áreas do lado oposto de uma articulação, como o cotovelo) é afetada com mais frequência, no entanto as placas da psoríase podem se formar praticamente em qualquer lugar, incluindo o couro cabeludo e os genitais, por exemplo:
- Febre,
- Calafrios,
- Desidratação,
- Aumento da frequência cardíaca.
Pessoas com psoríase von Zumbusch geralmente precisam ser hospitalizadas, pois a condição pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
2.Ungueal
Ela é em placas que afeta as unhas das mãos e dos pés.
Cerca de 80 por cento das pessoas com psoríase em placas têm envolvimento das unhas, causando sintomas como por exemplo, desmoronamento, áreas de cor salmão chamadas manchas de gota de óleo, etc.
3.Inversa
( psoríase intertriginosa) ocorre nas dobras cutâneas, como nas axilas, abaixo dos seios e entre as nádegas. As lesões são vermelhas e lisas em vez de secas e escamosas.
4.Gutata
Principalmente é desencadeada por uma infecção viral ou bacteriana, como estreptococo.
É caracterizada por saliências em forma de lágrima rosa e é mais comum em crianças e pessoas com menos de 30 anos.
5.Pustulosa
Produz lesões preenchidas com líquido não contagioso composto de fluido linfático e glóbulos brancos.
Muitas vezes, ele está confinado a pequenas áreas do corpo, entretanto há uma forma rara e muito grave da doença chamada psoríase von Zumbusch, que afeta áreas maiores do corpo e é caracterizada por bolhas cheias de pus e pele vermelha.
Outros sintomas incluem por exemplo: febre, calafrios, desidratação e aumento da frequência cardíaca.
Pessoas com psoríase von Zumbusch geralmente precisam ser hospitalizadas, pois a condição pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
6.Eritrodérmica
Ocorre quando o corpo inteiro fica vermelho e escamoso.
Neste caso, uma biópsia de pele pode ser necessária para distinguir a psoríase eritrodérmica de outras doenças.
CAUSAS
Os fatores desencadeantes bem identificados são:
- Trauma (fenômeno de Kobner),
- Queimadura solar,
- HIV,
- Infecção por estreptococo β-hemolítico,
- Estresse emocional,
- Consumo de álcool,
- Tabagismo,
- Obesidade,
- Drogas (principalmente β-bloqueadores, cloroquina, lítio, indometacina, inibidores da enzima conversora de angiotensina, terbinafina e alfainterferona),
SINTOMAS
DIAGNÓSTICO
TRATAMENTO NATURAL
TRATAMENTO NATURAL
- Devido aos potenciais efeitos colaterais dos medicamentos convencionais para psoríase, é melhor você usar remédios caseiros naturais, como por exemplo especiarias e óleos essenciais, para trata – la.
- Aqui estão cinco tratamentos holísticos que você pode usar para curar:
-
Aloe vera
– Se você usa gel de aloe vera ou óleo essencial, certamente as propriedades anti-inflamatórias da planta podem ajudar a aliviar a inflamação e até mesmo a dor artrítica.
-
A babosa
também pode ser eficaz para melhorar a saúde da pele, diminuindo a inflamação, bolhas e coceira, e consequentemente ajudando a curar feridas.
-
Vinagre de maçã –
Se você ou alguém que você conhece tem esta patologia, o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir a coceira do couro cabeludo.
Você pode aplicar algumas quantidades de vinagre de maçã no couro cabeludo por várias vezes por semana.
Dilua em água na proporção de 1:1 (para ajudar a evitar uma sensação de queimação), e enxaguar a pele uma vez que a solução tenha secado.
Mas, evite usar vinagre de maçã se você tiver rachado ou sangrando a pele, pois pode provocar irritação e uma sensação de queimação na pele.
-
Capsaicina –
Um ingrediente responsável pelo sabor picante da pimenta, a capsaicina é normalmente adicionada a cremes e pomadas.
A capsaicina é conhecida por diminuir o suprimento do corpo de substância P, um componente químico nas células nervosas que pode transmitir sinais de dor ao seu cérebro, e dessensibiliza os receptores sensoriais em sua pele.
No entanto, como a NPF apontou, mais pesquisas são necessárias para determinar plenamente os benefícios e a segurança a longo prazo da capsaicina.
-
Óleo da árvore do chá –
Esse óleo essencial tem se mostrado promissor tanto como antimicrobiano 22 como anti-inflamatório, 23 e como um remédio tradicional que pode combater infecções por fungos e piolhos.
No entanto, ainda não existem estudos definitivos que demonstrem efetivamente a ligação entre o óleo da árvore do chá e o tratamento da desta doença.
Se você está interessado em usar o óleo da árvore do chá, certifique-se de consultar um médico primeiro e fazer um teste de remendo da pele para verificar possíveis reações alérgicas.
Certifique-se de diluí-lo em um óleo transportador seguro para diminuir o risco de efeitos colaterais como por exemplo:
- Erupções cutâneas com comichão,
- Irritação da pele,
- Sensação de queimação na pele,
- Vermelhidão.
-
Cúrcuma –
Como ela é uma doença inflamatória, essa especiaria amarela, que normalmente é usada na culinária indiana, pode ajudar no alívio da dor.
A curcumina, um componente do tempero, é responsável principalmente por proporcionar um imenso alívio anti-inflamatório ao combater a inflamação no nível molecular.
Melhor ainda, diz-se que o tempero é mais eficaz do que os medicamentos de prescrição potencialmente arriscados.
Seja o primeiro a comentar!