ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

ACIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS - ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

A hiperuricemia é um excesso de ácido úrico no sangue.

O ácido úrico passa pelo fígado e entra na corrente sanguínea.

A maior parte é excretada (removida do corpo) na urina ou passa pelos intestinos para regular os níveis normais.

Sempre que você come alguma coisa, seu corpo retira as coisas boas, como proteínas e vitaminas, e elimina os resíduos.

Normalmente, um desses produtos residuais é o ácido úrico.

É formado quando o corpo quebra as purinas, que são encontradas em alguns alimentos, entretanto também aparecem quando as células morrem e são desintegradas.

Na maioria das vezes, um alto nível de deste ácido ocorre quando os rins não eliminam o ácido úrico de forma eficiente.

Problemas, como cálculos renais e gota (coleção de cristais nas articulações, especialmente nos dedos dos pés e dedos), podem consequentemente ocorrer.

Se não forem tratados, altos níveis deste ácido podem levar a danos permanentes nos ossos, articulações e tecidos, doença renal e doença cardíaca, por exemplo.

Há também uma ligação entre altos níveis de ácido úrico e diabetes tipo 2 , hipertensão arterial e doença hepática gordurosa.

CAUSAS - ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
CAUSAS DO ÁCIDO ÚRICO

As causas de altos níveis de ácido (hiperuricemia) podem ser primários (aumento dos níveis deste ácido devido à purina) e secundários (altos níveis de ácido úrico devido a outra doença ou condição).
Às vezes, o corpo produz mais ácido úrico do que é capaz de excretar.

Fatores que podem causar um alto nível de ácido úrico no sangue incluem, por exemplo:

• Diuréticos
  • Beber muito álcool
  • Genética (tendências herdadas)
  • Hipotireoidismo (tireoide com hipoatividade)
  • Drogas imunossupressoras
  • Niacina ou vitamina B-3
  • Obesidade
  • Psoríase
  • Dieta rica em purinas – fígado, carne de caça, anchovas, sardinha, molho, feijão e ervilha, cogumelos e outros alimentos.
  • Insuficiência renal (incapacidade dos rins de filtrar resíduos)
  • Síndrome de lise tumoral (uma rápida liberação de células no sangue causada por certos cânceres ou por quimioterapia para esses cânceres).

COMO O ÁCIDO ÚRICO CAUSA A GOTA

Aumento dos níveis de ácido úrico geralmente permanecem despercebidos por muitos anos devido à falta de sintomas.

Em última análise, no entanto, permanentemente aumentados níveis de ácido úrico resultará em gota.

Estes níveis aumentados causam a formação de cristais de ácido úrico.
Esses cristais tendem a se acumular no dedão do pé, nas bursas, nas bainhas dos tendões e na cartilagem auricular, ou nos rins como pedras.

Ataques de gota aguda geralmente envolvem o aparecimento súbito de dor severa, acompanhada de vermelhidão extrema e inchaço nessas áreas.

Não há razão para chegar a este estágio, se as contramedidas puderem ser tomadas no momento certo, e os sintomas puderem ser evitados com uma dieta balanceada.

SINTOMAS - ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS

Você pode não ter nenhum sintoma.

Se os seus níveis de ácido úrico no sangue estiverem significativamente elevados, e estiver fazendo quimioterapia para leucemia ou linfoma, pode ter sintomas de problemas renais ou artrite gotosa de níveis elevados de ácido no sangue.

Você pode ter febre, calafrios, fadiga se tiver certas formas de câncer e seus níveis de ácido úrico estiverem elevados (causados pela síndrome de lise tumoral).

Você pode notar uma inflamação de uma articulação (chamada “gota”), se os cristais de ácido úrico se depositarem em uma de suas articulações. ( pode ocorrer com níveis normais de ácido úrico, também).

Você pode ter problemas renais (causados pela formação de pedras nos rins) ou problemas com a micção.

Uma amostra de sangue é coletada e testada para determinar o nível deste ácido. Se você passar uma pedra nos rins ou tiver uma removida cirurgicamente, a própria pedra pode ser testada para ver se é uma pedra de ácido ou uma pedra de um tipo diferente.

Encontrar um nível elevado de ácido úrico no sangue não é o mesmo que diagnosticar a artrite gotosa.

Portanto para diagnosticar a gota definitiva , os cristais de ácido úrico devem ser vistos no líquido retirado de uma articulação inchada ou visto por imagem especial dos ossos e articulações.

Como por exemplo: ultra-sonografia, raios-X ou tomografia computadorizada.

Os homens são muito mais freqüentemente afetados por valores elevados e gota do que as mulheres.

