CISTITE SINTOMAS CAUSAS E TRATAMENTOS
A cistite é uma inflamação da bexiga. A inflamação é onde parte do seu corpo fica irritada, vermelha ou inchada, por exemplo.
Na maioria dos casos, a causa da cistite é uma infecção do trato urinário (ITU). Uma ITU acontece quando as bactérias entram na bexiga ou na uretra e começam a se multiplicar.
Isso também pode acontecer com bactérias naturais do corpo que se tornam desequilibradas. Essas bactérias levam a uma infecção e, portanto, causam inflamação.
A cistite nem sempre vem de uma infecção.
Por exemplo, certos medicamentos e produtos de higiene também podem causar inflamação.
É um tipo comum de infecção do trato urinário (ITU) , principalmente em mulheres, e geralmente é mais um incômodo do que um motivo de séria preocupação.
Casos leves geralmente melhoram sozinhos dentro de alguns dias.
Mas algumas pessoas experimentam episódios de cistite com frequência e podem precisar de tratamento regular ou a longo prazo.
Também há uma chance de que a cistite possa levar a uma infecção renal mais grave em alguns casos, por isso é importante procurar aconselhamento médico se seus sintomas não melhorarem.
A cistite é mais comum em mulheres devido à sua uretra mais curta. No entanto, homens e mulheres estão em risco para essa condição.
SINTOMAS DA CISTITE
Os sinais e sintomas da cistite geralmente incluem, por exemplo:
- Um desejo forte e persistente de urinar
- Uma sensação de queimação ao urinar
- Passagem frequente de pequenas quantidades de urina
- Sangue na urina (hematúria)
- Urina turva ou com cheiro forte
- Desconforto pélvico
- Uma sensação de pressão na parte inferior do abdome
- Febre baixa
Em crianças pequenas, novos episódios de umedecimento acidental durante o dia também podem ser um sinal de infecção do trato urinário (ITU). É provável que o xixi noturno por conta própria não esteja associado a uma UTI.
TIPOS E CAUSAS DA CISTITE
A cistite pode ser aguda ou intersticial. Cistite aguda é um caso de cistite que ocorre subitamente.
A cistite intersticial (CI) é um caso crônico ou de longo prazo de cistite que afeta várias camadas de tecido da bexiga.
A cistite aguda e intersticial tem uma variedade de causas possíveis. A causa desta patologia determina o tipo. A seguir estão os tipos de cistite:
1.Cistite bacteriana
A cistite bacteriana ocorre quando as bactérias entram na uretra ou na bexiga e causam uma infecção.
Isso também pode resultar quando bactérias que crescem normalmente em seu corpo se tornam desequilibradas. A infecção leva a cistite ou inflamação na bexiga.
É importante tratar uma infecção da bexiga . Se a infecção espalhar seus rins, pode se tornar um sério problema de saúde.
2.Cistite induzida por drogas
Certos medicamentos podem causar inflamação na bexiga. Os medicamentos passam pelo seu corpo e eventualmente saem pelo sistema urinário.
Alguns medicamentos podem irritar sua bexiga quando eles saem do seu corpo.
Por exemplo, os medicamentos quimioterápicos ciclofosfamida e ifosfamida podem causar cistite.
3.Cistite por radiação
A terapia de radiação é usada para matar células cancerígenas e encolher tumores, mas também pode danificar células e tecidos saudáveis. O tratamento com radiação na área pélvica pode, portanto, causar inflamação na bexiga.
4.Cistite de corpo estranho
O uso contínuo de um cateter, um tubo usado para facilitar a liberação de urina da bexiga, pode aumentar o risco de infecção bacteriana e danificar os tecidos do trato urinário.
Bactérias e tecidos danificados podem causar inflamação.
5.Cistite química
Certos produtos de higiene podem irritar sua bexiga. Os produtos que podem causar cistite incluem, por exemplo:
- Geléias espermicidas
- Uso de um diafragma com espermicida
- Sprays de higiene feminina
- Produtos químicos de um banho de espuma
- Cistite associada a outras condições
Às vezes, a cistite ocorre como um sintoma de outras condições médicas, como por exemplo:
- Diabetes
- Pedras nos rins
- HIV
- Próstata aumentada
- Lesões na coluna
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é baseado na presença de dor pélvica crônica além de pressão, dor ou desconforto vesical e um ou mais sintomas como urgência urinária ou frequência miccional, por exemplo.
A queixa mais comum é de dor em hipogástrio associada a sintomas urinários irritativos: urgência, frequência, disúria e noctúria.
Podem também estar presentes: dispareunia e dor na vagina. Doenças psiquiátricas são mais comuns nessas pacientes, o que muitas vezes pode dificultar o diagnóstico. A frequência miccional diurna aumentada, o baixo volume miccional e a presença de noctúria são achados característicos .
A exclusão de outras doenças como por exemplo: carcinoma de bexiga, doenças infecciosas (infecção urinária, chlamydia trachomatis, micoplasma, herpes vírus, HPV), prolapsos, endometriose, candidíase vaginal, divertículo, câncer ginecológico, retenção urinária, dor relacionada ao nervo pudendo ou à musculatura do assoalho pélvico, deve ser feita.
Isso pode ser pode ser realizado através da anamnese, exame físico, exame comum de urina, urocultura, volume residual pós miccional, cistoscopia e biópsia da bexiga, se necessário.
Na cistoscopia podemos encontrar glomerulações e/ou úlcera de Hunner. As evidências histológicas positivas para SBD incluem infiltrado inflamatório e/ou tecido de granulação e/ou presença de mastócitos (detrusor mastocytosis) e/ou fibrose intrafascicular.
TRATAMENTO PARA CISTITE
Algumas medidas comportamentais devem ser instituídas,como por exemplo:
Evitar ficar longos períodos sem urinar
Tomar líquidos em quantidades apropriadas, consequentemente irá ajudar (especialmente em dias quentes).
Combater a constipação intestinal (“intestino preso”)
Fazer a adequada higiene da genitália
Estimular a prática de exercícios físicos
Aliado a antibióticos podemos utilizar tratamentos naturais para combater a esta patologia, como por exemplo:
1.Beber bastante água
Medidas que aumentem a frequência urinária ajudam no tratamento e eliminação das bactérias da infecção urinária mais rápido, sendo um tratamento caseiro fácil de seguir.
É importante que o paciente beba líquidos mantendo a urina clara.
2. Cranberry
Essa frutinha comum nos países mais frios é uma grande aliada do tratamento caseiro da infecção urinária.
Cranberries e mirtilos contêm compostos chamados proantocianidinas, que apresentam ação inibitória sobre o crescimento de bactérias como a Escherichia coli. Elas também dificultam a adesão dessas bactérias na parede do trato urinário.
3. Melancia
Além de ser uma fruta riquíssima em água, o que ajuda a aumentar a frequência urinária, a melancia tem um bom aporte de vitamina C, o que a torna um tratamento caseiro para infecção urinária interessante.
É frequentemente usada para combater os sintomas da infecção urinária, pois contribui em inibir o crescimento de bactérias.
4. Chá de carqueja
O chá de carqueja também é um poderoso diurético, o que por si só já ajuda a limpar as vias urinárias. Seu componentes antioxidantes também a tornam um ótimo anti-inflamatório
5. Uva ursina
A uva ursina é uma planta medicinal arbustiva da qual se usam as folhas na preparação de remédios fitoterápicos para os casos de cistite e inflamação do trato urinário.
A uva ursina pode ser utilizada, portanto, para a preparação de infusões ou associado com outros remédios naturais, tais como extractos de arando, por exemplo.
Seja o primeiro a comentar!