No entanto, o risco para as mulheres também aumenta no início do período da menopausa, pois o efeito protetor do estrogênio não será mais fornecido.

TRATAMENTO - ÁCIDO ÚRICO SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
TRATAMENTO PARA ÁCIDO ÚRICO

1.LIMITAR ALIMENTOS RICOS EM PURINAS

Purinas são compostos que ocorrem naturalmente em alguns alimentos.

Quando o corpo decompõe as purinas, produz este ácido.

O processo de metabolização de alimentos ricos em purinas pode levar à gota, fazendo com que o corpo produza muito ácido úrico.

Alguns alimentos que são ricos em purinas são saudáveis, então o objetivo deve ser reduzir a ingestão de purinas ao invés de evitá-las completamente.

Alimentos com alto teor de purina incluem por exemplo:

Truta, atum, arinca, sardinha, anchova, mexilhão e arenque
excesso de álcool, incluindo cerveja e licor, alimentos ricos em gordura, como bacon, produtos lácteos e carne vermelha (incluindo carne de vitela)
carnes orgânicas, por exemplo, fígado alimentos e bebidas açucarados

Alimentos com conteúdo moderado de purina incluem:

Carnes frias

A maioria das outras carnes, incluindo presunto e carne aves domésticas
ostra, camarão, caranguejo e lagosta.

Alguns alimentos com baixo teor de purina incluem:

Produtos lácteos com baixo teor de gordura e sem gordura
manteiga de amendoim e a maioria das nozes a maioria das frutas e legumes, café, arroz integral.

2.Evite drogas que elevam os níveis de ácido úrico

Certos medicamentos podem elevar os níveis de ácido. Estes medicamentos incluem por exemplo:

• Drogas diuréticas, como furosemida (Lasix) e hidroclorotiazida
  • Drogas que suprimem o sistema imunológico, especialmente antes ou depois de um transplante de órgão
  • Dose baixa de aspirina
  • Drogas que aumentam os níveis de ácido úrico podem oferecer benefícios essenciais para a saúde, portanto, as pessoas devem falar com um médico antes de mudar qualquer medicação.

3.Atingir um peso corporal saudável

A obesidade aumenta o risco de gota, especialmente em pessoas de idade mais jovem.

Estar acima do peso também aumenta o risco de uma síndrome metabólica.

Pode aumentar a pressão arterial e colesterol, aumentando o risco de doença cardíaca, consequentemente.

Embora esses efeitos sejam prejudiciais por si só, o excesso de peso também tem uma associação com um risco maior de níveis elevados deste ácido no sangue, aumentando o risco de gota.

Perda de peso rápida, especialmente quando ocorre devido ao jejum, pode elevar os níveis de ácido úrico.

Portanto, as pessoas devem se concentrar em fazer mudanças sustentáveis a longo prazo para gerenciar seu peso, como se tornar mais ativo, comer uma dieta balanceada e escolher alimentos ricos em nutrientes, por exemplo.

4. Evite bebidas alcoólicas e açucaradas

O consumo pesado tanto de álcool quanto de bebidas açucaradas – como refrigerantes e sucos açucarados – se correlaciona com um risco aumentado de desenvolver gota.

5. Beba café

Algumas pesquisas indicam que pessoas que bebem café têm menor probabilidade de desenvolver gota.

Por exemplo, uma análise de 2010 de dados de participantes do sexo feminino no Nurses ‘Health Study descobriu que o risco de gota diminuía à medida que o consumo de café aumentava.

O café, no entanto, aumenta o risco de doença renal crônica e a probabilidade de fraturas ósseas em mulheres, por isso é importante discutir os riscos e benefícios com um médico.

6.Tente um suplemento de vitamina C

Tomar um suplemento de vitamina C pode reduzir o risco de gota.

Uma meta-análise de 2011 de 13 ensaios clínicos randomizados descobriu que a vitamina C reduziu significativamente os níveis de ácido úrico no sangue.

7.Chás diuréticos

Veja as principais plantas que, ao se juntarem com água quente, podem ajudar a tratar este ácido alto:

Chá de dente-de-leão;
De alcachofra;
Chá de urtiga;
De de cavalinha;
Chá de cardo mariano
De de harpago.

Essas plantas têm efeitos diuréticos (facilitam a produção de urina) e facilitam, portanto, a eliminação das toxinas do organismo.

8.Vinagre de maçã

As substâncias presentes no vinagre de maçã, como o ácido málico, podem ajudar no tratamento para ácido úrico alto e prevenir a formação dos cristais.

Para que esse ingrediente tenha mais eficácia, basta fervê-lo antes de usar na culinária.

Portanto, a maior parte do álcool evapora deixando o produto mais apropriado para quem tem hiperuricemia